Uma Longa Jornada.



Adicionar no SkoobCompre: Submarino| Saraiva | Cultura

    Nicholas Sparks é um autor que provoca sentimentos e emoções contraditórios em mim. Já li um bom número de obras dele e todas me fizeram admirar seu talento para contar histórias e sua habilidade para emocionar os leitores. 
    Partindo da ideia de que não gosto e fujo de livros dramáticos com histórias tristes e trágicas era de se esperar que não gostasse nenhum pouco dos livros desse autor. Entretanto ele é o único que sempre consegue me fazer ter vontade de arriscar lendo seus livros. 
    Sempre fico apreensiva quando vou iniciar uma leitura de Sparks; respiro fundo e torço para que o rumo que autor tenha dado para os personagens me agrade. Das obras do autor que já li, algumas gostei muito outras nem tanto e teve aquelas que me desagradaram totalmente. 
      Então só posso dizer que o autor dividi momentos entre: "eu te amo" e eu te odeio". Porém, depois de ler Uma longa Jornada eu estou no momento apaixonada pelo autor e mais ainda pela obra.
      Em seu novo lançamento Nicholas Sparks nos presenteia com uma história emocionante que trata sobre o amor de uma forma doce que toca fundo nossos corações. 
      Ira Levinson é um senhor de 91 anos que viveu momentos inesquecíveis e também momentos difíceis em sua vida, agora ele se encontra dentro de um carro fora da estrada e preso em um barranco. Mesmo muito ferido, Ira ainda se mantém consciente apesar de não ter esperanças de conseguir ajuda e sair vivo do acidente. 
     Ele não tem nenhuma família que poderia sentir sua falta, nenhum parente vivo ou amigo. E em meio ao frio que o tortura e aos ferimentos que diminuem suas forças, a lembrança de Ruth sua querida esposa que já falecida há nove anos é a única coisa que ainda o mantém vivo.
     E durante a agonizante espera por ajuda Ira contará com Ruth para se manter respirando e por meio das recordações de uma longa vida cheia de amor, o senhor se mantém resistindo. 
     Perto dali, Sophia Danko uma jovem de 21 anos que estuda História da Arte sofre os dilemas de alguém que ainda tem uma vida inteira para viver. O ex-namorado ainda tem esperanças de uma reconciliação e por isso não a deixa em paz, longe da família e prestes a se formar Sophia só deseja conseguir trabalhar em um museu.
      Por insistência de Marcia, sua melhor amiga Sophia aceita ir a um rodeio, lá ela se envolve em uma discussão com Brian que continua perseguindo-a, quando ele se exalta durante uma briga, um caubói se envolve na confusão para ajudá-la. 
     Luke Collins já foi um dos melhores caubóis de rodeios, no auge da carreira depois de um acidente precisou parar de competir, agora aos 25 anos ele precisa voltar à arena. Seu encontro com Sophia dará um novo sentido a sua vida e juntos descobrirão que o destino guarda surpresas inesperadas que têm o poder de mudar o rumo de tudo nos momentos mais desesperadores.
  -Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você. - Paro, percebo que só dizer isso já me deixa ofegante. Acho que ela fica comovida, mas não posso garantir. Embora esteja olhando para Ruth, ela quase se foi. Mas posso sentir sua tristeza, seu pesar, e sei que está partindo. Aqui e agora, não pode existir sem mim..." pág. 310-311
   Uma Longa Jornada acabou se tornando um dos meus livros favoritos do ano; eu ainda fico impressionada com a habilidade e sensibilidade que o Nicholas Sparks tem para falar do amor de uma forma tão doce e delicada que consegue chegar ao fundo do nosso coração. 
  O livro prendeu a minha atenção desde o começo, a forma como a história é contada, os personagens que transmitem sentimentos tão lindos e a mensagem que o livro passa são ingredientes certos para emocionar qualquer leitor.              
  A história é narrada do ponto de vista de três personagens e com duas histórias de amor de gerações diferentes. Temos a narrativa através dos flashbacks de Ira onde ele conta toda sua vida e como encontrou e viveu um grande amor. Tudo acontece dentro do carro onde sofreu o acidente e através de uma conversa com Ruth sua esposa que já está morta. 
  Depois o leitor tem a história contada através de Sophia e Luke, o casal de jovens que ainda estão se conhecendo, mas que acabam se apaixonando apesar de terem vidas completamente diferentes.   
   Eu já falei algumas vezes que não gosto muito de livros com narrativas em várias visões diferentes, porque acabo tendo preferência por alguns personagens e lendo o livro sem dar tanta importância aos outros personagens que também narram a história. Mas, isso não aconteceu em Uma Longa Jornada, o autor conseguiu me conquistar com todos os personagens e eu fiquei muito envolvida tanto quando a história era contada por Ira e Ruth, como também por Luke e Sophia.         
      Os capítulos são intercalados entre os três protagonistas e ainda temos o contexto da Segunda Guerra Mundial quando o narrador é o Ira, a sua linda história de amor resistiu aos momentos sombrios daquele tempo. Só o que me deixou bem confusa durante a leitura foi a forma como o tempo foi trabalhado na narrativa, em alguns momentos eu me senti perdida sem compreender como os dias, semanas e meses passavam para Luke e Sophia, mas para Ira o tempo parecia estagnado.
    O clima que envolve a narrativa também é um ponto alto da história, a rotina da fazenda, as competições de rodeios representadas pelo caubói Luke, a paixão pela Arte demostrada pelos personagens Ira e Ruth e a vida dos universitários que acompanhamos através da Sophia.
     Eu gostei bastante da capa do livro é uma capa simples, mas que retrata bem a história narrada e capta bem o clima transmitido pela narrativa. A diagramação é simples, mas bonita e agradável e as letras estão em bom tamanho para leitura. 
     Uma Longa Jornada é uma leitura carregada de emoção que exalta o amor como o sentimento mais valioso da vida, é um livro para ser apreciado. Uma leitura marcante e inesquecível para os românticos convictos.      

                                                         

5 comentários:

  1. Do Sparks só li a Escolha, mas gostei muito. O próximo que quero ler dele é o Guardião.
    Ótima resenha e o livro parece ser muito bom e emocionante.Quero ler!

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro!
    Adorei e com certeza vou ler!
    Resenha linda
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu ganhei esse livro no Skoob? Pois é. E adorei sua resenha, espero lê-lo logo. =D

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. @Bruna T. Marques Nossa Bruna, que sortuda! Vou vai adorar o livro, a história é linda! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga ótima leitura, adorei sua resenha e sua opinião.
    Assim que eu diminuir a lista de livros que tenho aqui para ler vou querer com certeza investir nesse do Sparks, boa dica.
    Bjinhos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.