Um Lugar para Ficar.

     
       Autora: Deb Caletti
     Título original: Stay
     Editora: Novo Conceito
     Páginas: 271
     Um lugar para Ficar nos apresenta a história de Clara Oates, uma garota de dezessete anos que viveu um relacionamento amoroso conturbado que marcou sua vida definitivamente. Ela era uma menina simples, tímida que vivia na companhia do pai um escritor de prestígio. 
    Clara levava uma vida comum e possuía  as aspirações e sonhos de qualquer garota de sua idade, até conhecer Christian Nilsson e ficar completamente encantada com a beleza e a "perfeição" do rapaz. Eles começam a namorar e logo os sentimentos de ambos tornam-se intenso fazendo com que Christian demonstre atitudes perigosas e ameaçadoras.
    O que a princípio parecia um paraíso se transforma em algo sufocante que faz de Clara uma refém do seu medo ocasionado pelas reações de Christian. Apesar de ser um garoto bonito e inteligente, ele demonstra uma insegurança que o leva a tornar-se muito ciumento, possessivo, paranoico e totalmente dependente da namorada.
   Completamente apavorada com o comportamento de Christian, Clara e seu pai decidem fugir para uma casa de praia em Bishop Rock; lá ela faz novos amigos e tenta ter novamente uma vida normal a pesar de estar sempre sobressaltada e com a sensação de estar sendo vigiada.
    Em Bishop Rock, Clara tem a chance de amadurecer e compreender que não podemos ser responsáveis pelas atitudes das outras pessoas e descobrirá  também que é impossível fugir do passado...
   Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde..." pág. 45
   O livro é narrado em primeira pessoa, onde Clara nos leva ao mais profundo dos seus sentimentos para nos fazer entender, a complicada relação amorosa que viveu com Christian.
   A narrativa é alternada entre o passado e o presente; os capítulos se dividem entre o momento em que ela conheceu Christian e o que ocorreu durante o namoro dos dois, e a vida atual em uma nova cidade até o momento em que o passado e o presente se cruzam levando Clara e o leitor ao ápice da história.
  Toda a narrativa é carregada de tensão e a autora conseguiu perfeitamente passar ao leitor toda a angústia e o medo que Clara sente; muitas vezes me senti em um filme de suspense, sobressaltada e na expectativa de que o perseguidor aparecesse a qualquer momento.
   A leitura flui de uma forma tão rápida que quando você percebe já está nas últimas páginas do livro. Os personagens são bem construídos e deixa o leitor curioso por compreender a personalidade de cada um, principalmente a de Christian que é obsessiva e chega a ser doentia fazendo com que ele seja tão assustador.
   Deb Caletti criou uma trama instigante e envolvente que prende a atenção do início ao fim, e que leva o leitor a refletir sobre os limites quando o assunto é o amor.
                     

7 comentários:

  1. Nossa que história tensa, eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, e pela capa não imaginava que carregava uma história assim.
    Me deixou com a sensação de ser o roteiro de algum filme que já vi. Essas histórias são super interessantes, e me deixam com o coração na mão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa do livro fiquei bastante interessada, mas não tinha lido a sinopse ainda e não fazia a menor ideia do assunto tratado no livro. Só espero não ficar com a sensação ruim de estar sendo observada depois que eu ler o livro heheheh

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!
    Esse livro parece ser ótimo apesar de não fazer bem meu gênero de leitura. Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro parece ser muito bom! Gosto de livros neste estilo.
    Parabéns pela resenha! Está ótima!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu to morrendo de vontade de ler logo esse livro, acho que vou adorar lê-lo. <3
    Parece ser ótimo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oiii *-*
    Quando recebi esse livro ele não me chamou muito a atenção mas depois de tantas resenhas boas assim ele está me deixando curiosa e com vontade de le-lo! Nem que seja pra matar a curiosidade do que eu vou achar, haha .. minha primeira impressão dele não foi lá essas coisas rs. Mas quem sabe, né? *-*

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha \o/
    Desejo ler esse livro, bjos.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.