O Sol é para Todos.


Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Páginas: 350
Gênero: Clássico 
Avaliação: Favorito


                            
  Desde o ano passado quando acompanhei uma explosão de comentários e opiniões exaltando o quanto esse livro era incrível e uma leitura obrigatória e indispensável, eu imediatamente fiquei curiosa e só esperando uma oportunidade para ler. Li o livro em ebook e por ser um clássico dediquei um tempo considerável de leitura para que eu pudesse aproveitar e absorver melhor a narrativa.

 O Sol é para Todos foi até agora a leitura mais extraordinária que já fiz; este é um livro único, que dá ao leitor uma perspectiva real de um dos temas mais polêmicos da sociedade, e melhor ainda é a forma com a autora escolheu tocar nessa ferida ainda aberta atualmente, através do ponto de vista puro e inocente de uma criança de 8 anos. 

 Essa é realmente uma leitura que deveria ser feita por todos, pois além de nos emocionar, também nos faz refletir durante toda a leitura e principalmente depois que você a finaliza. 

  O livro narra a história de Atticus Finch, um advogado que ousa defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca, isso em pleno Estados Unidos de 1930. Por sua atitude, Atticus e seus filhos, Jem e Scout (a garotinha que narra toda a história) enfrentam as retaliações da comunidade racista em que vivem.    


 O que mais me impressionou na leitura foi a forma como a autora conseguiu abordar toda a questão sobre o racismo, e sabemos que não é uma temática simples, em momento algum a narrativa ficou densa e desgastante. Ao contrário disso, temos um texto que preserva as características de uma história de peso, emociona, explora a crítica social e individual, tudo isso atrelado a uma narrativa envolvente, ágil, acessível e extremamente fluida. 

 Os personagens são muito bem construídos, todos eles impressionam e representam algo dentro da história. Atticus Finch é o mais incrível de todos, eu admirei esse personagem do começo ao fim; todos os diálogos que ele está envolvido são profundos e sempre tem algo a proporcionar ao leitor. Sua forma de educar e guiar seus filhos é um exemplo magnífico que deveria ser seguido, ainda bem que li no kindle senão teria usado todos os meus post-is nas falas do Atticus! hahaha

  Calpúrnia também é uma personagem que encanta logo que aparece na trama, ela é uma empregada negra que além de cuidar da casa de Atticus também o ajuda na criação dos filhos; eu a vi como a figura materna de Scout e Jem. Muito além desse função materna, Calpúrnia também nos mostra o outro lado de toda a situação - ela também é vítima de preconceito tanto dos brancos (por motivos óbvios) como dos negros, por ser uma negra que sabe ler e escrever. 

 Scout e Jem são personagens apaixonantes, poucas vezes um livro com protagonistas infantis me conquistou tanto. Eu me diverti com os dois, sofri com eles e também senti com eles a fúria que os dominou em certos momentos; é impossível não se envolver com essa história. Scout e Jem são crianças de mentes ágeis, críticas, perspicazes e muitas vezes deixam o leitor boquiaberto. 


 Além dos personagens centrais temos também vários outros personagens secundários ricamente construídos e que também representam diversos papeis dentro da trama; Maycomb de 1930 é uma cidade extremamente tradicionalista e preconceituosa, então vocês podem imaginar a diversidade de personagens que encontramos ao longo da trama.

 Não tenho como falar do trabalho gráfico do livro porque li em ebook, mas com certeza ainda pretendo tê-lo na minha estante, pois este livro é aquele tipo de leitura que precisamos fazer várias vezes, é um livro para a vida. 

 O Sol é para Todos é uma leitura inesquecível, profunda, formadora que faz o leitor questionar e refletir sobre suas opiniões e atitudes. Como educadora posso dizer que este seria um livro fundamental nas salas de aula, é uma leitura que deixa marcas e tem a capacidade moldar o caráter de uma pessoa. 


 Mais sobre O Sol é para Todos

* Vencedor do prêmio Pulitzer em 1961
* Escolhido pelo Library Journal o melhor romance do século XX
* Eleito pelos leitores da Modern Library um dos melhores romances da língua inglesa desde 1900.
* Filme homônimo vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, em 1962. 
* Lançado pela primeira vez em 1960, até hoje vende mais de um milhão de cópias por ano em língua inglesa.

Fonte : Todas as citações foram retiradas do Uni>ersia Brasil
 
Agora só me resta correr para ler Vá, coloque um vigia. Já está na minha lista de desejados!                                                                  


12 comentários:

  1. Rafa amiga que resenha linda, adorei e mais uma vez você despertou meu desejo em ler essa história tão famosa e aclamada. Com certeza é um clássico que pretendo ter, ler e reler. Amei a indicação!!!
    Esse tema do preconceito racial, infelizmente, ainda está presente em pleno 2016 e precisamos sempre ler e refletir sobre ele para evitar que os absurdos do passado se repitam.
    Enfim parabéns pela leitura, resenha e pelo incentivo da leitura de um livro tão importante para formação do caráter. Amei!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai que resenha mara! Adorei de verdade, sua resenha ficou ótima! Gosto de livros que têm personagens apaixonantes e quero ler sem a menor dúvida. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Rafa, tudo bem?
    Que resenha mais linda e encantadora, me apaixonei completamente pelos quotes e morro de vontade de poder ler essa obra o quanto antes, a autora é uma das minhas favoritas e estou sempre procurando algo sobre este livro que resenhou, porque realmente quero comprar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero parabenizá-la pela resenha, ficou muito boa!!!
    Só me fez ficar com mais vontade ainda de ler esse livro, que já está anotado na wishlist rsrs
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto muito desse tema, a luta contra o racismo, principalmente de época. Uma época injusta e cruel. Este livro está na minha lista de desejados, e cada vez que leio uma resenha a respeito dele fico ansiosa pra comprar logo. Parabéns pela resenha.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Tenho muita vontade de ler este livro, mas sempre fico receosa com medo de a narrativa ser lenta ou algo do tipo. Depois dessa sua resenha fiquei mais corajosa e com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Há um tempo eu vi uma certa comoção sobre esse livro e não fazia ideia que se trava de uma premissa que trata do racismo e muito menos que tinha um caso judicial por trás disso. Gostei muito dos quotes que você colocou, até anotei alguns. E fiquei muito interessada na história, tenho precisado de inspiração para vida. Vou pedir esse livro de aniversário (que é no próximo mês), quero muito ter contato com essa obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Também vi uma explosão de elogios ao livro e quero muito ler, mas ainda não tive oportunidade.
    Mesmo sem ter lido concordo com você, deve ser uma leitura única, sobre temas que devem ser falados, e mais incrível ainda por ser do ponto de vista de uma criança.
    Adorei sua resenha e espero poder ler em breve e apreciar o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei ainda mais interessada e curiosa para ler esta obra tão aclamada e famosa, viu? Amei a resenha! Abordar o racismo em si me chama extremamente a atenção, sabe? Enfim, quero ler já!
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que resenha linda!
    Não achei meu momento para ler este livro ainda.
    A história dele é maravilhosa, e quando o momento certo chegar vou ler sim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Rafa, achei bem interessante a forma que a autora resolveu narrar essas questões pelo ponto de vista de uma criança e pelos seus comentários ela soube construir uma bela narrativa com todos seus personagens bem construídos *-* Vou anotar a dica e assim que tiver chance vou lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Ai, meu Deus. Parem de fazer essas resenhas tão lindas sobre o Sol é Para Todos, porque já tô apaixonada, mas tô sem money rs
    Faz um bom tempo que quero ler esse livro, espero poder lê-lo em breve.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.