30/01/2017

Um amor para lady Johanna.


Autora: Julie Garwood
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 400
Gênero: Romance/Medieval
Avaliação:

 

                                                  Skoob |  Amazon | Saraiva
Romances de época sempre estão entre as minha opções de leitura, seja livro físico ou digital. Adoro as histórias que se passam no período regencial, mas também amo os livros que trazem uma boa história escocesa, com os guerreiros highlanders medievais. Um amor para lady Johanna é um romance que se passa no período medieval e traz uma ambientação e crítica muito interessante sobre a mulher e as questões religiosas da época.

O livro narra a história de Johanna, ela foi dada em casamento ainda criança e sofreu as piores atrocidades nas mãos do primeiro marido. Depois de receber a notícia da morte dele, ela se vê aliviada e livre dos maus-tratos e promete nunca mais casar novamente. Só que, o rei John temendo que ela saiba de informações que podem ameaçar seu poder, ordena que ela se case com mais um de seus homens de confiança, que claro, é tão perverso quanto o primeiro marido. 

Para salvá-la das garras de mais um homem perigoso, seu irmão arquiteta um plano onde o objetivo é casá-la com o guerreiro escocês Gabriel MacBain. O rei John acaba concordando, pois quer mantê-la o mais longe possível e ao mesmo tempo resolver uma questão política com o lorde escocês. 

Já, Gabriel não está totalmente confortável com a ideia mesmo assim, aceita o acordo pois, seu maior desejo é possuir as terras que são suas por direito, mas que legalmente são herança de Johanna; ele apenas não esperava ficar imediatamente encantado com a moça inglesa. E além de ter que aprender a lidar com os novos sentimentos, Gabriel e Johanna ainda terão que enfrentar as armadilhas e intrigas envolvendo um rei ardiloso. 


Ultimamente tenho lido alguns romances de época com outros olhos, antes enxergava apenas o romance em si, a parte que entretêm o leitor. Hoje já percebo nuances e temas que mesmo que abordados sutilmente, ainda assim proporcionam mais sentido a obra e fazem o leitor refletir sobre temas relevantes. Encontrei exatamente isso em Um amor para lady Johanna, com um título que remete imediatamente a ideia de um romance bobinho "água com açúcar", Julie Garwood, aborda dois temas que se relacionam e ainda são bastante polêmicos; a visão distorcida que a Igreja pregava sobre a mulher em tal período histórico em que o romance se passa, e o empoderamento feminino que era inexistente em tempos onde a mulher era vista como um objeto de troca e apenas para fins de reprodução. 

A autora traz uma protagonista que a princípio nos é apresentada sem grande destaque, Johanna aparenta ser uma personagem de personalidade fraca, mas isso se justifica devido aos traumas e abusos que sofreu com o primeiro marido. À medida que a narrativa vai evoluindo conseguimos perceber o amadurecimento da personagem; Johanna vai aos poucos mostrando suas opiniões e sua personalidade forte e decidida. Gabriel também se mostra um personagem interessante, grosseiro e durão ele passa a impressão de ser um homem intolerante, mas aos poucos, traços ternos e sensíveis de sua personalidade vão se revelando. 

O livro é narrado em terceira pessoa e a autora nos dá uma ampla visão sobre a narrativa, além dos pensamentos e emoções dos personagens a narrativa também apresenta um contexto histórico muito interessante. A história se desenrola de forma fluida e envolvente, você não consegue desgrudar da leitura. 


 Achei a capa muito linda e a diagramação é bem agradável. Estou adorando a iniciativa da Editora Universo dos Livros em trazer os romances medievais para o Brasil, que antes eram apenas publicados pela Harlequin Books em formato de livros de banca. 

Esse foi o primeiro livro que li da Julie Garwood, mesmo já conhecendo os livros dela nunca havia ficado curiosa para ler algum deles; um grande erro com certeza! Já quero mais livros da autora por aqui, espero que a editora continue a trazer novidades do gênero. 

Um amor para lady Johanna é uma leitura deliciosa, instigante e que prende o leitor do início ao fim, além de trazer uma história de amor linda e super divertida ainda explora e levanta questões bem importantes. Leitura recomendada para quem adora romances. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

15 comentários:

  1. Oi, Rafa!
    Adoro livro de romances de época! Principalmente por ter muitas mocinhas que não são apenas submissas aos caprichos dos homens, ou se são, elas crescem durante a narrativa.
    Da autora já li "Desejo Rebelde" e faz muito tempo. Lembro que gostei bastante de sua escrita e da história.
    Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa. Johanna parece uma personagem que eu vou adorar ver amadurecer. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    AMO romances de época, meu favorito atualmente é Outlander (É meio de época, pelo menos na parte dele, rs). Protagonista com GIRL POWER é o que há, adoro ver o crescimento de personagens do tipo em romances, precisamos mesmo de mais exemplos assim para as jovens leitoras que estão começando agora, e para a gente também é importante ver que a mocinha não é só linda e educada, mas sabe o que quer. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou fã de romances de época, mas esse já está na minha lista. Não é a primeira resenha apreciativa que leio a respeito e já me sinto muito curiosa para conhecer a protagonista. Gosto de romances que nos fazem pensar sobre a condição das mulheres e sobre como todas merecemos conhecer o amor verdadeiro. Que pena que a protagonista sofre abusos do primeiro marido, mas quero muito vê-la crescer e passar a confiar em si mesma nesse enredo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga adoro suas sugestões de ebook e agora que vou comprar meu Kindle ...
    Você já sabe que adoro romances de época e desde que vi algumas blogueiras falando de Um amor para Lady Johanna fiquei curiosa. Agora lendo sua resenha fiquei me perguntando se já li algum livro nesse período medieval.
    Nossa as mulheres sofriam muito nas mãos de maridos que não as amavam e se sentiam seus donos. Que bom saber que ela terá a chance de ser feliz e melhor tratada pelo lorde escocês e que conseguirá amadurecer e ser mais livre.
    Assim como você também percebo esses temas que são propostos para reflexão de como era (e em alguns locais ainda é) a realidade da época. Alguns autores focam mais nesse detalhe histórico que outros.
    Bom saber que a narrativa é em terceira pessoa, confesso que gosto bem mais pq tenho uma noção geral dos acontecimentos e sentimentos.
    Amiga pelo que entendi é um livro único!!! Ou ele faz parte de alguma série!!???
    Pensei que fosse da Harlequin =p é da Universo dos livros!!! Bpm.

    Adorei ler sua resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem?
    Nossa já quero totalmente esse livro para mim, é bem o tipo de livro que gosto de ler *--* E a sua resenha me deixou mais curiosa ainda para realizar a leitura dele, vou ver se encontro ele para ler!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Romances de época parecem que estão em alta,e no caso desse é legal a reflexão de como a mulher era vista pela igreja católica, ou seja não é só o romance que torna a história interessante.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo muito romances de época, e assim como você esses tempos tenho prestado atenção, que eles trazem temas relevantes para fazer o autor refletir, e isso acontece de forma tão sútil e delicada que nem sequer percebemos. Gostei muito da premissa deste livro, e a autora parece ter trabalhado bem sua personagem, que apesar de ser fraca tem muita coisa para contar.

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou perfeita, me deixou muito curiosa pra ler esse livro, mesmo que não seja um gênero que eu leio muito!
    Fiquei interessada também por levantar questões importantes, como você citou, além da premissa ser incrível!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Oii, Rafa!
    Também ando me familiarizando muito por romances de época! Possuem um clima, uma intensidade tão fluida e viciante.
    E também já reparei nisso, nos romances de época, na maior parte dos que já li, se você parar para reparar, nunca é somente um romance, pois abordam sutilmente, ou indispensavelmente (porque era um comportamento da época), ações ou temas que valem a pena serem analisados!
    Quanto à premissa, gostei muito! Bem interessante, e instigante, nos levando a querer saber como toda essa arquitetação vai se sair.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oieee...
    Não gosto de romances de época, mas achei interessante os questionamentos trazidos por esse livro...
    Afinal, livros que nos fazem refletir são sempre ótimos! Gostei bastante do amadurecimento e empoderamento da personagem no decorrer da história.
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee, esse é um livro que esta na minha listinha desde que que vi que ia ser lançado, amo romance de épocas e espero gostar desse também!

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. A Universo dos Livros têm livros incríveis. Esse está na minha lista de leituras. Tinha visto pelas redes sociais da editora, mas não tinha visto muitas coisas sobre ele. Estou na esperança de ler esse ano.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa.
    É ótimo quando uma personagem vai crescendo e amadurecendo ao longo da narrativa.
    A Universo tem sido muito feliz nessas publicações de romances medievais e eu só torço para que continuem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ainda não me rendi aos romances de época e que não leio muita coisa sobre o período medieval, logo de cara não estava tão animada, mas lendo sua resenha fui ficando mais curiosa. Johanna parece ser uma boa personagem e que sofreu muito, gostei de saber que ela amadurece com o decorrer da história. Enfim, parece ser uma boa história, que aborda bons temas, por isso marquei a dica.

    beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não fiz a leitura da obra, mas achei bem interessante a premissa e também as nuances que você ressaltou aqui que agora consegue perceber no decorrer de suas leituras.
    Gosto bastante de livros do gênero e fiquei intrigada para saber mais sobre Gabriel e seu encantamento por Johanna, que cansou de ser maltratada e vê uma esperança no fim do túnel quando seu marido morre!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. Voltar ao Topo