Um pouco sobre gêneros Literários: Steampunk.



     Hey, leitores!

  Nós lemos cada vez mais livros atualmente, e quando vamos fazer nossas escolhas, sempre optamos por aqueles que compõe os nossos gêneros favoritos. O legal é que cada vez aparecem mais gêneros novos com características e estilos diferenciados. 
 E atualmente o gênero que vem fazendo a cabeça dos leitores é o aclamado Steampunk. Apesar de parecer, o estilo não é novo já que ganhou destaque no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. 
 Definido como um subgênero da ficção científica, o Steampunk aborda obras ambientadas em épocas já passadas, mas com tecnologias modernas provenientes do avanço da ciência da época. O período retratado de forma mais constante nesse gênero é a era Vitoriana, século XIX. 
  Além da literatura, o Steampunk é explorado também no cinema, nos jogos de videogame e também no comportamento e vestuário dos mais aficionados. No cenário Steampunk o desenvolvimento tecnológico é fundamental para a construção das histórias; dirigíveis, carros aéreos, autômatos, máquinas inovadoras são algumas das invenções mais famosas.

  
   Foi nos anos 1970 que as primeiras obras do subgênero deram as caras: The Warlord of the Air (1971), de Michael Moorcock, The Space Machine (1976), de Christopher Priest, e Morlock Night (1979), de K. W. Jeter, é nestas obras que a Inglaterra vitoriana e a tecnologia fantástica começam a ser exploradas. 
  A moda também recebe influência desse estilo, dá para perceber nas narrativas de livros do gênero onde as personagens femininas retratam a moda da época com corpetes, espartilhos, anáguas, anquinhas, coletes, cartolas e vestidos dos mais variados estilos. 





  Na literatura o Steampunk vem associado a sociedades secretas, conspirações, e toques da fantasia sobrenatural que mexem com o imaginário do leitor, eu particularmente quando comecei a me aventurar no gênero imaginava constantemente "Como seria se isso realmente existisse?" Confesso, que me apaixonei pelo mundo proposto pelos autores.
    O Steampunk usa a ideia de um mundo alternativo em que o vapor se torna uma técnica predominante, é um universo futurista que exalta o acelerado desenvolvimento mecânico e tecnológico. 
  Para os que já se renderam ao gênero, o bom é que temos cada vez mais variedade de livros do estilo. E pelo que dá para perceber ainda vem muito mais lançamentos por aí. 
   Listei algumas opções de leituras Steampunk; para quem gosta do gênero assim como eu, faça sua escolha e boa leitura! :)































                                                                        


                                            



9 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por livros steampunk, eles tem tudo o que eu gosto, uma mistura perfeita de história com ficção cientifica. Sem contar a estética, é praticamente um sonho!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já fiz um post semelhante lá no blog. Acho o gênero fascinate e adorei a maneira que você expôs tudo!
    Confesso que ainda não li nenhuma obra do tipo, mas estou curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaelle. O Steampunk está com tudo mesmo. Até hoje só li um livro do gênero, Anjo Mecânico, mas pretendo ler Sociedade dos Meninos Gênios em breve. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Fui conhecer meeeeesmo esse tipo de gênero há poucos meses, antes nem lembro se tinha ouvido falar... Esse tipo de post é bacana para a gente entender um pouco mais sobre cada gênero, até levantei essa ideia lá no blog, mas estou em dívida com meus leitores </3

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua explicação! Eu ouvi falar do gênero pela primeira vez em uma resenha de Sociedade dos meninos gênios e fiquei tipo: Steamwhat?! kkkkkk (ignora isso)! Enfim, agora que já sei do que se trata, me interessou bastante ^^'


    Beijos!
    Polly - Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda nenhum steampunk, embora tenha começado A corte do ar... e bem, não tenho me saído muito bem porque a leitura é complicada e arrastada! Argh! Tem muitas coisas difíceis de assimilar! Embora tenha lido recentemente o que era o steampunk, seu post foi bem útil, claro e objetivo! Também tenho Sociedade dos meninos gênios...

    Torça para que eu consiga fluir, kkkk.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  7. Rafa que post mais lindo e cheio de informações interessantes. Parabéns pela iniciativa e pela objetividade no texto. Obrigada pelas informações e pelas dicas de leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Aaaah
    Steampunk é d+!!!!

    Adoro as roupas que eles usavam e esse maquinário louco que dá aquele ar sombrio pra história!

    Sabe um livro que curti bastante?!
    Steampink!
    É da editora Estronho e foi escrito só por garotas, por isso o Pink! hehehehe

    Conhece ele?
    E não são só os contos que são bons! O Tio Estronho CAPRICHA demaaaaaaaaaaaais na diagramação! A capa é linda, a fonte é linda, os marcadores são lindos! É tuuuudo lindo! s2
    Ganhei um de natal e desde então me apaixonei pelos livros dessa editora! ^^

    Beijokinhas da Giiiiii!!! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O, Gii!
      Ainda não conheço o livro, mas obrigada pela dica! Já fiquei curiosa e vou buscar saber mais, já quero o livro. Estou apaixonada pelo Steampunk! :)

      Beijos!

      Excluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.