Uma Prova de Amor.



Adicionar no Skoob Compre: Saraiva | Submarino | Cultura
                                                                       
       Emily Giffin é uma autora que gosto bastante, dentre os quatro livros dela que já li o que mais gostei foi Presentes da Vida e o que detestei foi Questões do Coração. Então estava com boas expectativas para a leitura de Uma Prova de Amor, o livro me deixou frustrada e um pouco decepcionada e isso me deixou surpresa porque se trata de Emily Giffin e os livros dela são sempre muito bons. 
    Uma Prova de Amor conta a história de Cláudia Parr, uma mulher de 35 anos que tem uma carreira profissional sólida e bem-sucedida, tem uma família conflituosa, mas que se ama. Ao contrário de sua irmã Maura que tem três filhos e Daphne que sonha em ser mãe, Cláudia sempre desde quando era criança sabia que não queria filhos em sua vida. 
    Assim, ela sempre sentiu que seus relacionamentos chegavam ao fim porque seus planos não incluíam crianças em momento algum de seu futuro. Cláudia já estava quase convencida de que não encontraria o companheiro perfeito que compartilhasse desse seu desejo, quando conheceu Ben. 
   Ele era o homem ideal para ela, carinhoso, companheiro, lindo e o principal também não queria filhos. Depois de pouco tempo eles se apaixonam e se casam.
   A vida de Ben e Cláudia parecia perfeita eles estavam muito apaixonados possuíam companheirismo e cumplicidade que muitos casais sonhavam em ter, até o momento em que um casal de amigos muito próximos decide ter o primeiro filho. 
  Esse é o acontecimento que marca e muda a história desse casal tão perfeito, uma das partes volta atrás em seu desejo e decide que quer ter um filho e com isso o casamento deles não consegue se sustentar, já que agora eles possuem ambições diferentes. 
  Apesar de agora Ben e Cláudia possuírem opiniões diferentes o amor dos dois ainda existe, mas eles precisam descobrir se esse sentimento é forte o bastante para resistir a mudanças.
-Não sou a melhor mãe do mundo... nem nunca fui - ela fala, devagar. -Mas lembre-se sempre, Cláudia, de que você não é igual a mim. Você significa muito para um monte de pessoas. Você não é nada parecida comigo..." pág. 161
    Uma Prova de Amor tem uma temática significativa, personagens complexos e um enredo bem elaborado que se tivesse sido um pouco mais explorado teria sido uma leitura bem intensa e linda. Estava preparada para sentir fortes emoções com esse livro, mas elas não vieram. 
   Cláudia é uma editora prestigiada em Nova York e como algumas mulheres acredita que não possui instinto materno, então quando encontra Ben um arquiteto também satisfeito com sua vida e que também divide seus desejos acredita que ele é perfeito para ela. 
   Ben é o meu personagem preferido na história, ele é um homem adorável e é um exemplo de marido perfeito, mas infelizmente a autora me decepcionou ao fazer com que o personagem passasse quase que despercebido na narrativa. Ben tem destaque apenas no começo e no final da história; durante a narrativa ele aparece apenas por conta das memórias de Cláudia. 
   A temática abordada pela autora é a maternidade; um ponto que achei bem interessante foi que a autora destacou várias perspectivas e situações diferentes sobre filhos dentro do texto. Há o casal que não deseja crianças, há a mulher que deseja filhos, mas não tem um companheiro ideal, há o casal que deseja de todo coração ter um filho, mas não consegue e há o casal que têm filhos, mas não possui um lar estável.   
  O livro é narrado em primeira pessoa na visão da Cláudia e para mim isso atrapalhou um pouco porque só temos as impressões, sentimentos e opiniões de Cláudia e considerando o conflito da história seria mais satisfatório para o leitor também conhecer os pensamentos e ideias de Ben. 
  Eu li o livro em dois dias, mas isso não significa que a leitura é ágil; a narrativa quase não tem diálogos, a protagonista discorre incansavelmente sobre suas experiências e situações do passado e pode deixar a leitura maçante. Isso não aconteceu comigo porque eu li a história no anseio de que a autora me surpreendesse e quando vi já estava no final e a surpresa não aconteceu. 
  A linguagem da Emily Giffin é envolvente e ela sempre nos apresenta uma história bem construída e mesmo que Uma Prova de Amor tenha me agradado em alguns aspectos como o amor e carinho que envolve a família de Cláudia apesar dos problemas que todos enfrentam, senti que a história ficou com algumas pontas soltas. As razões que Cláudia apresenta para o fato de não ter filhos são em alguns momentos contraditórias e não chegam a convencer.
 O desfecho me deixou com a sensação de "Onde foi parar o resto da história?" é um final bem fofinho pelas palavras de um dos protagonistas, mas ainda assim deixa bastante a desejar.
 A capa do livro é bonita, romântica e eu adorei a tonalidade usada nela. A diagramação é simples, mas delicada e bem-feita e as letras tem boa fonte para leitura. 
 Enfim, vale dar uma chance para a leitura de Uma Prova de Amor é uma história que exalta a relação com a família e nos mostra que nossas decisões e atitudes impensadas podem nos levar a caminhos muitas vezes irreversíveis.
                        

                   

9 comentários:

  1. Que pena que a elaboração da história deixou um pouco a desejar. Ainda não li, mas sempre vejo elogios... Assim que sobrar um tempinho quero ler.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa Rafa que pena que a autora não agradou como esperado nesse livro =/
    Ultimamente tenho lido muitas resenhas insatisfeitas com os livros da Giffin, fico até apreensiva, tenho dois livros dela e ainda não fiquei com vontade de ler =/ por isso decidi parar de comprar livros do mesmo autor sem ter lido os anteriores.
    Mas enfim é sempre bom saber sua opinião!!! Tbém achei a capa linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro!
    Me identifiquei muito, pois não penso em ser mãe!
    Amo Giffin!
    Perfeita sua resenha

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!!!

    Ganhei "Presentes da Vida" num sorteio, mas nunca li... Na época não era fã de romances melosos e ele me pareceu um.
    Sempre ouço falar muito bem dessa autora, que todos os livros delas são lindos e coisa e tal...
    Fico triste que neste ela não tenha conseguido o que conseguiu nos outros.
    Li um livro que tinha um pouco desse tema de maternidade, mas no meu caso, ela já tinha uma filha que cresceu e ficou chata!
    Típica adolescente melequenta que discorda da mãe em tudo!
    E me parece que ela vai se dar muito mal na continuação!

    A capa é realmente linda! Sorte minha que não me deixo levar por essas belezas superficiais! hahahahhaha

    Beijokinhas pra vc florê!!!

    ResponderExcluir
  5. Rafa!
    Sou bem fã dos romances da Emily porque abordam assuntos bem reais e apesar de ficção, podemos nos identificar com as situações por estarem sempre presentes em nossas vidas de alguma forma.
    Não achei o livro de todo ruim, acredito que alguns pontos poderiam ser mais bem desenvolvidos, entretanto, nos coloca questionamentos e esse é um ponto positivo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade, pois só ouço elogios, esse livro parece ser super bacana, mas mesmo assim me aparece que falta algo nele, adorei saber a sua opinião e é claro que darei uma chance ao livro.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro com muita expectativa e foi DECEPCIONANTE...realmente não gostei do casal,não me envolveram...além de não concordar com a decisão dela no final, só por causa dele...pra mim que salva o livro é a menininha..que é uma graça.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro, mais vi o filme e achei fofinho! Ah, a Giffin é uma ótima autora! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos livros da Emily Giffin e esse parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.