Leitura Coletiva - O Chamado de Cthulhu


           Autor: H.P. Lovecraft | Gênero: Terror | Leitura Coletiva Outubroso 2019 | Avaliação: 4/5


                                                                       Skoob | Amazon

O Chamado de Cthulhu foi a primeira leitura coletiva do Outubroso desse ano, estava com muitas expectativas pois era meu primeiro contato com a escrita e obra do autor e mesmo não tendo conseguido me envolver totalmente com a história, a leitura foi bastante válida. 

Quando assume a herança do seu tio-avô George Gamell Angell em Rhode Island por conta de sua misteriosa e mal explicada morte, o narrador, Francis Wyland Thurston, mal sabe os caminhos que o conduzirão desde então. Quando estava se inteirando acerca da vasta documentação deixada pelo famoso professor de idiomas e semiótica, eis que ele acha curiosas anotações de uma série de casos que aparentemente levam a um fio condutor de eventos que possivelmente acarretaram na morte do celebre pesquisador.

Partindo das pistas e anotações deixadas por George Angell, o narrador vai se deparar com episódios macabros pontuados por seitas e rituais ocultistas, esculturas horrendas, sacrifícios humanos, escritos antigos e o ressurgimento de uma tenebrosa criatura de tempos imemoriais. 


Mesmo sendo um clássico que foi escrito em 1928, a linguagem é de fácil compreensão, o meu problema com a leitura foi a história em si. Eu esperava um terror daqueles assustadores, imaginei que o estilo do autor fosse nesse gênero, mas acabei encontrando um suspense mais no gênero da ficção científica. 

A narrativa é bastante fluida e o texto traz algumas descrições científicas que me deixaram um pouco confusa no começo, mas assim que me acostumei com o estilo me envolvi mais com o texto. De modo geral o conto traz uma trama bem estruturada e pelo que andei pesquisando o trabalho do autor propõe o que se chama de terror cósmico, ou cosmicismo, a tensão construída vem de seres extraterrestres. Pretendo ler outros contos do autor e indico a leitura para quem gosta de suspense e ficção científica. 

                                                      Onde Comprar : Amazon




Um comentário:

  1. Assim como você eu nunca li nada do autor e também tinha expectativas semelhantes. Mas foi ótimo conferir suas impressões, já que assim tenho uma ideia real do qu esperar.
    O Outubroso foi bem legal, li alguns contos de terror e suspense psicológico e postei umas dicas de leitura lá no instagram. Foi massa!!!
    Parabéns pela leitura e resenha. Beijos
    p.s. Foto linda!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.