Julieta.


                            
Adicionar no SkoobCompre: Saraiva | Submarino | Cultura
  
  Julieta é um livro que tinha vontade de ler há muito tempo, mas sempre acabava deixando para depois. Desta vez não posso deixar de agradecer a Arqueiro por esse livro estar entre os lançamentos de maio, pois foi a minha chance de finalmente ter o prazer de conhecer essa belíssima obra.  
  O livro resgata a trágica história de amor Romeu e Julieta de William Shakespeare, entretanto você não encontrará apenas mais uma releitura da aclamada peça do Bardo, mas uma história contada sob um novo ângulo com muitas surpresas que deixa o autor em constante expectativa. 
  Anne Fortier nos apresenta a história Julia e Janice Jacobs, duas irmãs gêmeas de 25 anos que moram nos Estados Unidos, mas que nasceram em Siena na Itália. Desde a morte dos pais elas vivem com a tia-avó Rose que sempre evitou falar sobre o país onde as garotas nasceram. 
  Com a morte da tia, Julia tem a chance de saciar toda a sua curiosidade em relação à Itália, isso porque Rose deixa a casa de herança para Janice e para Julia fica apenas uma carta contendo uma revelação surpreendente; seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e sua mãe deixou um tesouro familiar que agora cabe à Julia resgatar. 
 Assim, ela parte para Siena em busca desse importante tesouro, mas quando chega lá descobre que lhe aguardam apenas papéis antigos, vários esboços de uma escultura, uma velha edição de Romeu e Julieta e um mais velho ainda, diário de um famoso pintor italiano chamado Maestro Ambrogio. Nem preciso dizer que Julia ficou decepcionada, cadê o grande tesouro? 
  Contudo nossa protagonista é curiosa e insistente portanto, Julia começa a ler o velho diário de Maestro Ambrogio e acaba descobrindo uma história datada de mais de 600 anos de dois jovens da Idade Média, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti que foram vítimas do ódio entre as famílias Tolomei e Salimbeni; depois da morte do casal uma maldição persegue as duas famílias. 
 Como Julia é uma Tolomei tudo leva a crê que essa maldição também ronda sua vida por isso ela embarca em uma busca por pistas que a leve a desvendar a história de Giulietta e Romeo para enfim desfazer a maldição. No caminho ela ainda tem a chance de viver um grande amor que parece ter sido escrito pelo destino. 


   Eu não sei o motivo de não ter lido esse livro antes; quando peguei Julieta para ler não consegui mais parar. Sabe quando você está tão envolvida no livro que até dormindo pensa nele? Foi assim que fiquei durante essa leitura. 
 Anne Fortier é uma autora tão sensacional que deixa o leitor completamente vidrado na narrativa, ela apresenta um enredo extremamente interessante utilizando como pano de fundo a mais aclamada história de amor da literatura mundial fugindo totalmente da mesmice e da mera reprodução. 
  A narrativa é envolvente e flui de forma rápida e fácil, a autora enreda o leitor de tal forma que quando você percebe está ávido pelas informações e reviravoltas da trama; a história é muito bem construída e conta com fatos históricos e curiosidades que me surpreenderam. 
  Os personagens são intrigantes e muito cativantes, não consegui desgostar de nenhum deles. Julia é uma protagonista doce, inteligente e romantizada, mas de modo algum passa a ideia de perfeição, apesar de suas raízes e descendência ela vive conflitos bem modernos. Janice é o completo oposto da irmã, é implicante, tem personalidade forte e é uma maluca das mais engraçadas, as duas são gêmeas, mas não idênticas e não se dão bem. Mesmo assim foi surpreendente para mim me ver gostando da Janice no final da leitura. 
  Alessandro Santini dispensa comentários, é um italiano que ao mesmo tempo que irrita também encanta nossa mocinha. Ele é misterioso e em vários momentos conseguiu me confundir deixando a trama ainda mais interessante. 
  O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva da Julia, mas quando a narrativa volta-se para o diário de Maestro Ambrogio os capítulos ficam alternados entre passado e presente, entre os acontecimentos de 1340 e os atuais. O bom deste livro é que ele não é centrado apenas no romance temos também vários outros elementos que dão mais riqueza à história; mistérios, suspense, contexto histórico, rivalidades e lendas que fazem a leitura ser arrebatadora. 
  O cenário onde tudo se desenrola também não deixa por menos, Anne Fortier explora o ambiente tão bem que nos sentimos quase como se estivéssemos em um passeio turístico, as tradições, costumes e arquitetura de Siena têm grande importância dentro da narrativa e proporcionam ainda mais beleza ao texto. 
  Essa nova edição não me agradou muito; a capa é até bonita, mas o livro não tem orelhas e isso deixa a capa mais frágil. E como eu não sou fã das edições econômicas sofri com as letras pequenas, assim como o espaçamento que deixou os parágrafos bem juntinhos o bom é que as páginas são amareladas. 
  Julieta é uma história apaixonante que empolga e conquista o leitor com sua narrativa emocionante e escrita primorosa. Anne Fortier conseguiu conquistar lugar de destaque na minha lista de autoras preferidas. Para as românticas que apreciam uma linda história de amor atrelada a uma trama inteligente, este livro é perfeito!              

                 Espiem só as capas lindas que encontrei.                 





2 comentários:

  1. Rafa querida que resenha maravilhosa. Fico feliz que vc tenha gostado tanto desse livro.
    Menina tenho esse livro a tempos, mas ainda não o li. Tenho a versão anterior, linda e maravilhosa. Realmente essa nova estilo econômico foi o fim, o que salva é a imagem da capa que é bonita.
    Mas enfim desde do mês passado que separei para ler esse livro, mas ainda não o fiz. Acredito que esse mês em homenagem aos namorados o farei. Agora com sua resenha fiquei ansiosa. Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa, eu sempre vi esse livro por aí, mas nunca tinha lido nenhuma resenha dele. A história parece bem interessante, e agora fiquei curiosa.

    Querida, adorei seu comentário lá no blog, obrigado!

    Beijokas

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.