Jogador Nº 1.




     Jogador Nº 1 é um daqueles livros surpreendentes, eu particularmente não apostava muito já que a história é bem diferente das que estou acostumada a ler; me vi completamente arrebatada pela narrativa e todo o universo criado por Ernest Cline.
   A história se passa no ano de 2044 onde o planeta se encontra em uma situação catastrófica, pobreza para todos os lados, os recursos naturais da Terra foram explorados ao extremo e do mundo real não se pode esperar mais nada.
   É neste cenário decadente que James Holliday um designer de jogos apresenta uma fuga para a humanidade ao criar o OASIS - um famoso jogo on-line no qual milhares de aficionados por tecnologia podem criar a vida que desejarem.
   Todo esse universo criado por Halliday entra em ebulição quando o bilionário morre e como não tem herdeiros, decide criar um concurso um tipo de busca ao tesouro onde o candidato que solucionar os enigmas e cumprir as provas exigidas, será o novo dono de toda a sua fortuna.
    Nem preciso dizer que o OASIS se tornou o alvo de milhares de geeks ávidos em por as mãos em todo esse dinheiro, já que o Easter Egg de Halliday  estava escondido em algum lugar dentro desse universo cibernético.
    Encontrar o ovo não seria fácil, pois o jogador precisava conhecer minuciosamente a cultura pop dos anos 80 pela qual James Holliday era fascinado. Toda a competição girava em torno de filmes, música, jogos e moda daquela época. 
    No centro de toda essa competição temos Wade Watts, um garoto de 18 anos que mora em um trailer na companhia de uma tia que nada se importa com ele. Wade frequenta o sistema de ensino OASIS, ou seja, toda sua vida resumi-se ao mundo virtual. Mas é quando se torna um caça-ovo que sua pacata vida muda radicalmente. 


   Logo, bilhões de pessoas do mundo todo estavam trabalhando e brincando no OASIS diariamente. Algumas delas se encontravam, apaixonavam-se e se casavam sem nunca ter pisado no mesmo continente.    As linhas de distinção entre a identidade real de uma pessoa e a de seu avatar começaram a se misturar.    Era o despertar de uma nova era, na qual a maioria da raça humana passava todo o tempo livre dentro de um videogame..."       pág 80


     O que posso dizer é que essa história é incrível, a leitura flui de uma maneira muito ágil e gostosa de ler, o livro tem mais de 400 páginas e você fica tão absorvido pela história que nem percebe as páginas passando. É difícil escrever sobre todas as impressões que tive com essa leitura, pois eu ter gostando tanto foi uma surpresa para mim. 
    Não entendo nada de videogame, sou um desastre jogando e não sou muito ligada em tecnologia por isso pensei que não fosse me identificar com a história. Entretanto, Jogador Nº 1 me prendeu do começo ao fim. Wade é um personagem carismático, divertido e sua astúcia e inteligência me deixou encantada. 
   A narrativa é em primeira pessoa, cheia de informações e referências a filmes e jogos dos anos 80 adorei conhecer um pouco mais dessa época.  Arrisco-me a dizer que o livro é completo, tem aventura, suspense, ação e um romance fofo. Me vi retardando o máximo que podia para que o livro não acabasse tão depressa. *-*
    A diagramação e toda a arte gráfica é muito bem feita está toda relacionada à temática do livro e faz o leitor se sentir dentro desse universo tecnológico. 
   Os personagens são extremamente cativantes e trazem ainda mais emoção e entusiasmo para a narrativa. Ernest Cline foi genial ao criar essa empolgante história e espero que a adaptação para o cinema faça jus ao impressionante mundo OASIS

                                          
  





                    

Um comentário:

  1. Amiga que resenha fantástica, parabéns!!!!
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro mas não sabia que era tão bom, além disso sou como vc não sei nada de jogos etc mas agora fiquei mega curiosa para ler essa distopia tecnológica!!! Me lembrou um pouco thron.
    Bjos e valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.