É assim que acaba


Autora: Colleen Hoover | Editora: Galera Record | Páginas : 368 | Gênero: Romance| Drama | Avaliação: 4/5

                                                                     Skoob | Amazon

Pensei muito se iria escrever ou não uma resenha para esse livro, foi uma das leituras mais difíceis que já fiz em termos de carga emocional principalmente por ser uma história que aborda um tema de relevância social, já era de esperar que seria uma leitura impactante, afinal estamos falando de Colleen Hoover e quem já leu algum livro dela sabe que suas tramas provocam o leitor intensamente. Depois de finalizar a leitura me permiti um tempo para absorver aquilo tudo e organizar minhas ideias sobre o livro para em fim trazer a resenha. 

Colleen Hoover já havia me impressionado com sua escrita outras vezes, mas não da forma como ela fez em É assim que acaba. O que mais gosto em seus livros é a forma como suas histórias possuem consistência, não são livros que visam apenas o entretenimento, ela consegue aliar com perfeição o romance com questões polêmicas ou seja, mazelas da nossa realidade social. Neste livro, temos a violência domestica como foco central, além de outros temas pontuais que a autora retrata no decorrer da narrativa. 

Em É assim que acaba somos apresentados a Lily, uma jovem de vinte e cinco anos que deixa  a pequena cidade onde cresceu após a morte do pai. Ela não possui lembranças boas de sua família e só quer deixar tudo para trás, em Boston realiza o sonho de ter sua própria floricultura e também conhece Ryle um neurocirurgião muito focado na carreira promissora e que foge de relacionamentos sérios.

Ryle e Lily acabam se envolvendo em um relacionamento que no início é apenas casual, mas a medida que vão passando mais tempo juntos os dois se veem apaixonados. A proporção que o namoro de Lily e Ryle vai se tornando mais firme, ela vai revivendo seu passado através de diários que escreveu na adolescência e não demora muito para o passado ressurgir em pessoa em sua frente, quando Atlas seu primeiro amor reaparece em sua vida. E ela nem imagina que sua vida está prestes a desmoronar mais uma vez.


Assim como não deve ter sido fácil escrever essa história, afinal a autora deixa claro em uma nota no livro que a história é baseado em uma experiência pessoal e a protagonista é inspirada em sua mãe, também não foi nada fácil ler o livro. É assim que acaba traz uma trama arrasadora, dolorosa é um soco de realidade, mas ao mesmo tempo é emocionante e lindo. Colleen Hoover é o tipo de autora que faz seu leitor encarar a crueza dos problemas sociais e ainda refletir sobre eles.

Os personagens desse livro são extremamente bem construídos e reais, Lily representa com perfeição as vítimas de violência doméstica, ela já vem com um histórico familiar propenso, o que influencia diretamente em suas atitudes permissivas em relação a Ryle. Através de Lily, Collen nos mostra como funciona a mente da vítima e o quanto é fácil julgá-las até estarmos no lugar delas; em vários momentos a protagonista busca razões e motivos para desculpar e justificar as ações do agressor e é nesses momentos que a autora provoca raiva e revolta no leitor (Eu quis sacudir a Lily nessas situações, é desesperador!), mas depois de parar para analisar percebemos que é realmente assim que funciona a situação, é um círculo vicioso que a vítima precisa vencer para sair de tal situação.

Ryle apresenta todas as características típicas dos agressores, no primeiro momento nos apaixonamos por ele, é o homem perfeito, bonito, possui uma carreira brilhante, é educado, gentil e inteligente. Até que tudo deixa de ser tão perfeito quanto parecia e ele se mostra assustadoramente terrível, e assim como a personagem o leitor não consegue aceitar que alguém que demostrou tantas qualidades pode não ser o que aparenta.

O livro é narrado em primeira pessoa sob a ótica da Lily, e esse é um dos pontos que torna a leitura tão dolorosa, já que o leitor vivência diretamente todas as emoções, os pensamentos e os momentos em que a personagem tenta encontrar desculpas para as ações do Ryle; o leitor experimenta a culpa que ela tenta se impor pela situação em se encontra e percorre junto com a Lily todos os estágios que a vítima enfrenta. A narrativa é muito envolvente e assim que você começa a ler não consegue mais parar, ansioso pelos acontecimentos da trama.


É assim que acaba não trata apenas de violência doméstica, psicológica e abuso, o livro traz um debate bem interessante sobre disparidade social retratada na figura do Atlas, impossível não se apaixonar por esse personagem. A autora nos leva a enxergar e a refletir sobre a situação das pessoas sem-teto e que dependem dos programas de assistência governamentais, Colleen levanta o debate de até que ponto a pessoa está em tal situação por escolha própria, ela nos mostra um novo ângulo sobre o assunto.

Essa foi uma das melhores leituras do ano! Arrancou muitas lágrimas, o desfecho dessa história é doloroso, angustiante, nos dá esperança e deixa o coração apertado, mas é lindo demais ver a personagem se redescobrir, além da mensagem linda de superação que ela transmite ao leitor. Colleen Hoover sem dúvidas nenhuma é uma das melhores autoras atuais e seus livros além de nos fazerem suspirar com romances lindos também nos convidam a refletir e debater sobre assuntos que precisam ser debatidos. Leitura fortemente recomendada!

                                                 Você encontra o livro 👉 Amazon

*Comprando com os links disponibilizados você está contribuindo para o crescimento e manutenção do blog. Muito Obrigada pela força!💗


17 comentários:

  1. Um dos motivos de eu gostar tanto da Colleen Hoover é justamente pela construção dos personagens dela, que são sempre incríveis. Mas eu tive uma péssima experiência de leitura com O Lado Feio do Amor e estou morrendo de medo de ler outras coisas dela, embora fique muito interessada nos enredos. Espero conseguir superar logo isso para ler esse livro ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Amo quando as histórias trazem assuntos presentes na sociedade para uma discussão pertinente, ampliamos nossos horizontes. Por ser inspirada em fatos reais acredito que a leitura Seja ainda mais sensível, haja coração! Estarei reservando meu exemplar agora mesmo.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro colocava em reflexão a violência doméstica, um absurdo que ainda existe.
    Confesso que costumo evitar livros densos e tensos assim pq geralmente me envolvo muito e acabo ficando emocionalmente abalada, mas tenho o libro 'O lado feio do amor' que ainda não li, mas pretendo em breve. Dependendo de como eu me sentir nesse livro posso até tentar outros da autora.

    Ao mesmo tempo entendo a importância de livros assim porque fazem os leitores entenderem e até se colocarem no lugar das vítimas e como vc mesma citou a necessidade de parar de julgar quem infelizmente vive essa realidade.

    O outro ponto que vc citou ter no enredo, sobre os moradores de rua, eu sempre falo com todos aqui, que cada um deles tem uma história para estar nas ruas. Nem todos são bandidos etc.
    Amiga parabéns pela resenha maravilhosa, consegui entender o enredo do livro e as reflexões propostas pela autora. Que bom que você gostou tanto da leitura. Amei conferir suas impressões.
    Beijos


    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria taaaanto saber mais sobre Atlas, ele me ganhou desde o inicio, é um personagem incrível, um homem apaixonante demais. Quando li esse livro, ele foi um verdadeiro soco, porque você começa a realmente gostar do relacionamento, sem esperar que aquilo poderia acontecer, é bem real. CoHo segue sendo um icone como escritora, sempre capaz de me arrancar lágrimas e ainda assim me deixar com saudade de suas histórias.

    ResponderExcluir
  5. nossa, tão bom quando a gente se depara com uma leitura que nos envolve e emociona, como essa obra fez com vc. nunca li nada da autora, mas sempre vejo boas opiniões a respeito de seus livros, inclusive desse... interessante a temática abordada...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa.

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a chance. Eu quero porque ainda não conheço a escrita da Colleen Hoover e também pelos assuntos que ela aborda em suas história. Pela sua opinião é uma história que merece dar uma chance. Obrigada pela dica, vou tentar lê-lo ainda este ano.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafa.
    Encontrar um livro que mexe tanto com a gente é demais, né?!
    Ainda não tive a chance de ler essa história, mas vou anotar a dica com certeza!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafaelle, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas esse livro está na minha lista desde que ele saiu praticamente.
    Gostei muito da premissa dele, não apenas por gostar de drama, mas porque assuntos assim precisam ser conversados e direito. Acho que não li uma resenha que não tenha gostado da forma que ela tenha construído essa relação abusiva.
    Acho que nunca é fácil ler sobre esse tipo de coisa, espero que você tenha ficado bem ao final da leitura. Fico feliz que gostou e mal posso esperar para ler também.
    Beijinhos.

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa, tudo bem?
    Eu li recentemente esse livro da CoHo e tive a mesma sensação que você, a leitura foi ótima, mas é uma história com grande carga emocional e talvez por isso eu evito os livros escritos por ela.
    A história é incrível e necessária, pois mostra um relacionamento extremamente abusivo, mas achei forte e fiquei bem impressionada, assim como você, também chorei com este livro.
    Sua resenha está impecável, adorei saber que a história se baseia em uma experiência pessoal da autora.

    Beijos - anne and cia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa

    Menina, eu tenho uma admiração tão grande pela Colleen por conta do seu dom de nos emocionar e impactar com a realidade que não sei explicar. Amei a sua resenha e a veracidade que mostrou em suas palavras. Foi emocionante. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo. Ele é bem atual e pelo que pude ver, vale muito a pena

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu li esse livro é me emocionei com a historia ela mexe com as pessoas mesmo que não vivenciaram essa experiência e esse livro mexeu comigo e sua resenha me levou a essa emoção de ter lido esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Oiii, li esse livro recentemente, não foi o meu preferido dela, mas com certeza merece ser lido, já que debate um assunto tão importante, nos mostrando como quem vive isso se sente, pode reagir e que nada é tão simples como muitas pessoas tentam impor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rafa. Gostei da sua resenha é saber que você gostou tanto, mas esse livro da autora não me atraiu como eu esperava. Vi algumas pessoas fala do muito mal dele é outra como você que amaram a trama. Eu pretendo ler para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu amo a CoHo, tenho todos os seus livros, mas confesso que nesse livro o epílogo e a forma como ela trabalhou os personagens me irritou um pouco. Atlas merecia um final melhor. Mas mesmo assim indico por ter temas polêmicos e que vale a pena questionar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Oiiiii,

    Collen Houver é a minha pura e simples receita de ressaca literária certa! Entendo o sentimento de acabar de ler e ter que esperar um tempo antes de conseguir escrever a resenha, as histórias dela são daquelas que a gente para de ler e fica um temponolha do pro nada tentado digerir o que aconteceu. Ainda não peguei este livro para ler, porque já sabia desta base real da obra e tenho certeza de que quando eu pegar para ler vai ser soco atrás de soco é só uns chutes diferentes, então tenho que estar com meu emocional preparado. Adorei sua resenha e achei uma ótima dica, principalmente para quem gosta de histórias com grandes cargas emocionais. Espero que meu emocional se estruture em breve para que eu possa apreciar está leitura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu sempre espero uma carga dramatica bem grande nos livros da Colleen, ela é uma autora de mão cheia e que sempre traz assuntos que mexem com os leitores, e pelo visto dessa vez não foi diferente. Eu estou com muita vontade de ler esse livro e pode certeza que esta na listinha.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que este livro é o melhor livro da autora e a história é muito pertinente e bem desenvolvida, mas confesso que foi a Nota da Autora que me levou ás lagrimas porque percebi a intimidade que a autora teve com o tema e isso me emocionou muito. Que bom que depois de pensar muito você escreveu a resenha, porque ela ficou maravilhosa.
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.