Conselho de Amiga.

    Autora: Siobhan Vivian
    Editora: Novo Conceito
    Páginas: 223




         O aniversário de 16 anos de Ruby não foi nem de perto o dia especial que toda garota espera e sonha. Isso porque seu pai que sumiu no mundo e abandonou a família, resolveu aparecer sem ter sido convidado para a festa.
         Ruby o detesta; nunca o perdoou por ter abandonado ela e sua mãe, e não deseja ter nenhum tipo de aproximação com ele. Ela sofreu muito durante os 6 anos em que ele ficou ausente, e a única pessoa com que ela pode contar e que a ajudou durante esse tempo difícil foi sua melhor amiga, Beth que está sempre ao seu lado lhe dando conselhos que espera serem seguidos.
         Só que com a volta de Jim, pai de Ruby tudo volta a ficar confuso na cabeça da garota; ela não aceita nenhum tipo de contato e seus sentimentos e emoções a fazem se sentir perdida. É quando aparece em sua vida um garoto que a escuta, sem ficar dizendo o que ela deveria ou não fazer.
         Entretanto, Ruby não lida muito bem com sentimentos e relacionamentos e apaixonar-se só complicaria mais sua vida, ainda mais agora que Beth está agindo de maneira estranha; ela parece ter segredos e demostra não gostar nenhum pouco da ideia de Charlie, agora fazer parte da sua vida.
Às vezes é duro encarar uma família tão feliz e certinha, enquanto tudo o que tenho é uma mãe desajeitada e uma melhor amiga que não entende nada..." pág.129
  Este é o segundo livro de Siobhan Vivian que leio, e esse livro me deixou bem surpresa por me apresentar uma temática bastante diferente do primeiro. Em Conselho de Amiga, a autora aborda temas como a amizade e os conflitos familiares misturado ao momento especial da vida que é quando surgi o primeiro amor.
  A história nos é narrada do ponto de vista da Ruby,que é uma garota confusa, marcada por traumas decorrente da separação abrupta dos pais. Depois que seu pai deixou a família, sua mãe fechou-se em si mesma e Ruby só encontrou força em sua amiga Beth.
   Siobhan Vivian nos retrata através das angústias de Ruby, as consequências desastrosas que as atitudes e decisões inconsequentes dos pais pode trazer para a vida dos filhos.
   Conselho de Amiga é um livro denso, bem adolescente com uma história sem muito drama. O romance de Ruby e Charlie não é muito explorado e fica em um segundo plano dentro da narrativa, e o que mais me chamou a atenção na personagem principal foi o interesse que ela descobriu pela fotografia; Ruby me transmitiu uma certa paixão por fotos, e me deu uma vontade enorme de sair por aí fotografando tudo.  :)  
    Apesar de o livro ser uma leitura leve sem grandes surpresas ou revelações, a autora conseguiu retratar muito bem a relação complicada em família e os sentimentos conturbados que isso pode causar em um adolescente.
    Conselho de Amiga é uma narrativa rápida e despreocupada, excelente para um momento mais relaxante. 

           

2 comentários:

  1. Já li "Não sou este tipo de garota" e gostei muito e estou louca para ler Conselho de Amiga!
    Sei que a história não tem nada a ver, mas a primeira vez que vi a capa, lembrei de um livro que eu adoro, A irmandade das calças viajantes! :)
    Pelo que você falou, aposto que não vou gostar da Beth, não tenho paciência para pessoas que querem que as pessoas façam o que elas querem, argh!

    ResponderExcluir
  2. nossa, estou ansiosa pra ler etse livro!
    Toda resenha q lei soh fala bem
    é exatamente o livro q eu to precisando ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.