Assassinato no Expresso do Oriente


Autora: Agatha Christie| Editora: Nova Fronteira| Páginas: 223

Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
                                                  

Poirot viajava a caminho de Londres, mais um caso estava a sua espera, ele era uma espécie de "imã" para os mistérios, e solucionar mistérios era um desafio para ele.

A bordo do trem Expresso do Oriente ocupante do vagão Istambul- Trieste- Calais, o detetive Poirot inicia sua viagem de três dias através da Europa. Já no seu segundo dia de viagem Hercule Poirot conhece Ratchett, um homem muito rico que tenta comprar seus serviços de "guarda-costas", pois diz que tem muitos inimigos e não quer ser pego desprevenido; Poirot recusa a tarefa deixando claro que não gosta nenhum pouco de Ratchett.

No meio da noite, Poirot escua um grito abafado e percebe que o trem parara isso faz com que ele se lembre que Ratchett ocupava a cabina ao lado da sua. Na manhã seguinte o detetive é informado de que o trem parou devido a nevasca, e que não há previsão para que a viagem continue, para completar Bouc amigo de Poirot anuncia que um passageiro fora assassinado na cabina apunhalado com doze diferentes golpes de facada.

Bouc pede que Poirot trabalhe para solucionar esse caso, então ele aceita desvendar mais esse mistério( ele solucionou o mistério em três dias!). O detetive belga inicia a investigação, examina o cadáver da vítima com a ajuda de Bouc e do dr. Constantine, nenhuma impressão digital é encontrada na cena do crime as perfurações no corpo da vítima são completamente diferentes, alguns profundos outros leves, alguns indicam que quem golpeou usou a mão esquerda e em outros a direita. 

Algumas pistas também foram encontradas na cabina, como um lenço de mulher com a inicial H bordado, um limpador de cachimbo, um copo d'água vazio com indícios de drogas, alguns pedaços de papel queimado e um relógio de ouro amassado com os ponteiros marcando 1h15; seria a hora exata do crime?

Bouc descobre a verdadeira identidade da vítima; depois de descobrir quem na verdade era Ratchett, fato que poderia ser a chave para a solução do mistério, Hercule Poirot começa a interrogar as testemunhas, ou seja, todos os passageiros do trem Expresso do Oriente.

*Pirre Michel (condutor de Wagon Lit)

*MacQueen (secretário de Ratchett)

*Edward Henry Masterman (valete de Ratchett)

*A senhora Hubbard

*A senhora Greta Uhisson

*A princesa russa Dragomiroff

*O conde e a condessa Andrenyi

*O coronel Arbuthnot

*Cyrus Bethman Hardman

*Antonio Foscarelli

*Mary Hermione Debenham

*Hildegard Schmidt

Todos eram passageiros do trem e suspeitos do crime, tudo indicava que o assassino ainda estava dentro do trem, devido a nevasca ninguém poderia ter saído. O detetive Hercule Poirot é mais uma vez desafiado a desvendar um crime e revelar a identidade de um assassino misterioso.

Apesar de todas as pistas falsas, o detetive apresenta duas soluções para o crime e a verdadeira é incrivelmente surpreendente.

Esse é o terceiro e último livro do box especial Agatha Christie, espero que vocês tenham gostado assim como eu. Agatha Christie é uma autora que recomendo muito e o romance policial é mais um gênero que me conquistou.

                                    

8 comentários:

  1. Oii Rafinha ..
    gostei muito desse livro e achei a capa interessante .. obrg pelo elogio do meu blog .. o seu tbm é muito lindo viu
    te amo bebe
    =]'

    ResponderExcluir
  2. obrigada Felipe!!
    beijos para vc também!!

    ResponderExcluir
  3. Rafa (eu coloquei um comentário no post anterior, sem querer, sobre este post), que dia vc faz aniversário? Minha irmã faz dia 13 de setembro, e como ali diz que vc faz em setembro...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Nunca li nada dessa escritora! ma sabia que tenho vontade!
    Quem sabe não é a hora!

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi assim como sua irmã faço aniversário também no dia 13 de setembro. Beijos!!

    Oi Clícia você vai gostar de Agtha Christie quando ler, ela é uma autora muito boa.

    beijoss!!

    ResponderExcluir
  6. Ei Rafa!
    Tô precisando de comprar uns livros da Agatha.
    Lendo sua resenha, vi que já li este livro...kkk
    Coloquei seu link lá no TOC =)
    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Oiii, nunca li naaaada da Agatha Christie, nada mesmo x_x
    Mas quero muito, mesmo tendo vários livros pra ler. Se alguém me arranjar um livro dela, eu leio, to com muita vontade de conhecer algum livro da escritora!
    Parabéns pelo blog e post ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e gostei muito. Ao mesmo tempo que achei interessante e empolgante, senti um pouco de tensão pelos personagens por estarem presos com um assassino, sem ter certeza se outra pessoa poderia ser morta, enfim foi ótimo conferir suas impressões dessa leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.