O Resgate no Mar.

Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência Brasil
Páginas: 592
Gênero: Romance Histórico 
Série: Outlander #03 parte I
Tradução: Geni Hirata
Avaliação:

          Skoob | Saraiva | Submarino | Extra

  
                             A Resenha pode conter spoiler!! 
                   
Terminei a leitura desse livro faz um tempo, mas enrolei para trazer a resenha porque estava pensando na melhor forma de falar sobre ele sem soltar spoiler da história, isso porque O Resgate no Mar é o terceiro volume da série e foi dividido em dois livros. Portanto, teremos a parte I que vamos conferir hoje e a parte II que será lançada em breve. 

Depois dos acontecimentos de A Libélula no Âmbar ainda estamos em um espaço de tempo de vinte anos, Claire e Jamie sofreram bastante com o destino trágico que aguardava os escoceses na Batalha de Culloden. Agora em 1968, Claire se lança em mais uma busca desafiadora por pistas de seu amado, e com a ajuda de Roger Wakefield ela descobre que o escocês pode estar vivo. 

Assim, Claire se vê diante de uma difícil decisão e sua escolha mais uma vez pode determinar o curso do destino. Claire e Jamie enfrentarão ainda mais perigos, intrigas e muitas ameaças pelo caminho. 

[...] - Eu a tenho visto tantas vezes - disse ele, a voz sussurrante e morna em meu ouvido. - Você veio a mim tantas vezes. Em sonhos às vezes. Quando estava delirante de febre. Quando estava com tanto medo e tão sozinho que achava que ia morrer. Quando eu precisava de você, eu sempre a via, sorrindo, com seus cabelos cacheados em volta do rosto. Mas você nunca falou comigo. Nem nunca me tocou." pág. 384


 Assim que terminei A Libélula no Âmbar logo emendei a leitura de O Resgate no Mar, Diana Gabaldon nos envolve tanto na trama que mesmo que os livros sejam verdadeiros tijolos ficamos ávidos por cada vez mais da história. Neste livro temos uma sutil transformação dos personagens, a trama está evoluindo e as situações estão mudando, então é certo que os personagens precisam acompanhar essas mudanças. 

Com o salto no tempo que a trama apresenta e mesmo devido a tudo pelo que já passou encontramos um Jamie mais amargurado, mais duro e conseguimos sentir todo o sofrimento dele. Eu nunca experimentei a dor de um personagem tão intensamente como consigo sentir a de Jamie; ele é um personagem que a medida que vamos conhecendo vai se tornando mais real, Jamie me emociona e me surpreende a cada novo livro. 

Claire também não fica atrás, ela é uma protagonista à altura do nosso guerreiro escocês. Aqui ela está ainda mais madura, sábia e muito mais apaixonada; é impossível não ficar suspirando com esses dois juntos, Claire e Jamie são personagens que se completam tão intensamente que o leitor é arrebatado ao longo da leitura. 

Diana Gabaldon mantém o nível de narrativa bastante fluida e muito bem desenvolvida. Em O Resgate no Mar temos um nível maior de suspense que faz o leitor ficar ainda mais ansioso e aflito durante a leitura; um acontecimento importante permeia toda a trama, e esse acontecimento é o ápice da narrativa.

O livro continua sendo narrado no estilo que tanto me impressiona, temos a história narrada em terceira pessoa com o foco em Jamie e também em outros personagens, e narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista da Claire. A narrativa é intercalada entre duas épocas diferentes no espaço de 20 anos, assim podemos acompanhar tudo o que ocorre na vida dos protagonistas durante esse tempo. 

Uma das coisas que mais me encantam nos livros dessa série é a capacidade que a autora tem de tirar o fôlego do leitor durante a leitura, a história fica impregnada em você de tal forma que se torna inesquecível. 



 A qualidade gráfica do livro continua a mesma dos volumes anteriores, ou seja, para mim está excelente. A capa está mais sóbria harmonizando bastante com a história; neste volume eu me apaixonei pela lombada simples, mas que se destaca na estante. 

A diagramação está ótima, as letras estão em bom tamanho, as páginas são amarelas e os capítulos estão um pouco mais curtos. O livro é todo dividido em partes, portanto temos uma boa distribuição da história. 

O Resgate no Mar foi o livro da série até agora que mais me deixou inquieta durante a leitura cheguei a ficar impaciente em alguns momentos e irritada com todo o suspense criado pela autora, mas foi uma leitura sensacional e eletrizante. Diana Gabaldon se supera a cada novo livro e confirmar seu impressionante talento com um dos enredos mais lindos e ricos que já li. 

25 comentários:

  1. Rafa querida estou amando acompanhar sua opinião sobre essa série de sucesso aqui pelo seu blog. Confesso que fico curiosa com ela, mas como não costumo ler livros históricos (eles são históricos não é!!!???) acredito que iria demorar muito para concluir cada livro, mas quem sabe um dia embarco nesse enredo.
    Parabéns pela leitura, pela determinação e pela resenha maravilhosa. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa!
    Que resenha :D
    Posso imaginar como a autora deva ter esse poder de fisgar o leitor ao longo das páginas. Se já me sinto assim com a série de tv, imagina com o livro??
    Espero ler o primeiro este ano, pois não vou aguentar esperar as filmagens da segunda temporada terminar rs.
    Os dois primeiros livros também são narrados em 3ª pessoa?
    Ps. Adorei as fotos!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara!
      O primeiro é narrado em primeira pessoa pela Claire e o segundo e o terceiro as narrativas são divididas entre terceira pessoa e primeira também do ponto de vista da Claire.
      Ainda não vi a série de TV, mas estou com muita vontade! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Rafa, eu sou doida para ler essa série, sério! Pena que ainda não tive oportunidade, mas logo que eu tiver vou correndo apreciar a leitura, sempre chamou muito minha atenção, e amei a sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafa. Essa série tem sido muito bem recomendada e apesar dos livros serem bem grossinhos (e isso me assustar um pouco), com certeza quando tiver a oportunidade irei lê-los.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. quem ta resenhando eles pro blog é meu colunista mas tenho curiosidade de ler, vejo varios elogios

    ResponderExcluir
  6. nao me animei mt pra ler a serie, apesar dela possuir alguns elementos que me atraem numa historia. o motivo é falta de tempo msm, tem muita leitura pendente e to evitando aumentar a lista...

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa!
    Sou completamente alucinada por Outlander, amei todos os livros mas achei O Resgate no Mar o melhor deles, mesmo com todo o suspense que você comentou. Amei o reencontro deles, e como a conexão não foi automática, foi tão real! Estou ansiosa pela continuação, preciso de mais uma dose de Jamie Frase, rsrsrs.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  8. Às vezes fico como você Rafa... Livros que nos fazem pensar para montar a resenha, hunf... Essa série estava na minha lista para ler, no entanto pela quantidade de livros que tenho para resenhar acabei mudando para outro, mais Outlander ainda é uma série que preciso adquirir, sei que vou me amarrar neles.
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu sou louca para ler essa série. Cada vez mais vejo comentários bons sobre os livros e isso vai aumentando minha curiosidade. Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade em ler essa série, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade.
    A cada resenha que leio sinto mais que me encantaria pelo Jamie.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa! Tudo bem?
    Cara, sou muito curiosa por essa série, mas nunca consegui adquirir os livros. Adoro leituras eletrizantes que nos prendem atenção até a última página e os livros de Outlander parecem ser exatamente isso. Espero conseguir ler em breve.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa, tudo bem?
    Solicitei o primeiro livro da série e como é enorme fiquei com medo da narrativa não ser fluída e sua resenha me tirou essa dúvida! Fico mais tranquila.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa, tudo bem?
    Nossa, confesso que sempre tive muita vontade de ler esses livros mas vivo assustada pelo tamanho, é muito bom saber que mesmo assim ainda dá vontade de mais e mais história.
    Amei sua resenha, me deixou bastante curiosa e com vontade de ler.
    😘😘

    ResponderExcluir
  14. Olá
    eu sempre tive curiosidade de ler ou ver a serie, mas eu acho que nunca vai dar, pois eu odeio livros gorduchos e nem gosto de ver series, acho muito chato kkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ahh! É um livro e tanto para ler né? Mas quando gostamos muito de uma história isso acaba sendo melhor ainda *-*
    Parece ser uma excelente história, por sinal!

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei a um passo de comprar esse livro hoje, mas ele tava caro demais na Saraiva (loja fisíca). Eu sou completamente apaixonada por essa série, e estou muito feliz que ela esteja ganhando mais leitores no Brasil.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Tenho extrema dificuldade em falar de livros que tenham continuação, pois ou digo muito ou digo menos... dá trabalho... Adorei sua resenha, já vi esse trilogia e ela só não está em minha meta de compras, pq estou com muita livro acadêmico na frente...

    ResponderExcluir
  18. Ahh, vc é uma guerreira, hahaha, livros longos me cansam muito, eu amooooooooo Outlander, mas ainda n os livro, estou vendo a série e meu Deus, preciso de Jamie para mim *-*
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente eu tenho um é atrás com esta saga. Acho que a autora adiciona tanta violência e drama apenas para comover no melhor estilo novela mexicana e não para acrescentar na história. Mas concordo com você sobre Jamie e a Claire, eles são personagens que é impossivel não amá-los e torcer por eles.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa, tudo bem?
    Ainda não tive a chance de ler nada sobre Outlander, pretendo fazer isso em breve. quero também assisti a série que vejo muitos elogios. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com essa série, mas quando vejo o tamanho dela acabo desanimando, sério, é muito livro e eles são tão gordinhos kkkk Mas eu espero ler algum dia, pois acredito que é realmente muito bacana.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu já li uma resenha do primeiro volume se não me engano, e achei bem interessante a premissa dele, apesar de eles serem bem grandinhos né, o que dá uma preguicinha de ler. Que bom que você gostou do livro.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Eu tenho vontade de ler a série, principalmente pelos diversos elogios sobre a escrita dos livros. Parece ser uma histórias com vários elementos instigantes.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá flor! Ainda não tinha lido nada sobre esta série. Mas fiquei com vontade. Parece uma trama bem envolvente! E sua resenha me fez entrar um pouquinho no livro. Adorei! ;)

    Não sei, mas acho que é a primeira vez que estou aqui! Seu cantinho é lindo viu! Parabéns!
    Estava lendo seu perfil... Também sou Pedagoga! Coisa boa encontrar pessoas na mesma formação que gostam de ler. *-*

    Um beijão pra ti!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.