Os Relógios - Agatha Christie.

Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Gênero: Policial
Páginas: 336
Avaliação:

  Os Relógios foi o livro que escolhi para dar início ao Projeto Agatha Christie 2016. Foi uma leitura rápida e bastante viciante assim como vários outros livros que li da autora. 

 No entanto, ao contrário do que eu imaginava Os Relógios apresentou uma narrativa um pouco diferente do que estou acostumada a encontrar nos livros da autora. Mesmo assim, deu para apreciar a história e o desfecho é tão bom quanto qualquer outro final dos livros mais famosos da Agatha. 

  Neste livro acompanhamos mais um caso do meu detetive favorito, o famoso Hercule Poirot. Logo no início da história o leitor se depara com a cena do crime; um homem desconhecido é encontrado morto na sala da casa de uma senhora cega chamada Miss Pebmarsh, na cena do crime quatro relógios misteriosos que não pertencem a dona da casa são encontrados e todos eles marcam exatamente quatro horas e treze minutos. 

  Sheila Webb, uma jovem funcionária do Escritório Cavendish é solicitada para um trabalho na casa de Miss Pebmarsh, quando chega na casa Sheila se depara com o cadáver; ela é a única pessoa na casa e a partir desse momento se torna a principal suspeita do crime. 

    
  Os Relógios foi inicialmente publicado em 1963 e não é um dos livros mais famosos da Agatha, mas despertou meu interesse por ser um caso do Poirot. A narrativa é envolvente e o mistério foi um dos mais difíceis que já li, a autora conseguiu me envolver de tal forma que não consegui solucionar o caso antes do final. 

 Neste livro o desenvolvimento da trama é um pouco diferente do habitual; a história é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Colin Lamb e em terceira pessoa nos capítulos onde o foco é o inspetor Hardcastle. Esse recurso fez com que toda a história se tornasse ainda mais misteriosa, o leitor tem nsse livro duas investigações paralelas e uma delas envolve o serviço secreto britânico. 

  O inspetor Hardcastle é quem está a frente na investigação do crime, esse detalhe foi o que mais me deixou ansiosa e inquieta durante a leitura. Hercule Poirot só aparece na narrativa quando Colin Lamb, que é um amigo de Poirot lhe pede ajuda para solucionar o caso. 

  A partir daí é que nosso detetive entra na história e promete solucionar o mistério sem sair de seu escritório. Por tanto, não temos uma narrativa movimentada com Poirot na cena do crime em busca de pistas e entrevistando os suspeitos. 

  Os Relógios é romance policial bastante intrigante e difícil de ser solucionado, mas com Hercule Poirot nenhum mistério fica sem solução. Para quem gosta de histórias policiais e suspense essa é uma boa leitura! 
                                                                               
                                           1º livro do Projeto Agatha Christie
  


2 comentários:

  1. Oi, Rafa!
    Nunca li nada da Agatha. Sempre que vejo resenhas sobre os livros dela, me bate aquela vergonha de não ter lida nada ainda.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Rafa linda fico tão feliz por vc estar conseguindo concretizar seus projetos de leitura, principalmente esse de clássicos da rainha do crime. Não conhecia esse livro dela mas alguns elementos usados para desenvolver o enredo me lembraram de outros livros dela. Enfim que bom que vc gostou da leitura. Beijos e ótimo feriadão!!

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.