Semana Complicada Demais!



    Hey, queridos!

  Hoje chaga ao fim a Semana Complicada Demais e foi um prazer para mim participar desse especial de lançamento do livro Complicado Demais. Você puderam acompanhar aqui no blog uma semana inteirinha recheada de várias informações e curiosidades sobre a autora e essa trilogia que faz tanto sucesso e já conquistou milhares de fãs mundo afora. 
 Para fechar a semana trouxe um post bem parecido com o que sempre trago para vocês na nossa coluna sobre gêneros literários, como já estava planejando falar sobre esse gênero aqui no blog e como ele é um dos meus preferidos senão o queridinho de todos, o último post da Semana Complicada Demais fará um apanhado geral sobre o New Adult, um gênero literário que faz muito sucesso entre os leitores. 
 Eu sou suspeita para falar sobre ele, mas eu AMO new adult! Adoro o universo que os livros desse gênero abordam, os personagens, os conflitos abordados nas tramas e a construção e desenvolvimento dos textos. O New Adult me instiga e a leitura sempre me deixa empolgada e em expectativa. 
 Assim, convido vocês a conhecerem mais sobre o gênero e se apaixonarem  por ele assim como eu!


  Novo adulto (New Adult - NA) é um gênero de ficção em desenvolvimento com protagonistas entre 18 e 25 anos. O termo foi primeiramente usado pela editora St. Martin’s Press em 2009, quando eles abriram um concurso para descobrir e desenvolver os autores que escreviam histórias deste gênero.
  O gênero foi originalmente recebido com algumas críticas, pois alguns o viam como um esquema de marketing, enquanto outros diziam que não havia público-alvo para o material. Em contraste, outros falavam que o termo era necessário, pois “é um rótulo conveniente, que permite aos pais e às livrarias conhecerem o que há nos livros”, como disse um publicitário da Harper Collins.
  A literatura novo adulto fala sobre vários temas que encontram-se entre as categorias jovem adulto e adulto.
  Assuntos como identidade, sexualidade, depressão, suicídio, vício em drogas ou em álcool, problemas familiares, bullying são abordados profundamente. Outros como o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, noivado e casamento, pós-universidade, alistamento militar, início de uma nova família, independência financeira, morar longe de casa pela primeira vez, perda da inocência, medo do futuro, e muitos outros, também podem ser encontrados.
  Esta categoria foca em ter uma vida independente depois de alcançar a maior idade, e como deve-se lidar com o início da vida adulta. Como todas as categorias de ficção, o NA pode ser combinado com outros gêneros e subgêneros como ficção científica, ficção urbana, horror, paranormal, distopia.
 A ficção jovem-adulto (Young-adult - YA) é sobre a perspectiva do protagonista jovem e o escopo de sua experiência de vida. Esta perspectiva é ganha à medida que a inocência da infância desvanece e ganha-se experiências mais avançadas, o que traz uma visão. E é esta percepção que falta nos jovens-adultos tradicionais. Outra grande diferença é a idade dos protagonistas e as configurações. Um livro YA geralmente não inclui protagonistas com mais de 18 anos ou na faculdade, mas estes personagens podem ser encontrados nos novos adultos. NA pode ser bem descrito como uma categoria depois do YA.
  Cally Jackson e Kristan Hoffman definem a categoria para o Writer’s Digest: “A transição da infância para a vida adulta não acontece de um dia pro outro – apenas pergunte para alguém que é ou já foi (ou é pai) um adolescente. Mas a transição de jovem para adulto também não acontece do dia pra noite. Há um período de tempo quando a vida adulta parece um par novo de sapatos. As expectativas da independência e autossuficiência são igualmente novas. Novos adultos são pessoas que acabaram de começar a andar neste sapatos; a ficção NA é sobre suas dores e defeitos.”
  Muitos autores de NA começaram suas carreiras através da autopublicação, principalmente depois do concurso promovido pela St. Martin’s Press. Muitos daqueles que não tiveram seus resumos escolhidos não desanimaram e procuraram meios de publicação on line. Isto culminou em um boom a partir do ano de 2012, onde muitos destes autores começaram a fazer muito sucesso na internet e atraíram a atenção de grandes grupos editoriais. Jamie McGuire,    Tammara Webber, Abbi Glines, e a nossa querida S. C. Stephens, são exemplos de autores que começaram através da autopublicação e deslancharam suas carreiras depois de 2012.

                                        Alguns New Adults

Fonte da Imagem: blog Overdose Literária. (imagem retirada do Google)



Fontes:

Espero que tenham gostado da semana especial, eu sempre adoro trazer novidades para o Fascinada por Histórias e a vocês. Foi um prazer ter participado e deixo os agradecimentos especiais a Editora Valentina, ao blog Every Little Book e a Thoughtless Brasil pela oportunidade! :)

Beijos, e até mais!
                                         
  

6 comentários:

  1. Nao sabia q esse livro eh NA. Vi ele em alguns blogs e jurava que era erótico...
    Enfim, vou aguardar uma resenha pois fiquei curiosa..

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Amo este gênero literário, esta série é bem bacaa, li o primeiro e não vejo a hora de começar o segundo, Kellan é tudo de bom!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. ola,tudo bem?
    Posso te recomendar um N.A.??? Você já leu Maybe Someday??? É muito bom! Quando tiver tempo dá uma lidinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele!
      Adoro recomendações principalmente de N.A! Ainda não li Maybe Someday, mas já tenho o e-book. Assim que tiver um tempo vou ler, fiquei curiosa agora! :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Ahhhh estou morta de curiosidade sobre este livro, ja garanti o meu intenso demais, para poder apreciar com calma meu complicado demais, sei que vou me envolver demais com esta historia!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.