Sessão Filmes: As Sufragistas


Hey, leitores! Tudo bem?

 Hoje eu trouxe uma dica de filme que me marcou bastante, me fez refletir e já se tornou um dos filmes preferidos da vida. Descobri o filme por acaso através de uma indicação do Instagram e fiquei impressionada com a qualidade e o fundo histórico retrato no filme. 

O filme se chama As Sufragistas e nos fala sobre a luta da mulher por melhores condições de trabalho, por igualdade de salários e principalmente destaca a luta pelo direito do voto. O filme reconta as campanhas do movimento sufragista exatamente quando as mulheres decidem deixar os protestos pacíficos que não estavam surtindo o efeito esperando e são covardemente agredidas pela força policial da época. 

No inicio acompanhamos o drama de uma jovem mulher chamada Maud Watts que a princípio está preocupada apenas em cuidar do marido e do filho, ela é uma operária e não deseja se envolver em toda aquela confusão, mas acaba sendo jogada para o meu do conflito. Toda a vida de Maud muda quando ela se torna uma ativista e resolve lutar junto com outras mulheres pelo simples direito de ser reconhecida como cidadã e ter voz no cenário político. 


Acompanhamos Maud e as outras sufragistas em toda sua luta pelo sufrágio, o filme aborda o assédio sofrido pelas mulheres nas fábricas onde trabalham, o desrespeito por parte das autoridades quando são espancadas e presas, além de ser expulsas de suas casas e marginalizadas tanto pela família como pela sociedade por deixarem de representar a imagem de esposa dedicada. 

O filme possui um contexto histórico forte e provoca no telespectador do inicio ao fim, deixando a sensação amarga quando percebemos que muitas daquelas reivindicações feitas por aquelas mulheres do século XX perduram até hoje.


A mensagem que o filme nos passa é de que a luta ainda continua e também nos lembra do quanto é importante valorizar o voto e as conquistas trabalhistas conseguidas por essas mulheres em uma época em que a opressão feminina era ferrenha e bastante comum, tais mulheres sacrificaram grande parte de suas vidas buscando representatividade, reconhecimento, igualdades de classes entre muitos outros direitos. Filme super recomendado!

Espero que tenham gostado da dica e caso tenham outras indicações parecidas deixem aí nos comentários. Vamos trocar dicas! 😍


Lançamento: 24 de dezembro de 2015 (1h 47min)
Direção: Sarah Gavron
Gêneros Drama, Histórico
Nacionalidade Reino Unido



Fonte: Google Imagens e Youtube.


Um comentário:

  1. Amiga amei a indicação e já anotei para conferir. Com certeza precisamos relembrar e valorizar a luta das nossas antepassadas e claro continuar correndo atrás de novas conquistas.
    Valeu pela ótima dica. Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.