Esperando por Você.



          Esse já é o segundo livro da Susane Colasanti que leio, mas a autora ainda não conseguiu deixar uma forte impressão em mim. Ela escreve sobre dilemas adolescentes e um pouco sobre questões mais sérias, no entanto  suas narrativas não me prendem tanto e são poucos os personagens que me cativam.
        Em Esperando por Você, ela nos apresenta a história de Marisa, uma adolescente que espera com ansiedade algo especial no seu segundo ano do ensino médio. Para Marisa e sua melhor amiga Sterling, o que falta para tudo ser perfeito é um namorado e Marisa já tem até seu candidato ideal; Derek é o garoto mais lindo e popular da escola, mas o problema é que ele tem uma namorada e isso dificulta o desejo de Marisa em se tornar real.
       E enquanto ela sonha com Derek, um trabalho da escola faz com que  ela fique mais próxima de Nash, seu amigo nerd. Eles retomam a amizade que tinham quando crianças, e ficam cada vez mais presente um na vida do outro.
      Assim, em meio a várias situações que rodeiam a adolescência, conflitos familiares, amorosos e problemas de ansiedade e depressão, um certo DJ misterioso de um website está fazendo o maior sucesso entre seus amigos. Dirty Dirk parece saber exatamente o que falar para fazer com que Marisa se sinta bem, ela acaba ficando cada vez mais encantada com ele.

  Juro, era como se ele estivesse falando diretamente comigo. Como é que ele sabe dos problemas com que estou lidando? Ele me dá a sensação de que não sou a única que se sente perdida. E já estou certa de que ouvirei o programa dele todas as noites..."                       pág. 47 
         Quando li a sinopse desse livro fiquei curiosa e interessada na leitura, eu adoro triângulos amorosos e a premissa de Esperando por Você prometia isso. Entretanto, minhas expectativas ficaram distantes de serem satisfeitas.
         Eu tive dificuldades com a leitura desde o início, demorei bastante para me envolver com a história e por isso a leitura se tornou arrastada e lenta.
      Marisa é uma personagem sem brilho que não consegue conquistar o leitor e nem fazer com que fiquemos interessados em seus dilemas. Derek dispensa comentários; ele é o típico personagem que está na história apenas para cumprir a função de objeto de desejo da mocinha.
       Nash, por outro lado acrescenta muito mais empolgação à narrativa do que qualquer outro personagem. Ele é carismático, inteligente, criativo e muito maduro foi o único que me conquistou de imediato e a leitura só começou a fluir quando Nash apareceu com mais frequência na história.
       A narrativa desenvolve-se em primeira pessoa sob o ponto e vista de Marisa, e em alguns momentos me senti perdida na história devido à mudança repentina de situações e cenários, isso me deu a sensação de uma narrativa mais superficial. Os capítulos são curtos, e o livro se divide em três partes intituladas com meses do ano que demarcam a passagem do tempo na trama.
        Outro detalhe que preciso ressaltar é a presença de algumas expressões e gírias que me causaram certo incomodo durante a leitura; compreendo que a personagem principal é uma adolescente e essas expressões são comuns, mas o uso constante na narrativa compromete o texto, mesmo a autora possuindo uma linguagem acessível e de fácil compreensão. 
       O tema abordado na história me agradou bastante, distúrbios de ansiedade e depressão em adolescentes são questões sérias que influenciam no comportamento, desempenho escolar e interações sociais dos jovens que sofrem com esses problemas. Colasanti foi feliz em trazer o assunto para a narrativa e poderia ter sido o ponto alto da história se tivesse sido mais usado, contudo foi significativo nos momentos em que a autora decidiu explorar.
        Os momentos de interação entre Marisa e seu pai rendeu mais um ponto positivo para a história, a relação do dois é agradável de acompanhar. Ao contrário de Bem mais Perto, neste livro o relacionamento entre pai e filha é repleto de companheirismo, carinho e amizade fazendo com que tudo seja muito mais sólido. 
        A diagramação do livro é simples não grandes detalhes, as letras estão em um tamanho bom para a leitura e a capa está bem relacionada com a história, eu achei muito fofinha.  
      Esperando por Você é uma leitura para os momentos em você busca algo mais leve e sem grandes surpresas. Recomendo para aqueles que gostam de histórias adolescentes e não se importam com clichês. *.*

                             

         
  

3 comentários:

  1. Olá!
    Quero muito ler esse livro, parece ser fofo e em leve. Li algumas resenhas que diziam que a história é meio clichê então não vou ler agora pra não me decepcionar. Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, parabéns pela resenha ficou ótima.
    Mas confesso que esse livro não despertou meu interesse e depois de ler várias resenhas falando que ele não agradou como esperado, confesso que só o leria se fosse emprestado. Enfim bjos e ótimas leituras!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! Foi uma leitura mediana, diverte entre um livro mais denso e outro, mas não é algo inovador. Eu não li o outro da autora, mas pelo visto ela segue o mesmo estilo sempre. Bjos!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.