Romance Medieval: Um pouco sobre o gênero


Olá, leitores! Tudo bem?


Essa semana peguei um ebook do período medieval para ler e lembrei que ainda não havia abordado o tema de forma específica aqui no blog, então achei que seria legal escrever um pouco sobre essa variação dos romances de época que me conquistaram muito antes de eu começar a descobrir os salões de bailes londrinos do século XIX.

Bem antes de eu conhecer os romances de época ambientados na regência e na era vitoriana, fui apaixonada pelos livros medievais. Consumia vorazmente uma história atrás da outra, que eram publicadas apenas pela editora Harlequin Books em formato de livros de banca.

Os livros da regência e vitoriana ainda são bem mais lidos e divulgados, mas ando vendo que os livros medievais vem ganhando espaço e os leitores têm se dado a oportunidade conhecer mais sobre esse ramo do gênero.

Uma das características principais desses livros que os difere dos romances de época que encontramos com mais frequência, é a construção da ambientação e cenários das histórias. Os romances medievais se passam em castelos antigos, na corte em meio a alta nobreza, envolvem batalhas com guerreiros ferozes que buscam terras e poder.


As narrativas geralmente se passam na Escócia, quase sempre nas Terras Altas em meio ao clima campestre. Os livros narram batalhas, disputas por poder e terras; muitas vezes as mulheres são usadas como moedas de troca nessas batalhas, com o objetivo de unir clãs, proporcionar ainda mais poder aos homens aos quais elas foram destinadas, já que são herdeiras de fortunas e terras valiosas.

Além de mocinhas retratadas como frágeis e apenas destinadas ao casamento, algumas autoras apostam também nas mocinhas guerreiras que desafiam os pais e maridos, elas são descritas como mulheres de temperamento forte, determinadas e tão boas com uma espada quanto os homens. Diversos livros medievais trazem essa versão mais empoderada e forte da figura feminina, o que é um ponto super positivo nesse gênero, considerando o período em que essas histórias se passam.

Com a difusão e popularidade dos romances de época que recentemente as grandes editoras têm apostado e com a ótima aceitação por parte dos leitores, tenho visto surgir no mercado mais romances medievais e eu espero que o gênero seja consumido em grandes proporções, porque assim teremos acesso aos melhores livros e autoras do gênero.


A Harlequin Books tem um acervo maravilhoso de títulos do gênero medieval e a ótima notícia é que recentemente a editora disponibilizou vários livros no programa Kindle Unlimited da Amazon para quem é assinante. Para quem gosta do gênero vale a pena pesquisar e ler alguns desses títulos, todos trazem histórias incríveis e personagens muito bem construídos, e histórias envolventes.

O mais legal é que o leitor consegue se envolver bastante com os costumes, as tradições e todo o clima que envolvem essas histórias que se passam em períodos tão longínquos, muitas vezes em momentos históricos importantes. O trabalho de pesquisa que autoras fazem é impressionante, e só deixam as narrativas ainda mais instigantes!


Estou na torcida para que mais editoras invistam no ramo e traga para nós lançamentos maravilhosos. No gênero de época há uma variedade impressionante de ramificações para nós apaixonadas por romances de época explorarmos! Espero que tenham gostado do post, caso ainda não tenham lido nenhum romance medieval aproveitem as dicas dos livros das imagens, todos são maravilhosos!

Beijos e até breve!






13 comentários:

  1. Nossa adorei, parabéns pelo post.
    Realmente tenho visto que os Medievais tem ganhando muito espaço atualmente, li muito pouco deles, mas meus preferidos são de longe quando as mulheres são guerreiras tops, e desafiam todas as leis em busca dos seus ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Najara!
      Fico feliz que tenha gostado do post. Também amo livros com essa premissa, são leituras muito empolgantes! 😍

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu sou fã de Outlander, que acredito se encaixar bem nessa categoria. Adoro quando livro mistura história pessoal dos personagens com nossa história real, sabe? A única coisa que me incomoda nesses livros que se passam em "épocas antigas" é que eu sempre acabo imaginando involuntariamente a higiene dos personagens, que devia ser bem pobre kkk http://gabiberries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem?

    Adorei a postagem, mas tenho muito, mas muito pavor de todas as histórias que passam em período medieval, pode ser fantasia, romance e etc que não gosto.
    E não tenho uma explicação lógica pra isso.
    Mas acredito que as editoras deveriam investir mais sim. Há quem goste né
    Adorei o post
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa! Que bacana esse post explicando essas diferenças. Muita gente com certeza inclui os romances medievais na lista dos de época, e dá notar que são bem separados. Tem algum tempo que não leio nenhum romance medieval, mas agora até bateu uma vontade, e eu lia muito, no comecinho da minha vida literária. Obrigada pelo texto, ficou lindo!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafa, eu lembro que antigamente eu li bastante romances medievais desses de banca que a Harlequin Books publicava, então adorei saber que já temos vários e-books disponíveis no Kindle Unlimited <3 Tomara que cada vez mais eles ganhem espaços nas editoras *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafaele! Olha, até gosto de romances medievais, mas sou do time da era vitoriana. Mas curto alguns romances medievais, minha birra maior é quando o mocinho é daqueles brucutus que acha que consegue tudo à força, ou seja, algo que boa parte desses romances tem de sobra rsrs.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafa!!!
    Eis que não tem como eu não dizer que amei saber mais acerca de romances medievais, pois já li um ou outro aqui e aculá mas sempre me encantando com aquilo que estava lendo.
    Amo que a Harlequin tenha aberto mercado para esses livros e também como você fico na expectativa que outras editoras abracem o g~enero.
    Adorei o post ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu gosto demais de Romances Medievais, apesar de não ler o tempo todo, acho que temos uma boa leva de livros publicados por aqui. Da suas dicas, já tive oportunidade de conhecer a escrita da Maya Banks e gosto bastante de sua ambientação.
    Ainda pretendo conhecer mais dos citados.
    Adorei a postagem!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Adorei ♥♥♥

    Comecei minha vida de leitora de romances de Época pelos medievais e AMO ♥
    É incrível a descrição dos campos e castelos antigos, das vestimentas e costumes dessa época, eu adoro!!
    Também torcendo para que mais editoras apostem nessa ramificação do gênero e que os leitores o aceitem bem ♥

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. AMO ROMANCES HISTORICOS e romances medievais são os meus preferidos
    acho fascinante a pesquisa que as autoras fazem para retratar periodos tão longiquos.
    greaças aos romances de banca hoje podemos ver tantas autoras fazendo sucesso com esse tipo de leitura
    LEMBREMOS dos saudosos CLASSICOS DA LITERATURA MUNDIAL da extinta nova cultural

    ResponderExcluir
  11. Olá Rafa,
    sou completamente apaixonada por romances medievais, muito mais do que pelos de época. Salões de bailes são legais, mas nada que se compare aos cenários maravilhosos, aos guerreiros e as mocinhas fortes e determinadas que enfrentam tudo e todos (minhas preferidas), que habitam as terras altas. Adorei o post, também espero que o gênero alcance e conquiste muitos outros leitores.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafa!
    Na Amazon foi lançado recentemente um livro extraordinário: "Rukia" do autor Vitor Bernal Pereira.
    O cenário é medieval, com uma narrativa poética incrível, personagens fortes, enredo atual e surpreendente.
    Não deixe de ler.
    É amor a primeira vista!
    Bj.
    Sandra

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.