Curiosidades de Época: A rotina de um cavalheiro da regência

Fonte: Pinterest

Hey, leitores! Tudo bem?

  Hoje é dia de mais um post da coluna Curiosidades de Época. Quem acompanha o IG do blog viu que eu já trouxe um post sobre a rotina das damas no período da regência, então hoje trouxe informações sobre como era a rotina e o dia-a-dia comum dos cavalheiros dessa época.

Eu adoro ler as descrições que as autoras fazem sobre o cotiado de um personagem nos romances de época fico imaginando como é trabalhoso construir cenas ambientadas nesses momentos. As informações que encontrei vem do site A casa da cidade de regência e traz um apanhado geral sobre as tarefas dos aristocratas daquela época; impossível não se encantar com toda a pompa desse povo! hahaha 

Segundo o site após o café da manhã, primeira refeição do dia onde geralmente os senhores da casa se encontravam, os cavalheiros que tinha trabalho fora de casa saiam para tratar de tais negócios, já aqueles que não desempenhavam nenhuma função que gerasse remuneração se retiravam para a biblioteca a fim de fumar seu cachimbo lendo os jornais com as notícias da manhã.


Uma outra opção seria um passeio no parque local, o Hyde Park era um dos lugares mais badalados da época. Cavalgar era um dos passatempos mais populares entre os homens mais abastados. Frequentar clubes de cavalheiros era uma outra prática corriqueira entre os senhores das classes mais altas, lugar perfeito para interagir com outros cavalheiros, conhecer pessoas e se divertir; era essencial conhecer e ser visto com as pessoas certas. 

O campo também possui seus atrativos, as viagens para as cidades mais tranquilas garantiam praticar uma outra atividade  muito adorada pelos cavalheiros de época; a caça era um dos passatempos mais populares dos aristocratas. 

Em relação a moda dos cavalheiros da regência na década de 1820, o ideal de beleza masculina era a de uma cintura pequena ajustada a um torso mais largo. Para conseguir essa forma corporal, os homens também usavam espartilhos, feitos de osso de baleia, para puxar suas cinturas e empurrar o peito para fora. Após a década de 1820, essa forma do corpo foi acentuada ainda mais pelos casacos sendo mais ajustados e acolchoados ao redor da área do peito e do ombro. O traje foi o item mais popular da moda masculina durante o período da Regência. Ele foi usado para ocasiões formais e informais, e até usado como roupas esportivas.

Esse traje era composto por  três partes principais: Casaco - De manhã, o senhor usava um "casaco da manhã", este estilo era geralmente verde escuro e as caudas tinham bordas de corte.

Colete - Para o dia vestir o colete era a parte mais decorativa de roupa de um cavalheiro. Listras vermelhas eram muito populares e cores ricas e bordados eram comuns. Anexado à maioria dos coletes havia um relógio de bolso de ouro e uma corrente de aninhamento num bolso de meio crescente. 

A mudança mais significativa na moda masculina durante o período da Regência foi a troca de calções por calças. Esta foi uma influência do famoso Beau Brummell, que usava calças com uma alça por baixo, semelhante às atuais 'calças de esqui', que lhes permitiam manter-se livres de rugas. Calças eram geralmente feitas de veludo cotelê e couro de gamo. 


Imagens: Google imagens e Pinterest

                                                              


Um comentário:

  1. Adoro essa coluna, Rafa!!
    Vou tirar algumas horas sempre para visitar o blog e ler todos os posts do "Curiosidades de Época" ♥
    Não sabia que os homens usavam espartilhos, que estranho kkk

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.