Divagando: Audiolivros!




         Você já ouviu falar em audiolivro?

   Atualmente estamos sendo apresentados a várias formas diferentes de acesso à leitura, e mesmo o livro físico sendo o meio mais popular para nos dedicarmos a esse prazer, eles vem ganhando diversos concorrentes. Os mais comentados são os ebooks; há quem não os vê com bons olhos, mas há aqueles que acreditam que os e-books são uma forma mais eficaz de incentivo à leitura por ser bem mais barato do que os livros convencionais. 

 Hoje eu decidi falar sobre os audiolivros porque de uns tempos para cá tenho escutado muitas pessoas comentando que aderiram esse formato como um meio de ter mais acesso a literatura.

 O audiolivro como a palavra já nos diz, é um livro em áudio conhecido como livro falado. Ele é gravado em estúdio e possui um narrador que interpreta a história; há também efeitos sonoros e músicas que fazem com que o ouvinte absorva a atmosfera descrita.

Fonte: Google Imagens
 Eles existem desde fins da Primeira Guerra Mundial, os discos narrativos substituíam a leitura para soldados que tinham perdido a visão nas batalhas. Percebemos então, a importante função que os audiolivros desempenham levando cultura e o prazer de uma boa história para aqueles que têm limitações como a cegueira.

  Eu, particularmente acredito que leitura acontece mesmo quando estamos com um livro nas mãos; posso até utilizar vários outros meios para apreciar uma história, mas para mim nada substitui um livro de verdade. Entretanto não posso negar que os audiolivros também tem suas vantagens nos momentos em que não é possível desfrutar de um livro físico seja lá por qual motivo.

 É também uma alternativa para aqueles que devido a correria do dia-a-dia reclamam da falta de tempo para dedicar-se à leitura. Eles possuem ainda a vantagem de ser versátil permitindo que o ouvinte realize diversas atividades enquanto escuta suas histórias.

 O audiolivro ainda é uma novidade no Brasil em comparação aos Estados Unidos, que tem cerca de 50 mil títulos no mercado. Em outros país como a Grã-Bretanha e a Alemanha, os audiolivros também são bastante populares. 
  Vários títulos podem sem encontrados em formato de audiolivro, dentre eles estão O Código Da Vinci, Harry Potter e O Senhor dos Anéis e muitos clássicos da literatura.

 Eu ainda não tive a experiência de ouvir nenhum audiolivro, mas como sou bastante curiosa isso não vai demorar muito para acontecer. O que tenho certeza é que sempre vou preferir sentir o livro nas mãos, folear e cheirar suas páginas (sim,  eu cheiro as páginas! rsrsrs) e admirar meus livros na estante. ;D
  E vocês o que acham dos audiolivros? Já tiveram a oportunidade de ouvir um? 
   
  Beijos, e até breve!

                                

4 comentários:

  1. CONVITE: VOTAR NA MINHA POESIA
    Boa noite querida Rafaela , neste visitinha venho te fazer um convite, conhecer o blog do Thiago, Blog Ô TROCIN BÃO, se ainda não conhece , vale a pena conhecer, se já é seguidor ou não, aproveitar para votar na minha poesia, pois estou participando da gincana que ele está realizado em homenagem a nós mulheres.Não sou poeta mas mim esforcei para participar e homenagear minhas amigas e todas as mulheres, afinal merecemos!!
    O link da postagem é: 2013/03/mulher-ser-abencoado-professora-lourdes.html
    Entre , deixe comentário e vote na minha poesia, na lateral do blog, é fácil , clicou no quadrinho, finalisa , clicando em votar. Ficarei grata!!
    Abraços , fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!Eu ouvi muitos na época da faculdade, era muito melhor para estudar, hoje em dia não estou mais ouvindo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante, mas acho que que prefiro o normal mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei um audiobook mas acho mega interessante, conheço gente que não gosta de ler e escuta esse livros no carro no transito. Enfim toda forma de cultura é valida!!!! Belo post!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.