Destino ou Ilusão.



     Destino ou Ilusão é o romance de estréia da autora Bárbara Conte onde ela nos traz uma história recheada com os conflitos amorosos da adolescência. A principio acreditei que o livro fosse mais adulto, mas assim que iniciei a leitura percebi que os personagens e enredo estão inseridos em um contexto mais juvenil. 
   Nossa protagonista se chama Cecília Helena, mas é carinhosamente conhecida como Ceci. A história segue uma linha cronológica de tempo, onde acompanhamos o crescimento e amadurecimento da personagem principal. 
   Portanto, conhecemos Cecília quando ela tem apenas 15 anos nesse momento ela é estudante e namora há dois meses Juca, um garoto alguns anos mais velho e muito ciumento. 
   Seus conflitos têm início quando a garota fica doente e precisa ir ao médico; lá na sala de espera em uma troca de olhares surge um interesse e  novos sentimentos por Pedro Antônio. 
   Cecília e Pedro Antônio começam a se conhecer através das redes sociais na internet e isso acaba complicando o relacionamento da garota com o namorado. Ela demonstra estar apaixonada por Pedro Antônio, mas ele parece não estar tão interessado como demonstrou a princípio. 
   Assim, acompanhamos Cecília em suas descobertas, aprendizados e desilusões. E durante todo esse caminho cheio de surpresas que ela percorrerá Pedro Antônio surgirá em sua vida inesperadamente para balançar seu coração. 
  Será mesmo que esse garoto seja seu destino ou ela precisa esquecê-lo e seguir em frente? 
  Pedro não tinha mandado nenhuma mensagem. Nos dias que seguiram, ela tentava nem pensar nos momentos bons com ele e ficava imaginando o porquê de sua ausência..."  pág. 158
   Destino ou Ilusão é um daqueles livros muito rápidos de ler; a leitura é bastante acelerada por conta dos capítulos que são bem curtos, geralmente de apenas duas páginas. Então, ele pode ser lido em um dia e foi isso que aconteceu comigo. 
   A história tem uma boa base e isso me chamou atenção a princípio,  a ideia de trazer temas e situações bem reais do cotidiano adolescente foi um dos destaques desse livro. 
   Cecília é uma garota bem comum, podemos enxergar nela e em suas atitudes alguém da vida real, é muito fácil trazer sua história para o nosso dia-a-dia. Ela passa por conflitos, dúvidas e erros pelos quais nós mesmos podemos ter passado algum dia. 
  A linguagem do livro é fácil e de acordo com o contexto jovem, quase toda a história se desenvolve no universo virtual, já que Cecília está sempre em conversas nas redes sociais com amigos e até mesmo seu relacionamento com Pedro Antônio acontece por meio do MSN. Por isso, percebemos uma linguagem tipicamente usada na internet, isso foi algo que me incomodou bastante e com a qual tive que me acostumar durante a leitura.
 Apesar de a história ser curta há um número razoável de personagens secundários, entretanto senti falta de alguém que se destacasse. Achei que os personagens poderiam ter sido mais desenvolvidos e explorados, assim como a própria protagonista. 
  A história é narrada em terceira pessoa e mesmo gostando dessa forma de narrativa, nesse caso senti que em primeira pessoa permitiria ao leitor conhecer e se envolver mais com a Cecília. Poderíamos compreender mais de seus sentimentos e emoções, a meu ver ela fica num plano bem superficial. 
  Toda vez que leio algum romance é quase certo  que vou me apaixonar pelo mocinho da história, em Destino ou Ilusão isso não aconteceu. Pedro Antônio me deixou confusa na maior parte do tempo, senti raiva dele em algumas situações e ele se mostrou bem canalha em outras. Gostei muito mais do Júlio Augusto! :)
   A capa do livro é bem bonita e ela transmite a ideia de uma história bem romântica o que não é bem o caso; a trama aborda muito mais o amadurecimento e aprendizado da vida amorosa de Cecília. A diagramação é simples as páginas são brancas, sei que alguns leitores não gostam desse tipo de página, mas na minha leitura a cor das páginas não tem nenhuma influência. 
  Destino ou Ilusão é uma leitura para quem busca algo rápido e leve, é bom para os momentos em que se quer relaxar de histórias mais pesadas. E se você espera um final previsível para essa história prepare-se para se surpreender! 

2 comentários:

  1. Rafa parabéns pela leitura, dica de livro nacional, Eba!!!!
    Realmente a capa é linda e passa a imagem de um livro romântico, adorei suas explicações.
    Acho tão estranho quando os personagens tem nomes compostos, sei lá, ninguém chama a pessoa por dois nomes. Mas enfim, isso é um detalhe que me incomoda.
    Bjos e obrigada pela presença lá no blog.

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Eu li o livro domingo passado. Gostei bastante, também vou postar resenha no blog. Gostei muito da sua, realmente é uma leitura leve.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.