Real, Louco, Mortal.


                                                                                           
Adicionar no SkoobCompre: Saraiva | Americanas | Cultura
                                                                                           
     Existem poucas leituras mais empolgantes e que deixam o leitor eletrizado do que o suspense e mistério. Eu sabia muito pouco sobre esse livro, apenas li a sinopse no skoob, mas foi o suficiente para me deixar curiosa. Então quando recebi os lançamentos da Companhia Editora Nacional e vi que o livro havia vindo juntamente com os outros, peguei logo para ler. 
   Real, Louco, Mortal é um livro que deixa você intrigado da primeira até as últimas páginas, faz você desconfiar de todos os personagens e faz você ficar roendo as unhas de ansiedade tentando prever o que está por vir. 
  O livro é centrado em um momento angustiante da vida de Sawyer Dodd, ela é uma garota linda, inteligente e que costuma provocar inveja nas outras garotas de sua escola por ser brilhante e ainda namorar o rapaz mais popular e desejado da Hawthorne High School
  Entretanto, as coisas saem dos eixos quando Kevin Anderson namorado de Sawyer, morre vítima de um acidente de carro. Essa morte provoca sentimentos perturbadores na garota e a situação começa a ficar perigosa quando Sawyer encontra em seu armário da escola, um envelope com um recorte de jornal com a notícia da morte de Kevin e um bilhete onde estava escrito apenas "De nada" e assinado como "um admirador". Ela só consegue pensar que alguém sabia que sua relação com Kevin estava longe de ser perfeita.
  Sawyer fica assustada, mas resolvi ficar calada e ignorar o bilhete, mas o seu "admirador" não está disposto a esquecê-la e a garota fica ainda mais apavorada quando pessoas próximas e que tiveram algum tipo de desavença com ela começam a morrer. Bilhetes estranhos e avisos ameaçadores continuam aparecendo e a vida de Sawyer se transforma em uma aterrorizante perseguição e ela não tem ideia em quem pode confiar. 
Sawyer sentiu um arrepio percorrer sua coluna. O bilhete estava assinado com "um admirador", e aquela palavra, admirador, a assustou. Seus dedos começaram a tremer e ela jogou o bilhete dentro do armário e bateu a porta, pressionando a testa contra o metal frio." pág. 21
   Real, Louco, Mortal é um livro que pega o leitor de jeito, a narrativa já começa com uma cena bem sombria que é o funeral de Kevin e a partir daí as pistas são lançadas e o mistério começa a se desenrolar. A autora tem uma linguagem acessível e bem direta, nada de enrolação. 
   A narrativa flui tão bem e facilmente, que o leitor fica envolvido na leitura e não consegui largar o livro. Eu li muito rápido tentando juntar as peças lançadas pela autora e desvendar o mistério, confesso que em alguns momentos Hannah Jayne conseguiu confundir minha cabeça; ela faz você desconfiar de todos os personagens e até mesmo a protagonista não escapa da lista de suspeitos. 
  Entretanto, solucionar o caso não chega a ser difícil. Em determinado momento o leitor consegue descobrir o culpado e a revelação não deixa de ser surpreendente. Os personagens são bem construídos, mas há pontos nesses personagens que poderiam ter sido mais desenvolvidos e aprofundados. 
  Sawyer é uma protagonista intrigante, uma garota que todos acham perfeita, mas que na verdade guarda segredos de seu namoro com Kevin e fica perturbada por sentir alívio com a morte do namorado. Desde o início o leitor fica sabendo que segredos são esses que a garota não quer que ninguém saiba, nesse ponto eu senti raiva da Sawyer por ela estar sempre tentando desculpar as atitudes de Kevin e por se sentir culpada pelo que acontecia, mas acho que essa postura é típica das pessoas que passam pelo mesmo que ela passou. 
  O livro é narrado em terceira pessoa e a leitura é muito ágil com diálogos bem desenvolvidos. A história tem como cenário a escola onde Sawyer estuda ampliando ainda mais a lista de prováveis culpados; temos também os conflitos adolescentes comuns presentes nos livros Young Adult, Sawyer tem problemas familiares que envolvem os pais, a madrasta e a nova irmã, além de rivalidades na escola. 
    
  Há passagens no livro que deixa o leitor realmente angustiado, toda a situação e sofrimento pelo qual a protagonista passa é palpável. A autora explora bem o lado psicológico dos personagens e é fácil sentir um toque dramático na narrativa. 
  A capa do livro é bonita e proporciona um ar misterioso para a história, a diagramação também é muito bem trabalhada, o verso da capa e todo início de capítulo tem o título do livro em letras sombreadas. As páginas são amareladas e as folhas são mais grossas do que o normal, as letras tem bom tamanho e não encontrei erros de ortografia. 
  A história conta ainda com um pequeno romance muito fofo entre a Sawyer e o Cooper, o aluno e atleta novo da escola. Eu gostei muito do casal formado pelos dois, mesmo a Sawyer fazendo de tudo para afastar o cara.
 Para mim o final foi um pouco corrido, a Jayne poderia ter desdobrado mais os acontecimentos. Apesar de tudo, todas as explicações e soluções foram satisfatórias.
  Real, Louco, Mortal é uma leitura eletrizante que conquista por apresentar uma narrativa inquietante e que faz você devorar o livro em busca de respostas. Para quem gosta de thrillers envolvendo adolescentes esse livro é uma ótima leitura e super recomendado! 
        

4 comentários:

  1. CARAMBA! Eu juro que não conhecia esse livro!
    Parece ser incrível, ainda mais porque a autora explora muito os personagens e sua carga dramática.
    Sobre o final corrido: não é de hoje que tenho percebido que os livros estão ficando assim. Não sei o que anda acontecendo. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Rafa não conhecia esse livro e confesso que depois de ler essa sua resenha super completa e detalhada fiquei curiosa. Assim que minha pilha de não lidos diminuir quem sabe invista nesse livro. Parabéns pela leitura e pela resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro. Mais fiquei interessada. Tem suspense e romance. Tá ótimo, Beijos

    http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já olhei outras resenhas sobre esse livro e é incrível como todas são positivas! Provavelmente, em uma livraria, eu passaria batido por essa obra, mas agora ficarei atenta, pois estou curiosíssima. Estou mesmo precisando de uma leitura fluida assim e espero que esse livro me prenda *---*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.