Pela luz dos olhos seus.


                                                                 
                                           
Adicionar no Skoob Compre: Saraiva | Cultura | Submarino

    Á primeira vista Pela luz dos olhos seus não despertou muito minha curiosidade, não conhecia a autora e nunca tinha ouvido falar dela. Entretanto, depois que li a sinopse com mais atenção resolvi dar uma chance para o  livro; e fico muito feliz de ter escolhido ler essa história.
    Pela luz dos olhos seus, conta a história de Laura Vincent, uma moça de 26 anos que desde criança sempre passou despercebida. Ela cresceu à sombra da irmã mais velha que sempre foi considerada por todos como a mais bela das duas.
    Agathe era desejada por todos os garotos da escola, era sempre convidada para sair e todos admiravam sua beleza. Já Laura era chamada "a pequena" quase invisível, não tinha uma beleza que chamasse atenção e por isso nunca era convidada para sair. Mesmo não tendo a beleza da irmã, existia algo em que Laura conseguia se destacar; era nos estudos Laura que a garota conseguia brilhar.
    Assim, ela direcionou toda a sua atenção aos livros, em estudar e construir uma carreira importante. Depois de se formar em Inglês, Laura se tornou uma assessora de imprensa e trabalhava em uma Agência em Paris com músicos famosos no mundo. Como ela mesma diz "trabalho com música e danço com os grandes." Ela conseguiu destaque em sua carreira profissional.  
  Quando chega ao trabalho no dia seguinte ao seu aniversário, Laura recebe uma notícia surpreendente de seu chefe. O agente de um famoso e prestigiado tenor a escolhe para ser a guia dele e ela não tem como recusar. 
  Claudio Roman é um aclamado tenor conhecido e famoso no mundo todo, ele é rico, talentoso e um conquistador descarado. Só que nem tudo é perfeito na vida da estrela da música clássica; Claudio é cego e tenta esquecer sua raiva e amargura com bebedeiras, festas e muitas mulheres. 
   Laura acompanha Claudio nas suas apresentações e eventos que ele precisa estar presente e cada vez mais perto dele acaba se apaixonando pelo tenor que só consegue pensar nas belas mulheres que frequentam sua cama. Claudio sofre porque a cegueira lhe tirou a oportunidade de interpretar Alfredo, em La Traviata papel para o qual vinha se preparando para interpretar antes do ataque que lhe tirou a visão. 
  Aos poucos Laura, com sua delicadeza vai conquistando espaço na vida de Claudio e quando aparece uma esperança de que o tenor possa recuperar a visão de um dos olhos, a moça se agarra a essa possibilidade mesmo contra a vontade de Claudio e correndo o risco de nunca poder ter o amor do homem por quem se apaixonou perdidamente. 
  Claudio perguntara a Laura o que era o amor para ela e se divertira com as respostas."É curioso. Ao mesmo tempo que ele nos deixa sem fôlego, temos a impressão de nunca termos respirado tão bem". (...) "Queima feito brasa e tudo que pedimos é que continue a queimar." (...) "Temos a impressão de que antes apenas fingíamos viver." pág. 164
   É muito bom quando um livro consegue surpreender e tocar o leitor; Pela luz dos olhos seus é uma história primorosamente romântica e cativante. Janine Boissard tem uma linguagem muito diferente de tudo que já li, suas palavras são doces, poéticas e intensas, ela emociona e consegue deixar o leitor extasiado com a delicadeza do texto. 
   A leitura é rápida, bem objetiva e não tem enrolação durante a narrativa. Assim que Laura conhece Claudio ela se apaixona por ele, e no inicio o sentimento não é correspondido e mesmo que ele a trate mal, seja até ríspido às vezes com ela, Laura está sempre perto dele. Ela é uma mulher amorosa, atenciosa e o que a atrapalha é a baixa autoestima por conta dela mesma e das outras pessoas sempre afirmarem que ela é feia. 
  Claudio por outro lado é um homem cheio de si, arrogante, mal humorado que não consegue se conformar por ser impedido de realizar seu maior sonho profissional. Mesmo com sua deficiência que lhe traz limitações, ele consegue ser um homem imponente e marcante, tem todas as mulheres que deseja, mas não permite que façam parte de sua vida, as usa e depois se desfaz de todas. "Laurinha" como a chama é a única que consegue ultrapassar suas defesas e mudar sua vida. 
   O livro é dividido em três partes: Ela (primeira parte), Ele (segunda parte) e Eles (terceira parte). Na primeira parte a narrativa é desenvolvida em primeira pessoa na visão de Laura, na segunda parte a história é narrada em terceira pessoa com foco em Claudio e na terceira parte temos a narrativa dividida em primeira pessoa e em terceira pessoa entre os protagonistas. Confesso que nunca li um livros com tantas variações de foco narrativo, mas isso me agradou bastante porque gosto de ler a história do ponto de vista dos dois protagonistas, isso ajuda a compreender melhor a narrativa e os personagens. 
  Com um tenor de músicas clássicas como protagonista Pela luz dos olhos seus traz em seu enredo várias referências a clássicos da música, mas o destaque na história é La Traviata ópera baseada no romance A Dama das Camélias. Essas referências deixam o texto ainda mais encantador e a narrativa mais rica. 
  Mesmo que o livro tenha me impressionado bastante, o final deixou um pouco a desejar achei que a narrativa ficou muito corrida no último capítulo, eu queria que o desfecho fosse um pouco mais desenvolvido. Faltou um pouco de brilho no grand finale.    
   Pela luz dos olhos seus é um livro de 224 páginas bem fininho, mas que é capaz de tocar fundo o coração do leitor. Para quem gosta de narrativas bem românticas é uma excelente leitura. É impossível não se emocionar com essa comovente e bela história de amor. 
                       
  

3 comentários:

  1. Rafa adorei sua resenha, a primeira que li desse livro. Confesso que não gostei da capa nem do enredo mas fiquei um pouco curiosa com alguns detalhes que vc apresentou. Parabéns pela leitura e resenha amiga!!!!

    Beijos - leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Foi a segunda resenha que li do livro e fiquei encantada, tem jeito de ser fofo e sensível, e olha que eu olhei esta capa e não dava muita coisa por ele. Agora quero muito ler, vou ver com a editora.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ei Rafa,

    Fiquei interessada no livro, eu achei a sinopse legal quando lançou, mas não fiquei louca para ler. Agora parece ser tão lindo, gostei.
    bjs

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.