Paraíso.


                                                                                             
                     Adicionar no SkoobCompre: Saraiva | Cultura 

   Desde que li algumas resenhas elogiando bastante Paraíso, fiquei muito curiosa para conhecer a história. Então quando fechei parceria com a Deyse fiquei super feliz com a oportunidade de prestigiar mais um tesouro nacional. Foi uma leitura imensamente prazerosa que superou todas as minhas expectativas. 
 Em Paraíso mergulhamos em um universo inspirador capaz de fazer o leitor sonhar e desejar fazer parte daquele mundo e conviver com os personagens. O livro conta a história de Débora, uma mulher de 28 anos que já passou muita coisa pesada na vida. Tentando esquecer e fugir de um passado doloroso, Débora aceita um emprego longe de sua casa e de sua família.
 Seu destino é Vila Paraíso, um lindo lugar com seus vales, montanhas e paisagem cercada por árvores, jardins e clima campestre. Débora será a nova professora da fazenda Boa Vista, uma imensa, belíssima e próspera fazenda que impressiona com sua vastidão e exuberância. 
  Mesmo sendo muito ricos e vivendo em um lugar tão luxuoso, os donos da fazenda são pessoas simples e acolhedoras; dona Carmem é uma senhora amorosa gentil que cuida de todos com muito carinho, ela é mãe de três homens que deixa as mulheres da redondeza hipnotizadas. Max o filho do meio é casado com Eva, uma mulher alegre e espevitada  que se mostrará uma excelente amiga, Léo o caçula é um homem charmoso, brincalhão e muito paquerador e Marcos o filho mais velho será a pedra no sapato de Débora.
 Marcos é um homem esquivo, amargurado que faz questão de manter as pessoas distantes por não conseguir mais confiar em ninguém. Ele também carrega cicatrizes de um passado que o marcou de forma muito dolorosa.
 Assim que conhece Marcos, Débora fica encantada por sua beleza de tirar o fôlego, o homem é um deus da gostosura (Que homem minha gente!) que não perde uma oportunidade de mostrar o quanto pode ser grosso. Apesar de afastá-la de todas as formas e sempre deixar claro que a presença de Débora não lhe agrada, a professora está disposta a lutar por ele, mesmo sabendo que talvez seja inútil e seu coração pode ser destruído no processo.


  Imagine um livro que te deixa empolgada e com um sorrisão no rosto durante toda a leitura? Paraíso foi uma excelente companhia no meu feriado, uma leitura tão gostosa que te faz ter vontade de entrar no livro, eu me vi cativada pelos personagens, pela trama, pelo ambiente e até mesmo pelos conflitos. 
  A narrativa é muito ágil porque você é fisgada por todo aquele universo que é impossível largar o livro. A Deyse tem uma escrita fácil e muito agradável que faz a leitura fluir e evoluir muito bem. 
 Os personagens são bem construídos e muito carismáticos, a família Villa Real é uma fofura só; dona Carmem é uma senhora de coração muito generoso que acolhe Débora em sua casa e em sua família de braços abertos, Léo foi um personagem que me divertiu bastante, ele é engraçado e adora uma piada, trouxe muita descontração para a narrativa. 
 Max é um homem super apaixonado pela esposa Eva, é bonito ver a relação dos dois e a história deles também teve espaço na narrativa, é um casal que também passou por dificuldades na vida. 
 Já Marcos é um personagem marcante na história, é um homem que deixou o sofrimento do passado defini-lo. Marcos é uma pessoa difícil, vive isolado e dedica todas as suas forças e tempo ao trabalho na fazenda. 

   
 Ele só não contava que a nova professora que ele mesmo contratou para a fazenda fosse sacudir sua vida. Débora é uma mulher muito bonita e desejável, mas não enxerga isso; achei isso compreensível porque ela é uma mulher com a alma machucada e tudo o que sofreu afetou sua autoestima.
 São duas pessoas que já passaram por muita dor, mas o que os diferencia é que enquanto um se fechou para o mundo e extravasa sua raiva em quem atravessa seu caminho, o outro busca esquecer o que viveu e ainda está disposto a se arriscar. 
 Todos os personagens da história têm algo a superar e isso foi uma coisa que me agradou no livro, a mensagem de esperança e de força que a autora transmitiu toca o coração. Paraíso nos mostra que apesar das dificuldades e do sofrimento que podem surgir em nosso caminho sempre é possível recomeçar e construir uma nova estrada. 
 A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa e somos guiados durante a leitura pela Débora, ela é uma protagonista fácil de se identificar. É muito ligada a família, tem uma relação linda com a mãe, é amável, simpática e ama a profissão. Eu torci muito por ela e fiquei com o coração angustiado nos momentos em que as coisas ficaram difíceis. 


 A trama é muito bem construída, os protagonistas têm muita química e em alguns momentos o confronto entre eles pega fogo. Marcos tem uma personalidade forte, é intenso, tem um jeito rude e rabugento de ser. Débora não fica atrás, ela gosta de provocar o homem e ver ele ferver de raiva é quando a história fica mais interessante.
 Eu só fiquei esperando que a Débora se abrisse mais sobre o passado dela, ela fala sobre isso, mas pensei que a questão fosse ter um espaço maior já que é uma discussão muito válida e importante.  
 O cenário é habilmente descrito e explorado, o leitor tem uma visão ampla do mundo idealizado pela autora. Débora está sempre mostrando ao leitor as belezas de Boa Vista, o leitor consegue facilmente visualizar as situações descritas, as festas e comemorações; tive a sensação de sentir o clima do lugar, o cheiro de mato e de comida caseira. 
 A diagramação é simples e agradável, as folhas são amareladas e as letras estão confortáveis para a leitura. 
 Paraíso é uma história de amor que fala sobre superação capaz de fazer o leitor suspirar, se apaixonar e acreditar que apesar dos caminhos tortuosos o destino nos conduz sempre ao lugar ao qual pertencemos. Essa é o tipo de leitura que super recomendo e que com certeza farei muitas releituras.  
                                                                   

7 comentários:

  1. Ei Rafa

    Não conhecia o livro e gostei muito da historia. A única coisa que não gostei em tudo foi a capa rsrs, muito feia para uma historia tão bonita. Vou dar uma olhada nele quando puder.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, e muito legal como você apresentou os quotes da história! Mais legal é ver autores nacionais ganhando o mundo literário! \o

    abração!

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda Rafa!!!
    Tô chorando aqui, rsrsrs...
    Muito obrigada pelas belas palavras sobre meu "Paraíso".
    Fico muito feliz em saber que minha história te tocou desta maneira.
    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir
  4. Amiga amei sua resenha, essa foi a primeira que li desse livro, não sabia que o enredo era tão interessante. Amei a dica e vou correndo add lá no skoob na lista de desejos. Mas acredito que demore um pouco a adquirir, vc sabe que estou batalhando para diminuir as pendências aqui na estante não é!!!??? Por causa disso também estou evitando parcerias, preciso me dedicar e ter liberdade para escolher os livros que já comprei.
    Os pontos que vc indicou na resenha sobre o passado sofrido dos personagens e a forma como cada um lida com sua dor, foi o que mais chamou minha atenção. Fiquei curiosa.
    Sim amei a forma como vc colocou os quotes junto com imagens, assim da vontade de ler. Vou me inspirar em vc agora, viu!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Rafaelle. Não conhecia o livro e fiquei encantada com a história. Aprecio romances com esta fórmula, ainda mais se passando em solo brasileiro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho que parar de julgar o livro pela capa... Pq essa capa eu achei horrorosa hahahaha
    Mas pelo visto, a história é boa!


    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Eu li e adorei. Recomendo a leitura. Pois atire a 1ª pedra quem nunca desejou ou nunca sonhou viver uma intensa história de amor.
    Tenho a honra de conhecer a autora. Uma pessoa simples e verdadeira como a sua obra PARAÍSO.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.