Anseio.

Autora: Débora Mattana
Editora: Novo Século
Páginas: 320
Gênero: Fantasia/Romance
Avaliação:


                      Skoob | Cultura | Saraiva | Americanas | Submarino 
  
 Quando recebi o convite da Débora para ler Anseio e ela me contou um pouco sobre do que o livro se tratava fiquei bastante curiosa, pois logo percebi trazia uma trama bem diferente do que estou acostumada a ler. 

Anseio foi uma leitura surpreendente, quando você olha a capa pode pensar que é mais uma história bobinha, cheia de clichês e bem previsível. Pode ter certeza que o livro deixará você atordoado. 

O livro de estreia da autora Débora Mattana narra a história da jovem de dezessete anos Megan, gaúcha de Passo Fundo seus dilemas são bem típicos de uma adolescente, ela mora com o pai e a madrasta que detesta, tem um gato, guarda mágoa por a mãe tê-la abandonado, mas tem dois melhores amigos com quem sempre pode contar.  

 Ge e Roz são amigos fiéis que estão sempre apoiando Meg, seu maior problema no momento é a pressão que seu pai faz para que ela escolha logo um curso para a faculdade, mas a garota prefere não ter presa para decidir seu futuro. Entretanto, a vida  parece ter outros planos para Meg. Sua mãe que mora em outra cidade e está muito doente quer que Meg vá morar com ela, e seu pai decidi fazer a vontade da ex-mulher, obrigando a filha a mudar todos os seus planos. 

 Depois de muitas discussões e contra sua vontade Meg vai morar com sua mãe, mas não sem a companhia de seus amigos que a seguem até seu novo destino. Megan nem imagina as surpresas e revelações que encontrará, e possibilidades que ela nunca imaginou que poderiam existir. 

[...] Compreendi estar perto de descobrir o motivo de toda essa procura. Não fiquei com medo. Na realidade, me perguntei por que demorei tanto para seguir meus instintos. A cada passo dado, sentia-me mais completa, segura..." pág. 91

  
 A cada dia eu venho sendo conquistada um pouco mais pela literatura nacional, o talento de nossos autores é inquestionável e é impossível não se apaixonar pelas histórias que eles criam. Anseio foi um livro que me conquistou aos pouquinhos, o grande trunfo dele é deixar o leitor na expectativa sem ter a menor ideia do que irá acontecer, com uma trama bastante original a autora prende a atenção do leitor de uma forma que você só consegue largar o livro depois de virar a última página. 

Os personagens são bem construídos, e para um livro de introdução podem ainda evoluir bastante ao serem bem explorados nos próximos volumes. Megan é uma mocinha determinada que não se deixa convencer facilmente, e posso dizer que ela não é uma garota difícil de dobrar! Ge é uma super amiga, uma garota maluquinha, mas muito divertida e engraçada, ela foi uma das personagens que mais gostei. Roz é misterioso foi muito intrigante tentar decifrar ele e ainda fui pega de surpresa, não esperava nada daquilo. Erick é o personagem que toda leitora vai se apaixonar! Lindo, doce, muito apaixonado ele demonstra um amor devotado que me emocionou em vários momentos. (Senti até vontade de bater na Meg! *-*)

A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa sob o ponto de vista da Meg, mas o prólogo é narrado pelo Erick e o leitor tem todas as explicações necessárias para compreender a história. O que mais me impressionou em Anseio, foi a originalidade do texto, a Débora criou um universo próprio e bastante rico, as descrições, os conflitos e explicações foram bem elaboradas e culminaram em um desfecho de tirar o fôlego e deixar o leitor desesperado pela continuação.

[...] Aquele olhar dizia "Não demore". Meu coração estava disparado, minhas mãos tremeram, mas ele continuava paciente. Sabia que eu iria a seu encontro. Sabia, ainda, que eu não iria a parte alguma que não fosse seus braços..." pág. 92


Minha única observação é sobre o triângulo amoroso da trama, em alguns casos os triângulos amorosos não me incomodam, mas nesse caso houve momentos em que ficou um pouco cansativo por conta da Meg ser tão teimosa em relação ao Roz. Houve situações em que ela conseguiu me irritar bastante, felizmente eu consegui ser um pouco mais compreensiva com ela. 

Eu amei a capa desse livro! Super linda e delicada, as cores e a lombada é muito amor! A diagramação é simples, mas caprichada, as folhas são amarelas, as letras tem bom tamanho, os capítulos são curtos e não encontrei erros de revisão. 

Nem preciso falar que estou roendo as unhas pela continuação não é? Quando cheguei a última página só conseguia pensar: OMG! Cadê o resto? Preciso da continuação pra ontem Débora!! hahaha

Para quem busca uma trama diferente cheia de potencial e bem romântica, Anseio é uma ótima dica! 
                                                                    


4 comentários:

  1. Oi Rafa, tudo bem?
    Adorei a sua resenha e concordo com você sobre os autores nacionais. Cada vez mais eles vem invadindo nossa estante e conquistando nossos corações e mais leitores né?
    Adorei a proposta desse livro e também gostei bastante da capa!
    Triângulos amorosos também me incomodam as vezes, mas acho que já li tanto sobre isso que acostumei rs
    Beijos, boas leituras e boas festas!

    ResponderExcluir
  2. Amiga estava mega ansiosa para ler sua resenha sobre esse livro. Quase comprei ele um dia desses, mas ainda bem que não o fiz já que o mesmo faz parte de uma série, então qnd os outros forem lançados quem sabe me empolgue.
    Gostei de conhecer um pouco sobre o enredo que me parece bom, mas fiquei curiosa para saber se tem algo de sobrenatural na história.
    Enfim linda obrigada por compartilhar suas impressões comigo, adoro suas dicas. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Sim, Anseio tem sobrenatural inserido na trama! Eu adorei a criatividade da autora em relação a isso e acho que você vai gostar da leitura quando conhecer! ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. O livro me interessou por uma razão bem especial: se passa no Brasil. Vou escrever um post sobre isso hoje - precisamos MUITO que nossos autores escrevam histórias que se passem aqui ou, ao menos, tenham personagens brasileiros e tragam elementos da nossa cultura... Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.