Sedução da Seda.


Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Gênero: Romance de Época
Série: As Modistas #01
Tradução: Simone Reisner
Avaliação:

                         Skoob | Amazon | Submarino


  Loretta Chase já é uma das autoras de romances de época que mais gosto, depois que li Príncipe dos Canalhas e O Último dos Canalhas fui imediatamente conquistada por sua escrita impecável, por isso estava com grandes expectativas e muito ansiosa para ler Sedução da Seda. No entanto, como não podemos gostar sempre de tudo e até mesmo nossas autoras favoritas às vezes não conseguem nos agradar sempre, Sedução de Seda não conseguiu alcançar todas as minhas expectativas.

 O livro conta a história de Marcelline Noirot, uma das proprietárias de um ateliê londrino em ascensão. Ela é uma mulher ambiciosa, determinada e não exita em utilizar de qualquer artimanha que seja necessária para alcançar seu objetivo, que é tornar seu ateliê um grande sucesso frequentado pelas damas mais influentes de Londres.

 Para isso, Marcelline terá que conquistar lady Clara Fairfax, nada menos do que a futura noiva do duque de Clevedon. Vestir lady Clara é sinônimo de prestígio para qualquer modista, mas para alcançar esse objetivo ela terá primeiro que convencer Clevedon de que ela é a solução perfeita para a falta de estilo de sua jovem noiva. E o que começa como um jogo de interesses se transforma rapidamente em uma paixão avassaladora. 


[...] Não há nada neste mundo que seja realmente importante em sua vida, importante o suficiente para que deseje conquistá-lo, apesar dos obstáculos?" pág. 48


 Esse livro me surpreendeu por ter sido uma leitura muito mais lenta do que outros livros do gênero e até da mesma autora. Esperava me envolver completamente com narrativa, pois gosto do estilo e da escrita da Loretta, mas me vi frustrada ao perceber que a leitura estava se tornando até massante para mim. 

 O que me incomodou não foi a trama ou os personagens, mas sim a forma como a autora desenvolveu a história. Todas as descrições sobre roupas, tipos de tecidos e o processo de elaboração de uma vestimenta que estão inseridos na narrativa acabaram fazendo com a minha leitura se tornasse tediosa ao menos até metade do livro, que é quando a história começa a tomar rumo. 

 Achei super válida a ideia de a autora inserir na história todo o contexto sobre o papel feminino da mulher no comercio e mercado de trabalho da época, isso proporcionou profundida a trama, mas todo esse lado descritivo sobre vestidos me fez perder um pouco do interesse na leitura. 

 Os personagens de Loretta Chase sempre se destacam na narrativa, são fortes, bem construídos e com personalidades muito bem delineadas. Marcelline é uma mocinha extremamente diferente de todas as outras de época que já li, ela causa impacto logo que surge na trama; é determinada, ardilosa, muito inteligente e surpreendentemente calculista para uma mulher de sua época, e acho que foi o que me causou certa estranheza assim que iniciei a leitura; no começo torci o nariz para ela, mas assim que fui a conhecendo melhor comecei a  admirar sua força de vontade, foco e persistência - ela quer alcançar o prestígio e a glória, e acredita que é a melhor naquilo que faz. 

 Clevedon encanta assim como todos os personagens masculinos de época, foi por causa dele que insisti na leitura. É lindo acompanhar como ele se apaixona por Marcelline; ele é intenso e firme em vencer a resistência dela. Clevedon é um homem à altura de Marcelline, os diálogos entre os dois são ótimos. 


"- Se o senhor queria um animalzinho domesticado, Vossa Graça, deveria ter escolhido outra mulher." pág. 71



 O livro é narrado em terceira pessoa, mas temos o foco alternado entre os protagonistas e isso nos permite uma ampla visão sobre os acontecimentos e emoções dos personagens. Como já destaquei a narrativa ao menos no inicio foi arrastada e não fluiu tão facilmente como é costume nos livros do gênero, felizmente da metade para o final a leitura começou a evoluir com mais facilidade e leveza. 

 Mais uma vez a Arqueiro fez um trabalho lindo na capa do livro, sempre fico na expectativa para conferir as capas dos romances de época da editora e a Arqueiro nunca decepciona os fãs do gênero. A diagramação é simples, mas muito delicada, as letras estão em tamanho ótimo, os capítulos bem distribuídos e as páginas são amarelas. 

 Sedução da Seda não me encantou tanto quanto eu imaginava, mas não posso deixar de ressaltar o quanto Loretta Chase cria histórias fortes e intensas que acabam conquistando o coração do leitor. Espero que o próximo livro da série me encante assim como os outros livros da autora já fizeram!

Série As Modistas:



                                                                          

Um comentário:

  1. Amiga diferente de você esse livro me fascinou e com certeza foi favoritado. Mas entendo e respeito sua opinião, você sabe =)
    O que te desagradou, foi um dos pontos que achei mais interessante e original, já que em nenhum outro romance de época (que li até agora) encontrei informações tão detalhadas e especificas sobre os bastidores da moda e estrutura social além das vidas dos duques e nobres.
    O que achei interessante nesse livro foi a inversão de papel, no caso a Marcelline é mais resistente a se envolver devido sua posição conquistada com tanto sacrificio e o Clevedon é o mais emotivo e insistente na relação, disposto a lutar contra tudo que os afasta. Adorei a forma como o envolvimento e o relacionamento deles foi se desenvolvendo.

    Amiga você não citou a criança da história, mas posso te garantir que fiquei apaixonada pela "Princesa Erroll da Albânia", você não!!!???
    Enfim depois leia minha resenha e entenda porque amei tudo nesse livro, afinal foi quase um relacionamento que tive com ele, li o mês de julho inteiro e só conclui no inicio de agosto (falta de tempo).

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.