Profundo.


Autora: Robin York
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Gênero: New Adult
Tradução: Cássia Zanon
Avaliação:

                 Skoob | Amazon | Saraiva | Submarino 


 Profundo é o primeiro volume da duologia Caroline & West, que além de ser um New Adult com uma história de amor bem intensa aborda também um tema atual e que precisa ser bastante debatido e explorado. Chama-se "Vingança Pornô" ou "Pornografia não consensual" e consiste em fazer uso de fotos íntimas das pessoas sem o consentimento delas. 

 O livro conta a história de Caroline Piasecki, uma jovem universitária que sonha com a carreira jurídica, mas vê seu sonho desmoronar quando seu ex-namorado divulga na internet fotos dela nua. Sua reputação é arruinada, todos a jugam e a condenam.

 Desesperada, Caroline tenta retirar as fotos da rede, mas isso se mostra cada vez mais impossível. Em meio a todo esse caos surge em seu caminho West Leavitt, ele é tudo que Caroline menos precisa nesse momento. Um cara enigmático e metido em encrencas pesadas.

 Quando West a defende a situação começa a mudar, os dois se tornam amigos mesmo contra a vontade dele, e a paixão intensa se mostra impossível de ignorar. 

"[...] Você foi um cretino comigo e eu simplesmente aceitei. Eu deixei. Mas não vou mais deixar. Se quer ficar comigo, se decida, porra." pág. 226


 Profundo me deixou curiosa principalmente pela temática que a autora escolheu abordar; Vingança Pornô é um assunto bem atual, mas ainda pouco explorada na literatura. As pessoas vítimas desse abuso além da exposição agressiva pela qual passam ainda sofrem muito preconceito e julgamentos da sociedade; mesmo que tenha sido discutido de forma romantizada Robin York foi muito feliz ao trazer a questão para a literatura. 

  Sobre a trama em si, gostei da forma como a autora caracterizou seus personagens. Os protagonistas são bem construídos, Caroline é a moça rica que nasceu com privilégios e vê todo seu futuro garantido ruir, já West é o rapaz pobre que não teve muitas oportunidades na vida, mas quando tem uma chance para atingir seus objetivos não se importa nada com as atitudes que tem que tomar para conseguir o que quer; para ele os fins justificam os meios.

  Eu me surpreendi bastante ao gostar bem mais da Caroline do que do West, ela passa por uma barra bem pesada, mas é uma garota determinada ao contrário do West que passa boa parte da história fugindo do que quer; achei ele muito mimizento

  O livro é narrado em primeira pessoa com o ponto de vista alternado entre os protagonistas. A narrativa é cronológica e tudo ocorre no espaço entre os meses de Setembro e Abril, a história se inicia exatamente no momento em que Caroline descobre que suas fotos caíram na rede, então o leitor tem a oportunidade de acompanhar todo o conflito da personagem desde o momento fatídico. A autora conseguiu evidenciar muito bem como é afetado o lado psicológico das pessoas vítimas desse abuso; toda a vida de Caroline é afetada, sua imagem, a forma como ela se relaciona com as outras pessoas e sua maneira de enxergar a si mesma. É muito legal vê a superação da personagem. 


  A narrativa é ágil e extremamente envolvente, eu torci muito pela Caroline e quis dar uns tapas no West. As cenas mais quentes são muito sensuais e fundamentais dentro da trama, Caroline e West possuem uma química explosiva são totalmente opostos e imperfeitos, mas é emocionante e lindo o envolvimento dos dois. 

  A diagramação é simples, as letras são confortáveis, as páginas são amarelas e os capítulos estão bem distribuídos. O desfecho me deixou louca para ler a continuação, só fiquei surpresa ao ler a nota da autora no final explicando que nos Estados Unidos "vingança pornô é perfeitamente legal. No Brasil temos a Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012) que foi criada depois que a atriz teve seu computador pessoal roubado e suas fotos íntimas divulgadas na internet. Ainda precisamos de leis mais rígidas e específicas em relação ao assunto e principalmente uma mudança de atitude da sociedade que é quem mais condena as vítimas desse abuso. 

 Profundo é uma leitura intensa e apimentada com um romance arrebatador e que ainda propõe ao leitor um debate e conscientização sobre uma questão social que ainda precisa de muitas vozes para que haja mudanças significativas. 

Saiba mais sobre Vingança Pornô:
Época | Marie Claire | Site oficial do Romário | Site End Revenge Porn


2 comentários:

  1. Gostei do foco do livro além do romance. E esse tipo de vingança é constante atualmente, mas bem pouco falado. E as pessoas tem que ter mais consciência em vez de se expor para outro de forma registrada. Por que na raiva a pessoa faz absurdos.
    Adorei a resenha.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga que resenha fantástica, amei saber mais desse livro e confesso que pelo que pude perceber através das suas palavras ele superará minhas expectativas. Não imaginava que a autora conseguiria desenvolver tão bem um tema tão importante para a convivência social (respeito). Assim como vc falou esse tema apesar de atual é pouco discutido, principalmente na literatura, e muitos adoram dar uma de juiz sem pensar em tudo que envolve a exposição em si da pessoal nas redes sociais.
    E como assim nos Estaros Unidos a "vingança Pornô" é permitida por lei!!?? Que horror!!!
    Enfim parabéns pela leitura, resenha e incentivo da leitura e conscientização desse absurdo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.