A Libélula no Âmbar.

Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência 
Páginas: 944
Gênero: Romance Histórico
Série: Outlander #02
Tradução: Geni Hirata
Avaliação:

         Skoob | Saraiva | Submarino | Extra


  Finalmente estou aqui para falar de A Libélula no Âmbar, quem acompanha o blog pelo Instagram sabe da minha saga com esse livro demorei meses para conseguir concluí-lo; 944 páginas exigem bastante tempo para ser lidas e os livros da Diana Gabaldon são cheios de detalhes, contexto histórico, e muito recheado de referências, portanto exige mais foco e atenção. 

 A Libélula no Âmbar é o segundo livro da série Outlander, depois dos acontecimentos perturbadores de A Viajante do Tempo, Claire e Jamie desta vez têm um inimigo muito mais impiedoso pela frente; o futuro. Agora eles precisam lutar contra o tempo para tentar impedir que um catastrófico acontecimento histórico se concretize levando à ruína um povo inteiro. 

 A jornada é cheia de perigos, intrigas, conflitos e parece estar fadada ao fracasso além de que mudar os rumos do destino pode ser ainda mais arriscado. Entretanto, Claire e Jamie compartilham um grande motivo para ao menos tentar mudar os rumos da História, porém o forte sentimento que os uni pode não ser o suficiente para evitar a tragédia iminente.  

  - Sangue do meu sangue - murmurou ele - e ossos dos meus ossos. Você me carrega dentro de você, Claire, e não pode me abandonar, não importa o que aconteça. Você é minha, para sempre, quer queira ou não, quer me ame ou não. Minha, e eu não a deixarei partir. [...]" pág. 199


A leitura desse livro já começou sendo difícil logo quando li a sinopse, essa sinopse é um "tapa na cara" para quem termina de ler o primeiro livro e está cheio de expectativas para o que a continuação reserva. Portanto, quem ainda não leu a série passe bem longe dessa sinopse. 

 A história começa com um salto de vinte anos e no ponto em que a trama se encontra alguns acontecimentos importantes ocorreram, o leitor vai tomando conhecimento deles aos poucos e isso foi uma das coisas que me irritou bastante e fez com que minha leitura se tornasse enfadonha em alguns momentos; levou bastante tempo para que a narrativa ganhasse ritmo e se tornasse mais ágil. No entanto, quando consegui engrenar na leitura e quando de fato as coisas começaram a esquentar devorei as páginas restantes.

 Diana Gabaldon tem uma escrita tão envolvente que você mergulha fundo na trama, se envolve intensamente com os personagens e acaba sofrendo junto com eles. Neste livro me vi quase com medo de virar as páginas por temor do que Claire e Jamie encontrariam no caminho; eles passam por tantas coisas que o leitor é constantemente surpreendido e a narrativa se torna imprevisível. 

A forma como a Diana Gabaldon desenvolve a narrativa sempre me impressiona, ela faz uso tanto da narrativa em primeira pessoa quanto em terceira pessoa e passa de uma para outra de uma forma tão sutil, que o leitor quase não percebe a mudança acontecer. Neste segundo livro temos a narrativa em terceira pessoa com o foco em Roger Wakefield, um personagem de grande importância na trama e em primeira pessoa sob o ponto de vista da Claire, quando ela relembra sua trajetória nas Terras Altas da Escócia. 

 - Jamie... só quero estar onde você estiver. Nada mais." pág. 548


 O trabalho de pesquisa, todo o domínio da História escocesa, suas tradições, costumes e cultura, as passagens verídicas que se misturam com a ficção, todo esse contexto retratado na trama ainda conseguem me deixar admirada com o brilhantismo dessa autora. Ela consegue tirar o fôlego do leitor nos deixando totalmente apaixonados pelos seus personagens marcantes e pelo enredo tão impressionante. 

O livro tem uma capa muito bonita bem condizente com a história, a diagramação é simples, mas satisfatória com letras em tamanho bom e páginas amarelas. Os capítulos são longos algo que não me agrada, isso torna a leitura bem mais lenta e cansativa. 

 A Libélula no Âmbar é uma leitura que desperta muitos sentimentos em quem lê é ao mesmo tempo emocionante e alucinante, cheio de romance e aventura que deixa você aflito pelo próximo livro. Se você gosta de romances atrelado a um rico conteúdo histórico e um cenário muito bem elaborado está é a série perfeita.   
                                                                                      

27 comentários:

  1. Rafa acompanhei sua saga nessa leitura e fico feliz por vc ter concluído e ter gostado.
    Sua resenha ficou ótima e estou convencida que preciso começar a dar uma chance para romances históricos. Mas a quantidade de páginas, capítulos longos, narrativa detalhista e série com muitos volumes ainda me assustam um pouco. Além claro da minha pequena pilha de não lidos =( mas a cada resenha sua fico mais curiosa.
    Parabéns pela leitura e resenha amiga.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, que livro é esse, hein??
    Gigante!
    Adoro romances históricos e de época.
    Fiquei com muita vontade da leitura e espero poder fazê-la em breve apesar dela ser tão extensa.
    Adorei!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Realmente gigante, nem sei como estou conseguindo dar conta dessa série é muito por conta da autora que escreve super bem! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. MEU DEUS DO CÉU. São quase 1000 páginas... PARABÉNS Amiga. kkkkk
    Eu nunca li nada sobre o primeiro livro, mas a adorei sua resenha e ficou louca para saber que tapa na cara é esse da sinopse, eu não entendi nada porque não li o primeiro, e isso me deixou muito curiosa, mas não sei se sou capaz de ler tudo isso kkkkkk
    Mas adorei a resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      kkkkkk Quando você começar a ler Outlander não consegue mais parar, tenho certeza que quando ler vai amar a história também! :)

      Beijos!

      Excluir
  4. eu não sei porque mas mesmo sendo louca pra ler esse livro morro de medo por ser tão grosso kkk.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha! Tenho muita vontade de ler essa série porque ela parece ser maravilhosa, mas cadê coragem pra enfrentar essas 1000 páginas em cada volume?
    Quem sabe um dia não me animo mais e começo a ler...

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Rafa, eu sou apaixonada por esse livro, sério. Muito bem ambientado e como você disse, a pesquisa foi fabulosa, pois eu li e corria para pesquisar, adoro quando isso acontece, um livro me força a pesquisar e conhecer coisas novas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da série, mas pretendo em breve. Pois acho que a história tem tudo para me agradar e prender minha atenção.
    Quero muito conhecer Claire e Jamie e sua história!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Que livro gigantesco! Eu ainda não li o primeiro, então não posso passar pra esse, mas morro de curiosidade sobre a série. Fui em um evento da editora, onde falaram muito bem da série, mas não posso ler mais nada nos próximos meses, estou cheia de livros de parceiros para ler. Mas Outlander está na minha lista.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sua resenha, e fiquei com bastante vontade de ler. É uma pena que seja de uma série, e eu esteja dando um tempinho nelas no momento. Vou deixar na minha lista pra mais tarde.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Sou doido para ler Outlander, assim como sou doido para assistir a série. Mas tenho que confessar que fico assustado com o tamanho dos livros, hahaha!
    Fico feliz que tenha gostado da continuação.
    ótima resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não conhecia a série e fiquei bastante interessada!
    Vou procurar o primeiro livro, e como você falou: passei longe da sinopse do segundo hahaha!
    Adorei a resenha, de verdade!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Olá; acho que ainda não li um livro tão grande! Essa série parece ser boa, gostei da resenha, talvez leia os livros futuramente.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de histórias desse gênero, mas esse livro é tão grande, tenho tão pouco tempo reservado pra ler, isso me desanima um pouco. Apesar de que, quando gostamos de uma história é bom que ela demore pra acabar, né?

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Sou louca para ler essa série e ela esta na minha lista de "Metas para a vida".
    Desde o lançamento do primeiro que tenho vontade de ler a história mas sempre acabo comprando outros livros e deixo esse pra depois.
    Adorei sua resenha, entendo perfeitamente a demora. Tantas páginas não são pra qualquer um, parabéns por ter concluido.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Misericórdia Jesus, 900 e tantas páginas? Esse foi o único motivo que me desanimou ler essa serie, o tamanho dos bebês dela, hahaha. Tirando isso eu leria sem problema, porque é cada resenha apaixonada que leio que fico apaixonada também.

    ótima sua resenha, e que bom que mesmo tendo demorado a ler ele tenha sido tão bom assim.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Misericórdia Jesus, 900 e tantas páginas? Esse foi o único motivo que me desanimou ler essa serie, o tamanho dos bebês dela, hahaha. Tirando isso eu leria sem problema, porque é cada resenha apaixonada que leio que fico apaixonada também.

    ótima sua resenha, e que bom que mesmo tendo demorado a ler ele tenha sido tão bom assim.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não consegui resenhar esse livro, mas amei tudo o que está nele. Uma coisa que sempre me fez amar Outlander é a forma como a Diana escreve e desenvolve seus personagens, é lindo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Rafa, essa é uma serie que eu estou morrendo de vontade de ler, mas como são livros longos eu vou colocar primeiro minhas outras series em dia antes de pensar em começar esta. Gostei de saber que a narrativa da autora é imprevisível o que sem duvida é um ponto mega positivo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Eu assisto a série e sou completamente apaixonada, os personagens são simplesmente incriveis. Eu não sabia que tinha o livro e agora quero ler, apesar que prometi a mim mesma que depois do George, não iria ler nenhum livro com mais de 700 páginas. Sua resenha ficou demais e gostei de saber que a autora consegue descrever aspectos diferentes, pelo visto vou amar o livro.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa, eu morro de vontade de começar a ler a série, mas ainda não tive oportunidade e confesso que o tamanho desse livro me assusta um pouco, srsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá querida
    Tudo bom?
    Eu to super curiosa com essa série, mas tenho que tomar coragem para ler todos com quase 1000 páginas cada um. Uma pena que no começo ficou meio massante para você, mas que no decorrer do livro fluiu bem a leitura.
    Adorei suas ponderações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Estou querendo ler essa série por misturar romance com uma pegada histórica bem interessante. Realmente parece ser uma leitura que demanda mais investimento do leitor, afinal são muitas páginas. Pelo visto a leitura é fluida e envolvente e quero muito conhecer essa história um dia e só falta o tempo para encaixar essa leitura nas minhas metas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Rafas, tudo bem?
    Eu já tive a chance de ler o primeiro livro da Diana, A Viajante do Tempo, porém acabei deixando de lado e devolvendo a dona por causa do tamanho. Vejo muitos elogios tanto do livro quanto da série, mas para ler um livro desse tamanho só com muuuito tempo disponível. Espero gostar da história quando tiver a chance de lê-la.

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar no livro e no primeiro também, não pensei que fossem tão grandes assim, haha, gente. Então a autora deve ter se saído muito bem mesmo, acho que é meio difícil quando o livro é muito grande, o escritor continuar no ritmo do começo né?
    Que bom que você gostou.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com essa série porque só vejo comentários positivos sobre ela, mas como não é do gênero que eu costumo ler e é um livro bem "gordinho" eu não sei se arriscaria ler agora, pois estou cheia de outras leituras, mas é um livro que pretendo ler algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.