Perseguição Digital



Adicione no SkoobCompre: Saraiva | Cultura | Autora
                                                                               
      Nada melhor do que um Domingo em que não temos nada para fazer e também nada de interessante para assistir na TV, para colocar a leitura em dias e pegar aquele livro que estava na pilha há tempos, mas que você precisou adiar a leitura. Pois é, foi isso que aconteceu com este livro.
     Uns meses atrás eu peguei Perseguição Digital para ler, mas logo no inicio a leitura não fluía não conseguia me envolver com a história por causa de alguns termos do mundo tecnológico que não estava familiarizada (mesmo com as notas de rodapé do livro) e também pela protagonista que me incomodou um pouco no começo da leitura.
  Então no último Domingo peguei novamente o livro para ler e foi aí que me surpreendi com a história; depois que comecei não consegui mais desgrudar do livro e o devorei no mesmo dia. 
   Perseguição Digital conta a história de Joana Lindenberg, uma moça que trabalha com tecnologia, computadores e por isso tem um vasto conhecimento computacional. Ela é uma mulher bonita, corajosa, inteligente, forte e sabe o que quer; tem uma vida confortável, e possuí estabilidade financeira, mas  ela perde o chão quando Fernando depois de cinco anos de relacionamento, sai de casa abandonando-a sem nenhuma explicação ou motivo aparente. 
   Joana entra em desespero, nada mais tem sentido em sua vida e a depressão a afeta profundamente. Ela não consegue esquecer o ex-namorado, então se torna uma espécie de hacker e começa a investigar e invadir a privacidade de Fernando, usando seu conhecimento para descobrir o real motivo de seu namorado tê-la abandonado. 
  E durante essa investigação, Joana deixará de lado o bom senso, a razão e interferirá na vida de outra pessoa chegando ao ponto, de cometer um crime em nome do grande amor que sente. Entretanto Joana acredita que precisa seguir com seus planos, mesmo que aos olhos dos outros pareça loucura. 
- Jô... Calma! Eu só estou tentando fazer você entender que está errada e que não será dessa forma que conseguirá resolver os seus problemas. Você está completamente obcecada. Essa ideia fixa em Fernando está a levando a cometer loucuras, estou muito preocupada com você minha irmã..." pág. 96
  Eu adoro quando um livro nos surpreende ao final da leitura, mesmo com os contratempos que tive no inicio da leitura Perseguição Digital foi uma leitura muito agradável e me conquistou com personagens carismáticos como a pequena Michelle e a sensata Carolina, e também personagens complexos como a própria Joana e o misterioso Fernando. 
  A história só conseguiu me prender depois da página 40, mas o livro possui um clima de suspense e mistério que confundi o leitor e o deixa sem saber em que acreditar ao logo da leitura.
  Joana é uma personagem que me fez sentir amor e ódio ao mesmo tempo; ela é uma mulher obstinada isso eu admirei nela, ela ama Fernando incondicionalmente e acredita nesse amor até o fim. Houve momentos em que pensei que ela fosse louca tamanha a sua obsessão por ele; depois Joana vai mostrando o seu ponto de vista e argumentos ao leitor fazendo com que toda a imagem que tínhamos dela seja modificada.
 O Fernando fica no nosso imaginário até certo ponto da narrativa, primeiro eu achei que o cara fosse um cretino sem-vergonha, mas depois fui percebendo que havia mais naquela história do que estava aparente. 
  A narrativa é desenvolvida em terceira pessoa com o foco na Joana, mas em alguns momentos temos a visão de Fernando em algumas situações da história, é nesse momento que sabemos um pouco mais sobre o personagem.
  A mensagem que a história passa também é linda, a força e determinação da protagonista desperta admiração e mesmo que no começo você tenha rejeitado a Joana, no final tenho certeza ela terá conquistado você. 
  O livro tem páginas brancas e para quem não gosta pode ser um problema, para mim não traz nenhum desconforto; as letras têm um tamanho bom e os capítulos têm títulos super criativos que misturam dizeres populares com palavras do universo tecnológico. Achei isso muito legal! 
 Perseguição Digital faz você pensar em até que ponto uma pessoa pode chegar por amor, e se tudo pode ser perdoado e justificado em nome desse sentimento. 
 Para quem gosta de romances com mistérios para solucionar e respostas para buscar precisa conhecer Perseguição Digital é uma leitura indispensável. E mais uma história para encantar! ;)

3 comentários:

  1. Oi Rafa! Bom, como eu adoro romances, esse já entrou para a minha lista. Adorei a resenha!
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o estilo do livro!
    Quero ler, com certeza!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Miga que resenha legal, parabéns. Já vi esse livro pela blogsfera e confesso que só agora fiquei um pouco curiosa com o enredo.
    Parabéns pela leitura e com certeza é bom demais quando conseguimos colocar em dia nossas leituras mais antigas.
    Bjão e sucesso!!!!

    Te espero no Leituras, vida e paixões!!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.