Destaque para o Autor: Papo Literário!



           Hey, galerinha! 
  
  Já perceberam novidades por aqui não é? Sim, sim, sim! Hoje temos a estreia da coluna Destaque para o autor em um novo formato. Eu sempre gostei dessa coluna porque com ela poderia dar mais evidência aos criadores das histórias que tanto conquistam nossos corações, mas o formato anterior que apenas trazia informações gerais sobre os autores não estava me deixando satisfeita. 
 Então decidi tirar do ar para poder pensar na melhor forma de oferecer um espaço mais significativo para os autores aqui no blog. Como sempre quis fazer uma coluna com entrevistas no blog, achei que ficaria legal unir as duas ideias e assim surgem a nossa nova coluna Destaque para o Autor: Papo Literário! 
 Nesta coluna nós poderemos saber um pouco mais do autor, do processo de criação de suas obras, seus futuros projetos e sua relação com os leitores. Para estrear a nova coluna eu convidei a Deyse Nicoli, autora de Paraíso. Quem leu a minha resenha sabe o quanto amei a história, os personagens e a escrita da Deyse então foi uma alegria quando ela aceitou participar da coluna e respondeu algumas perguntas sobre seu trabalho. 
 Então vamos lá conferir um pouco mais sobre a Deyse e seu Paraíso! ;)


1- Deyse você é professora, pós-graduada em História e Educação Infantil, quando decidiu que também queria ser escritora?

  A decisão de escrever aconteceu de repente. Sempre fui uma leitora compulsiva, e ficava imaginando como eu faria se fosse a autora dos livros que eu lia. Ia criando mil histórias em minha cabeça. Um dia resolvi colocá-las no papel. Assim nasceu "Paraíso", rascunhado em um velho caderno.  Durante alguns anos o caderno ficou esquecido, até que, com o incentivo de minha mãe, comecei a digitá-lo e enviei para algumas editoras. Imagine minha surpresa quando meu livro foi aceito! Descobri que gosto tanto de escrever quanto gosto de ler. É bom demais criar histórias e ser dona de seus destinos.

2- Vemos que a cada dia surgem mais escritores no mercado nacional. Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou quando decidiu publicar sua obra?

 Acho que o preço cobrado pelas editoras seja um grande empecilho. Mas um sonho não tem preço, como me disse uma grande amiga. Hoje minha maior dificuldade é a divulgação. Tenho trabalhado muito para que meu livro fique conhecido e caía nas mãos certas. O trabalho dos blogs é um grande aliado.

3- De onde surgiu inspiração para criar um cenário tão magnífico como Vila Paraíso e Fazenda Boa Vista? 

 Amo a natureza e tudo que a cerca (menos as cobras, rsrsrs). Conheci lugares magníficos em viagens que fiz pelo Sul do Brasil e aqui mesmo no Espírito Santo. Juntei tudo isso e criei Vila Paraíso e a Fazenda Boa Vista.

4- Os seus personagens passaram por dificuldades e dramas muito reais na vida. Como foi o processo de construção deles?

  Muitos desses dramas são reais. Coisas minhas, da minha família ou de pessoas próximas. Quando escrevo gosto de criar histórias a partir de fatos que vejo ao meu redor. O resto é imaginação mesmo. É o meu desejo de como eu queria que a história fosse. Tem muito disso no meu próximo livro. O real e como eu gostaria que fosse.

5- Quais suas maiores influências literárias? Quais livros mais gosta de ler?

   Amo os romances, mas sou uma boa leitora. Leio um pouco de tudo. A literatura brasileira me influenciou muito, li muitos livros nacionais em minha adolescência. Também gosto muito de Nora Roberts, Nicholas Sparks e alguns escritores novos que tive oportunidade de ler recentemente. Um livro que me marcou foi "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. Quando criei o personagem do Marcos, me inspirei muito nesse livro.

6- Marcos é um personagem muito intenso que mexe com o coração e o imaginário das leitoras. Como foi a escolha desse perfil para o protagonista?

  Como disse, Marcos tem muito do Mr. Darcy de "Orgulho e Preconceito". Um homem preconceituoso, meio cruel, arredio e lindo de viver, rsrs. Gosto de personagens meio bad boys, difíceis e complicados.

7- Li muitas resenhas de Paraíso e todas elogiam muito a história. Qual foi a sensação de ver seu livro tão bem aceito?

  Uma surpresa total. Acho que nem em meus sonhos mais impossíveis, pensei que meu livro ia ser tão elogiado. Estou muito feliz com isso. Eufórica, na verdade. Agora estou sonhando que ele vire um best-seller, rsrsrs.

8- Depois de ver Paraíso publicado e agradando tanto os leitores, quais os novos projetos?

  Estou escrevendo um livro novo, algo na mesma linha de Paraíso. É uma história inspirada em uma amiga que viveu algo parecido. Além disso, estou publicando numa fanpage, uma das histórias que já tenho pronta há algum tempo. A cada semana escrevo um capítulo de "Fogo sobre Gelo" e publico. Começou como uma brincadeira para agradar minhas amigas que viviam pedindo um livro novo e acabou virando uma coisa muito legal. Toda semana é aquela cobrança por um novo capítulo. Também tenho trabalhado muito na divulgação de Paraíso. Em julho, estarei em São Paulo participando da Semana do Livro Nacional.

9- Para finalizarmos deixe um recadinho para os leitores do blog e para aqueles que ainda não conhecem Paraíso.

   Leiam meu Paraíso gente, vocês não vão se arrepender, rsrs... 


 Depois de ler a entrevista entendi o motivo de ter gostado tanto de Paraíso, seus personagens, da escrita e construção da história. Marcos é meu tipo de mocinho preferido e esse tipo de enredo me conquista instantaneamente. <3 font="" nbsp="">

 Queria mais uma vez agradecer a Deyse pela atenção e por aceitar participar da coluna. Espero que todos tenham gostado e quem ainda não conhece Paraíso, não perca tempo e leia. O livro é uma delícia! :)
      Mais informações:  Paraíso | Fogo sobre Gelo

Beijos, e até breve!
                                                                       

8 comentários:

  1. Já li "Paraíso" e estou acompanhando as publicações dos capítulos de "Fogo sobre Gelo", ambos são maravilhosos e envolventes. Despertam aquela deliciosa vontade de ler sem parar. Adoráveis!

    ResponderExcluir
  2. Bom, como você viu na minha resenha, eu não compartilho as mesmas opiniões que você sobre a história, mas não posso deixar de dizer que há partes lindas.
    Quanto a Deyse, só elogios, quando fui falar com ela não imaginava que ela seria tão atenciosa comigo, alguns autores não são assim, digo, vários não são. Por essa razão eu desejo tudo o que houver de melhor para ela e muito sucesso, que o livro vire um best-seller <3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Oie, Rafa.
    Não conhecia a autora e nem seu livro. Achei super interessante a sua coluna de conversar com os autores. Fiquei curiosa pra ler Paraíso e só elogios para a autora.

    Visite: Paradise Books


    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou adorando conhecer cada vez mais autores nacionais. Adorei o perfil dessa autora e eu andei pesquisando um pouco e os livros dela parecem ser realmente bem interessantes. Adorei. Adorei também o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rafa.
    Eu não conhecia a autora e nem o livro, mas achei ela bem simpática e a obra parece ser bastante interessante. Gostei da entrevista.
    Deve ser mesmo muito bacana ter a obra bem recebida e elogiada.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga como já falei na sua resenha estou ansiosa pra ler esse livro, mas tenho outros na frente, mas ele já está na minha lista de desejos para o futuro breve. Amei a entrevista, sempre é mega interessante conhecer mais das nossas lindas autoras nacionais.

    Preciso ler orgulho e preconceito!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da Deyse, podia ter deixado no final do post sobre o livro dela (sinopse) enfim, faça resenha um dia hahaha. Vi seu blog no twitter e vim aqui conhecer, é tão fofo <3 Comecei um blog, ele é básico mas fiz com muito amor, dá uma visita? Beijos <3
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Obrigada pela visita e que bom que gostou do blog.
      Já tem resenha de Paraíso no blog, se quiser conferir o link está no inicio da postagem. :)
      Vou lá conhecer seu blog também!

      Beijos.

      Excluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.