Curiosidades de Época: Vauxhall Gardens.


Hey, leitores! Tudo bem?

Hoje temos mais um post da coluna Curiosidades de Época aqui no blog. Essa coluna começou lá no IG do Fascinada por Histórias, mas eu achei legal trazer para cá também porque no blog temos um espaço maior para trazer informações mais detalhadas sobre os assuntos.

O tema que escolhi falar nesse post é algo que sempre vemos nos livros de romances de época que é os jardins e parques onde os personagens fazem seus passeios e onde acontece as cenas com os cenários mais inspiradores. 

O Vauxhall Gardens foi relançado em 1732 como o primeiro e mais significativo dos verdadeiros Jardins do Prazer de Londres. Jardins comerciais recreativos foi uma invenção inglesa, eram locais de entretenimento e estavam frequentemente localizados nos arredores de grandes vilas ou cidades, os visitantes pagantes eram entretidos nos meses de verão com música e companhia.

Jardins do Prazer eram espaços ao ar livre, embora possuíssem às vezes uma sala de reuniões ou sala de concertos normalmente eram abertos à noite e qualquer pessoa que pudesse pagar o preço da entrada e estivesse ao menos respeitosamente vestida seria admitida.

No final do século 18, havia pelo menos cinco dúzias de jardins de prazer de todos os tipos e tamanhos em Londres e arredores, mas os principais concorrentes da Vauxhall eram o Marylebone Gardens, perto do que é agora a Harley Street, e Ranelagh Gardens, em Chelsea, aberto em 1737 e 1742, respectivamente. Em Vauxhall, os jardins estavam normalmente abertos das 17h às 18h, fechando quando os últimos visitantes saíam, o que poderia ocorrer até a manhã seguinte.


A temporada durava do início de maio até o final de agosto, dependendo do clima - a primeira data de abertura registrada é 28 de abril (em 1740) e a última data de fechamento é 29 de setembro (em 1851). Os dias de abertura foram notificados na imprensa. Uma das grandes atrações duradouras de Vauxhall era a iluminação artificial, ativada após o pôr do sol. Antes que as luzes se acendessem, Vauxhall era um parque arborizado respeitável, onde famílias com crianças podiam desfrutar com segurança de um passeio rural; depois de escurecer, o jardim era habitado por casais de namorados.

Os jardins não fecharam até julho de 1859, depois de quase dois séculos como um negócio de enorme sucesso. Durante esse período, sofreu muitas mudanças em sua arquitetura, atrações e público, mas sua vida pode ser significativamente dividida em apenas três períodos principais de cerca de setenta anos cada - o primeiro (ou período do 'New Spring Garden') de 1661 até 1728, o segundo ('Tyers Years'), de 1729 a 1792, quando era de propriedade e administrado por duas gerações de uma família; e o terceiro, de 1793 a 1859 (o 'Capitalistic Mass Entertainment'), quando foi transformado de o elegante e moderno encontro em que se tornara um local comercial mais populista para vôos de balão, fogos de artifício,bandas reunidas e outros entretenimentos espetaculares.


Vauxhall foi um dos poucos lugares onde boa música contemporânea inglesa podia ser ouvida regularmente. Após a construção da orquestra e a nomeação de uma banda permanente, Tyers (administrador) instituiu uma taxa de admissão de um xelim, o equivalente a cerca de 12 a 15 libras hoje. Essa cobrança permaneceu inalterada por quase sessenta anos.

Os jantares eram servidos a partir das 21h e consistiam em refeições leves - carnes frias e saladas finas esculpidas, doces e bolos, além de vinhos. A deliciosa experiência sensorial de estar envolvido em um mundo de sonhos de flores perfumadas, música encantadora, design elegante e belas obras de arte, especialmente à noite, além de comer e beber boa comida e literalmente esfregar os ombros com a sociedade elegante, foi um experiência vívida, inesquecível e viciante, que incentivou os visitantes a voltar sempre. Isso e o patrocínio real do príncipe de Gales contribuíram com dois ingredientes significativos para o sucesso indiscutível de Vauxhall.


Espero que tenham gostado do post, para quem se interessa por temas de época essa coluna está disponível também no Instagram do blog!


Fonte: Vauxhall Gardens 1661 - 1859


Beijos, e até breve!
                                                     

Nenhum comentário

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.