UMA DUAS.

        Autora: Eliane Brum
     Editora: LeYa
     Páginas: 175
 
          Umas Duas é o romance de estréia da jornalista Eliane Brum, neste livro ela narra a relação conturbada entre Laura e Maria Lúcia, que são mãe e filha e vivem divididas entre o amor e o ódio.
          Laura é uma jornalista que vive atormentada por mágoas e ressentimentos de uma vida inteira, ela optou por não ter nenhum tipo de contato com a mãe que considera um monstro.
         Para Laura, Maria Lúcia é a culpada por seu pai ter abandonado a família deixando-a à mercê daquela mulher "perversa". Entretanto, chega um momento em que Laura se vê obrigada a fazer o que menos deseja que é reaproximar-se de Maria Lúcia, que se encontra em um estado deplorável de abandono e com total incapacidade de se cuidar sozinha.
         Depois de ser levada ao hospital ela é diagnosticada com câncer e Laura não tem outra alternativa a não ser deixar o emprego para cuidar da mãe.
         Em Uma Duas a autora nos faz mergulhar na história intrigante de duas mulheres que deveriam amar-se incondicionalmente, mas que demonstram um rancor que por diversas vezes as personagens tentam convencer o leitor de que se trata de puro ódio.
        O livro é narrado em primeira pessoa por Laura, mas em determinado momento da narrativa Maria Lúcia se faz presente para contar a sua versão da história, e é ai que o leitor começa a juntar as peças do quebra-cabeças que levará a entender os conflitos psicológicos e comportamentos perturbadores de Laura como por exemplo a automutilação; e também os mistérios que envolvem aquela família.
       Um fato curioso desse livro é que os diálogos não são demarcados com travessões como normalmente estamos acostumados, o texto é corrido em forma de discurso indireto fazendo com que o leitor fique mais atento à fala dos personagens.
       O estilo de escrita da autora é bem diferente do que eu estou acostumada a ler e no início eu senti um certo desconforto, mas logo a história conseguiu me envolver e a forma como a autora foi soltando aos poucos as peças do enigma, fez com que eu ficasse ávida por entender e desvendar as personalidades perturbadas e desnorteadas de Laura e sua mãe.
      Não encontrei erros de revisão no livro, mas a cor em que as letras foram impressas(um laranja próximo ao vermelho fraco) dificultou muito a minha leitura já que tenho o costume de ler à noite. A diagramação é simples e o livro tem um formato médio.
      Uma Duas é um retrato pertinente sobre uma das mais difíceis relações humanas e a montanha russa de sentimentos e emoções variadas que envolve a ligação entre mãe e filha. É uma leitura forte e impactante que nos leva para as profundezas de duas mentes traumatizadas e doentias e que apesar de tentar serem diferentes uma da outra acabam sendo mais parecidas do que podem imaginar.

  Meu coração batia no estômago desde que meu pai me abandonara. Batia com ódio. Em seguida disparava de arrempedimento. Meu pai tinha sido derrotado primeiro, mas a culpa era mais minha..."
                                                   Pág. 55          
                







    

2 comentários:

  1. Não fui muito com a cara desse livro e acho pouco provável que eu venha a ler, apesar de abordar um assunto interessante. Relacionamentos, são tão complicados, não é mesmo? Eu tenho as minhas briguinhas quase que diárias com a minha mãe, mas nada muito importante. Esse negócio de odiar filhos/pais é tão estranho pra mim... fico até triste.
    Texto com cor laranja no livro? Imagino sua dificuldade para ler, coitada! heheh

    ResponderExcluir
  2. Como vc falou o relacionamento entre mãe e filha geralmente é bem complicado principalmente na fase da adolescência, mas tem casos que esses relacionamentos são conturbados por muitos anos. Mas acredito que mãe é mãe e precisamos tentar entender os motivos delas. Enfim esse livro parece ser interessante mas polêmico, sua resenha ficou ótima. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.