A Noiva Devota


Autora: Mari Scotti | Editora: Publicação Independente | Páginas: 248 | Série: Família Hallinson #02 | Avaliação: 4/5

                                                                        Skoob | Amazon

Desde que li Montanha da Lua fiquei encantada com o trabalho da Mari Scotti e apaixonada pela Família Hallinson, havia sido o meu primeiro contato com um romance de época escrito por uma autora nacional e eu fiquei impressionada com a forma como a Mari ambientou e conduziu a trama, sem falar na escrita extremamente envolvente que ela possui. Então, eu esperei ansiosamente pelo lançamento do segundo volume da série, mas inesperadamente acabei empacando na leitura e me sentindo frustrada por conta disso.

A Noiva Devota nos traz a história de Samuel Hallinson, filho caçula do casal Octávio e Mical Hallinson protagonistas de Montanha da Lua. Samuel é conhecido por ser o filho indeciso, aquele que não sabe o que deseja e onde quer chegar na vida; ele é formado em advocacia, mas não almeja seguir a carreira por isso deu início ao curso de Engenharia, mas acabou deixando a faculdade para retornar a Madascócia para sua família e para Isabel Acker, irmã de seu melhor amigo e por quem tem uma paixão desde muito novo.

Rosalina Acker é a irmã mais nova de Isabel, a moça nutre uma paixão platônica por Samuel desde a infância, mas o rapaz só tem olhos para sua irmã. Rosalina está longe de ser a sensação da temporada, ela não se encaixa nos padrões de beleza e sempre passa despercebida nos salões de bailes. Entretanto, um grande mal entendido acaba obrigando Samuel e Rosalina a assumir um compromisso que ao menos para um deles é completamente indesejado.


Eu fiquei bem surpresa por ter ficando empacada no inicio da leitura de Noiva Devota, já que era um dos livros que mais estava ansiosa para ler. Acho que foi realmente essa ansiedade toda que atrapalhou um pouco a minha leitura porque depois que a narrativa engrenou eu fui até o final sem problemas. 

Mari Scotti já é uma das minhas autoras queridas dentro do gênero romance de época nacional, sua escrita envolvente nos conduz ao longo da narrativa de forma tão deliciosa que aos poucos você começa a se tornar íntimo dos personagens. Se no primeiro livro temos uma história mais sombria com uma maldição rondando Madascócia, nesse segundo volume temos uma ambientação mais típica de sociedade de época, com bailes, famílias da nobreza e todas as características típicas dos romances de época. 

A construção dos personagens é um dos pontos altos do livro, Mari apostou em protagonistas que a principio parecem comuns, mas que a medida que a história vai se desenrolando ambos se mostram uma agradável surpresa. Samuel e Rosalina aprendem a ser adultos ao longo da narrativa, ele no começo se apresenta como alguém inseguro, indeciso e té mesmo de certa forma ressentido pelo fato de ser o segundo filho, e não aquele que herdará o título da família. Rosalina por sua vez, é uma moça que sofre por viver à sombra da irmã, no começo se deixa dominar pelas atitudes da mãe, além de sentir-se insegura por não se encaixar nos padrões de beleza e ainda possuir uma deficiência que faz de tudo para esconder. O legal é vê-los amadurecer e crescer ao longo da narrativa, juntos eles superam muita coisa e aprendem com as situações que precisam enfrentar; a evolução dos dois é nítida. 

Em relação a narrativa preciso destacar que a Mari Scotti possui uma escrita deliciosa, depois de superar o meu bloqueio inicial causado pelo excesso de ansiedade, a narrativa fluiu muito bem. A autora consegue fazer o leitor mergulhar na trama e torcer pelos personagens. O livro é narrado em primeira pessoa com o ponto de vista alternado entre os protagonistas, isso faz com que o leitor se envolva mais com os dilemas e angústias de Samuel e Rosalina.


Minha única ressalva em relação ao texto é o fato de ter encontrado em diversos momentos da narrativa inseridos tanto na voz de Rosalina quanto na de Samuel pausas para explicar algo relacionado aos costumes e tradições corriqueiras da época. Em certo momento isso se tornou repetitivo e não soou tão natural como deveria.

A Noiva Devota me encantou de uma maneira totalmente diferente do que Montanha da Lua havia feito, a história de Samuel e Rosalina traz todo o brilho e frescor da época retratada. Mari Scotti nos proporciona uma leitura apaixonante onde podemos matar a saudade de personagens que já nos conquistaram e nos encantar com mais uma história de amor que aquece o coração. Leitura super recomendada! 


Série Família Hallinson:
Montanha da Lua
A Noiva Devota

                                              
                                                   

19 comentários:

  1. Adorei a resenha! Ainda não conheço nada da autora e com sua resenha fiquei ainda mais animada para conhecer. Gosto quando o livro apresenta uma narrativa em primeira pessoa alternada, é muito legal ver o ponto de vista dos dois personagens.

    Preciso conhecer!
    Bjokas!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Rafa, amei sua resenha e a ressalva sobre a história. Comecei a "explicar mais a época" por ter tido MUITAS reclamações de leitores não acostumados aos costumes (redundante, eu sei kkk) e que acharam a falta de explicações m ponto negativo no primeiro livro. Vou tentar dosar isso melhor. Obrigada!
    Já compartilhei na fanpage da série!
    beijocas, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas a premissa é interessante, quem sabe um dia eu leia. Que pena que a escrita se tornou repetitiva em algumas partes, isso é chato mesmo. Adorei tua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    A escrita da Mari Scott é muito elogiada, o que me causa uma certa curiosidade para ler algo dela. Já li algumas resenhas do primeiro livro, mas desse ainda não tinha visto nada. Gostei de saber que os personagens não são tão "comuns" quanto aparentam ser. Uma pena você ter empacado, mas isso é normal, acontece.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Amiga lendo seu primeiro parágrafo parecia que vc estava descrevendo o que eu passei, diferente apenas porque não comecei a ler esse segundo livro ainda. Mas já está na minha meta de leitura do ano junto com o conto lançado pela Mari.
    Que bom que o mal estar inicial foi superado e vc conseguiu concluir a leitura satisfatoriamente. Muito legal saber um pouco mais do que esperar dessa leitura, será uma das próximas no meu kindle 😘😘😘😘

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. As vezes a leitura tem disso, demora para engrenar, mas quando encaixa, vai que vai. Não conhecia a autora, mas fico feliz que ela tenha te ganhado com uma escrita tão envolvente. Gosto de livros com personagens bem construídos, então deixo o nome dela anotado e espero muito em breve conhecer um pouco mais da Mari.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafa, tudo bem?

    Eu tenho algumas desavenças com relação aos romances de época, e tenho autoras específicas para ler quando tenho essa vontade. Pelo que pude perceber, ao invés de simples notas de rodapé para explicar algumas coisas que faziam parte daquilo em que viviam, ela optou por colocar no meio do romance né? Fica chato mesmo :s

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafa! Eu gostei muito da sua resenha, foi bem sincera quanto ao conteúdo e o que esperar da leitura. Eu adquiri a série recentemente, pretendo ler ainda esse ano, sempre leio boas recomendações e bom saber que com você não foi diferente.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá, já li Montanha da Lua há alguns anos e fiquei super contente por termos mais livros sobre essa família. Como amo romances de época, acho que eu iria gostar de ler a história de A noiva devota.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Ainda não li nada dessa autora, mas, vejo tantos comentários positivos nas redes sociais que estou louca para realizar alguma leitura dela.
    Achei a premissa desse bem legal e já anotei a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu tive uma certa dificuldade no começo desse livro, a leitura demorou a engrenar para mim. Acho que foi uma questão de expectativa, por ter amado o primeiro livro. Os personagens aqui não me cativaram no início, então, demorei a me envolver com a leitura.
    No entanto, como aconteceu com você, depois que a leitura engrenou fluiu muito bem.
    Adorei sua resenha e me deu até vontade de reler A Montanha da Lua e Noiva Devota, além de procurar outros livros da autora, pois a escrita dela é realmente muito gostosa de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa...
    A escrita da Mari é realmente encantadora, não é mesmo? Adoro os livros da autora e tenho uma amiga que é completamente viciada nessa série!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas já quero... essa sua resenha conseguiu convencer qualquer um apesar dos porens kk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que legal essa dica. Gosto de romances de época e não conhecia essa série.
    Ainda pretendo realizar alguma leitura dessa autora nesse ano.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Ouço falar bastante dessa autora, mas como livros de época não fazem tanto meu estilo, nunca fui a fundo para pesquisar sobre a série. Achei bem interessante serem narrados e m primeira pessoa, mas uma pena isso de ter as diversas pausas ara as explicações sobre costumes. Sou dessas de travar quando estou ansiosa por um livro, mas que bom que depois fluiu para você. Fiquei curiosa para saber quantos livros há por vir dessa série.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafa

    Eu gosto muito da escrita da Mari. Ainda não li essa série, li apenas a serie Nefilins, mas tenho Montanha da Lua no Kindle. Acho incrível quando os personagens chegam de mansinho e acabam nos surpreendendo.
    Acho que esse "excesso" se explicação me incomodaria também, mas não é algo muito grave afinal, né?
    Adorei a resenha! ;)

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Morro de vontade de ler os livros da Mari, e a sua resenha só me deixou ainda mais curiosa.
    Eu adoro quando os autores conseguem nos jogar na história e fazer com que a gente fique preso nas páginas, sem querer largar, pelo jeito vou adorar essa história

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu amo essa série da Mari! Acho a escrita dela simplesmente maravilhosa e leio tanto que nem vejo o tempo passar! Esse foi com certeza uma das melhores leituras que fiz ano passado, justamente porque amo demais o gênero! Que bom que você gostou também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Já tive o prazer de ler esse livro e me encantei completamente por ele. Eu não achei um problema essas descrições que o livro tem de costumes da época. Eu confesso que o que me irritou um pouco foi o Samuel não perceber o amor que estava na sua frente.
    Estou louca para ler a continuação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiee Rafa ^^
    Como apaixonada por romances de época que sou, estou curiosíssima para ler os da Mari. Se não me engano, já cheguei a ler resenhas deste livro (e acho que do primeiro também), mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros. Fico feliz em saber que gostou tanto, e mais ainda em saber que a autora soube construir e desenvolver os personagens muito bem - as melhores coisas de um livro, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.