A Rosa e o Dragão.

Autora: Vanessa Pereira
Editora: Novo Século (selo Novos Talentos da literatura brasileira) 
Páginas: 312
Gênero: Romance/Sobrenatural 
Avaliação:


                            Skoob | Saraiva | Submarino | Extra

  Quando li a sinopse de A Rosa e o Dragão fiquei super curiosa para conhecer a trama. Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que amo livros sobre vampiros e sempre que fico sabendo de algum que aborde esses seres em suas histórias fico ansiosa para saber em que contexto eles serão retratados.
 Assim, eu comecei essa leitura bastante empolgada e bem ligada na história, mas no decorrer da narrativa o sentimento que predominou e se tornou mais latente foi a decepção, o que me deixou muito triste. 
 A Rosa e o Dragão nos apresenta a história de Desirée, uma adolescente comum que se apaixona a primeira vista por um rapaz que ela conhece em um parque. A beleza e o charme de Andrew deixam Desirée encantada e ela nem desconfia do mistério que ronda o rapaz.
 Quando Andrew revela seu segredo, Desirée se vê obrigada a fazer uma difícil escolha: abandonar sua família e seus amigos queridos ou esquecer Andrew para sempre. Quando Desirée finalmente faz sua escolha, ela não imagina o perigo que sua vida corre.

[...] Eu fiquei olhando para ele. Eu o amava, mas não sabia o que responder. Queria ir, mas amava demais meus amigos. Não sabia se estava disposta a deixar tudo para trás." pág. 104
 A Rosa e o Dragão tem os ingredientes certos que uma história precisa para me agradar; vampiros, romance, ação e uma relação de amizade forte que une alguns personagens, mas isso tudo não foi o suficiente para que a trama me conquistasse. 
 Temos uma narrativa repleta de personagens e um conflito que mesmo não sendo de todo original poderia ter funcionado perfeitamente se o contexto e a história tivesse sido mais aprofundada e explorada. Vanessa tem uma linguagem fácil e direta que poderia ter se destacado muito mais se a narrativa fosse mais contextualizada; toda a trama acontece numa rapidez que deixa o leitor atordoado e clamando por maiores explicações que não são oferecidas, sem falar que há acontecimentos difíceis de aceitar. 
 Desirée é uma protagonista que possui traços e características que podem até agradar, como por exemplo sua relação com os amigos, ela é bastante companheira, carinhosa e dedicada a eles. Talvez por isso eu tenha tido dificuldade para aceitar a facilidade com que ela os descartou de sua vida. Por outro lado a impressão que tive é que ela não possui nem um laço familiar, já que na história sua família quase nunca foi retratada. Todo o amor que ela dizia sentir também não conseguiu me convencer. 
 A narrativa ocorre em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, mas há momentos em que ela começa a ser narrada sob a perspectiva de outros personagens. A leitura é fluida e bastante rápida, mas há pontos na história que não funcionaram bem, a mistura de anjos e vampiros me deixou bastante confusa, o corte desnecessário de alguns personagens importantes e interessantes que poderiam trazer mais riqueza para a trama, vale ressaltar que os personagens que mais gostei acabaram morrendo; a mitologia que envolve a Rosa e o Dragão seria o ponto alto da narrativa se tivesse sido um pouco mais elaborada.
 Não há como negar que a capa do livro é muito linda, a imagem, as cores tudo combina perfeitamente com a história. A diagramação é simples, mas bem feita com desenhos de dragões e rosas no rodapé das páginas. As páginas são amareladas, letras em tamanho confortável e capítulos curtos. 
 A Rosa e o Dragão a primeira vista pode até parecer, mas não tem nada de previsível. Vanessa Pereira não tem medo de ousar e com certeza você será surpreendido até a última página.  
 O livro não me agradou, entretanto gostar ou não de uma obra é algo bastante pessoal, o que pode não ter sido bom para mim pode lhe agradar extremamente prova disso são as inúmeras resenhas positivas que li sobre o livro. Portanto, se o livro despertou seu interesse e curiosidade leia e forme sua própria opinião. 
 Pelo que pude perceber este é o primeiro livro de uma série e mesmo com todas as minhas ressalvas, a autora conseguiu despertar em mim a vontade de continuar lendo e poder conferir o amadurecimento de sua escrita e a evolução consistente dessa história. 

2 comentários:

  1. Amiga já estava com saudade das suas resenhas!!! Já li algumas opiniões sobre esse livro e assim como vc falou a maioria foi positiva mas teve algumas que sentiram o mesmo que vc. Também adoro vampiros e concordo que anjos não combinam muito com o mundo deles.
    Que pena que seus personagens favoritos morreram. Enfim gostei de saber sua opinião viu!!! Beijinhos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi td bem?
    Nao tinha ouvido falar desse livro ainda. E pra ser sincera pela capa nem percebi q era de vampiros.
    Nao sei se eu ia gostar da hustoria, so lendo pra saber ne.

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.