Projeto: Agatha Christie.


    Hey, galera! Tudo bem?

 Hoje trouxe um post mais do que especial, mais um Projeto literário para 2016 aqui no Fascinada por Histórias. Vocês já sabem o quanto amo os livros da Agatha Christie, além de ser muito fã da obra dessa incrível autora. 
  No final do ano passado comecei a devorar um livro atrás do outro da autora e decidi que queria ler a maior quantidade possível de livros dela, assim resolvi colocar em prática um projeto no qual leria 1 livro por mês da Agatha. 
  Deu super certo por isso resolvi tornar o projeto oficial e continuar com ele em 2016. O pojeto funcionará da mesma forma que o Projeto Clássicos da Literatura; vou ler 1 livro por mês e quando finalizar a leitura trarei um comentário com informações sobre a obra e a minha opinião sobre a leitura. 
  Quem gosta do gênero e da autora e quiser participar também, está super convidado! Apenas faça um post no seu blog, deixe o link para eu visitar e comentar e embarque na leitura. ❤❤❤❤

                                              SOBRE A AUTORA



  Agatha Christie é, e sempre será, a Rainha do Crime. Soberana dos romances policiais, vendeu bilhões de livros pelo mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente pela Bíblia e por Shakespeare. Nasceu Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, na cidade inglesa de Torquay, mais precisamente na mansão Ashfield. Cresceu ouvindo as histórias de Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Leroux, contadas por sua irmã mais velha, Madge. Mas foi a mãe que lhe incentivou a começar a escrever contos, quando um forte resfriado fez a menina Agatha ficar alguns dias de cama. Anos mais tarde, continuaria escrevendo encorajada por Eden Phillpotts, teatrólogo amigo da família. Já famosa diria que, no início, todas as suas histórias eram melancólicas e que a maioria dos personagens morria no final.

Em 1914, casou-se com o Coronel Archibald Christie (a quem ela chamava de Archie), piloto do Corpo Real de Aviadores. Com ele, além de herdar o nome com a qual se tornaria a maior celebridade dos romances policiais, Agatha teve uma filha, Rosalind. Deram a volta ao mundo juntos e, ao lado dele, a jovem Agatha chegou até a surfar em Honolulu. O divórcio entre os dois aconteceria em 1928.

O romance de estreia daquela que viria a se tornar a Rainha do Crime, O misterioso caso de Styles, foi concebido no final da Primeira Guerra Mundial. Foi depois de trabalhar como enfermeira, quando fora transferida para o dispensário que, junto aos medicamentos, voltou a pensar na ideia que mudaria para sempre a sua vida, como mostra o texto publicado em sua Autobiografia (publicada no Brasil em 1979 pela editora Nova Fronteira):

“Foi quando trabalhava no dispensário que concebi a ideia de escrever uma história policial. Essa ideia permanecia em minha mente desde o tempo em que Madge [sua irmã] me desafiara a escrevê-la – e meu atual trabalho parecia oferecer a oportunidade favorável. Ao contrário da enfermagem, onde sempre havia o que fazer, o serviço do dispensário tinha períodos muito atarefados e outros mais frouxos. Às vezes eu ficava de serviço só a parte da tarde, praticamente sentada o tempo todo. Depois de verificar que os frascos de remédios estavam cheios e em ordem, tinha liberdade para fazer o que quisesse, desde que não abandonasse o dispensário. Comecei a considerar que espécie de história policial poderia escrever. Visto que estava rodeada de venenos, talvez fosse natural que selecionasse a morte por envenenamento. Congeminei um enredo que me parecia ter possibilidades. Essa ideia permaneceu na minha mente, gostei dela e, finalmente, aceitei-a. Depois tratei da dramatis personae. Como? Por quê? E tudo mais. Teria que ser um envenenamento íntimo, devido à maneira especial como seria acometido o crime; teria que passar-se em família, ouso dizer assim. Naturalmente, teria que aparecer um detetive. Nessa altura, achava-me mergulhada na tradição de Sherlock Holmes. Por isso pensei logo em detetives. Não poderia ser como Sherlock Holmes, é claro: teria que inventar algo diferente, bem meu, mas também ele teria que ter um amigo íntimo, uma espécie de ator contracenante – não seria tão difícil assim! Retornei a meus pensamentos a respeito dos outros caracteres. Quem seria assassinado? (...) O verdadeiro objetivo de uma boa história policial é que o assassino seja alguém óbvio e que, ao mesmo tempo, por certas razões, descubramos que não é óbvio, e que, afinal, possivelmente não fora essa pessoa que cometera o crime.”

E assim nasceu O misterioso caso de Styles, trazendo pela primeira vez o detetive belga Hercule Poirot, personagem que conseguiria ser quase tão popular quanto Sherlock Holmes. E não só esse livro, como outros, foram influenciados pelo trabalho de Agatha no dispensário e possuem mortes por envenenamento.

Em 1926, após ter lançado a média de um livro por ano, Agatha Christie escreveu aquela que ficou conhecida como sua obra-prima: O assassinato de Roger Ackroyd. O livro, primeiro publicado pela editora Collins, marcou o início de um relacionamento autor-editor que durou meio século e rendeu 70 títulos. O assassinato... foi também o primeiro dos livros de Agatha a ser dramatizado – sob o nome de Álibi – e a fazer sucesso na West End de Londres. Mas o seu mais famoso texto levado ao teatro, A ratoeira, estreou em 1952 e é a peça que mais tempo ficou em cartaz em toda a história.

Agatha casou-se pela segunda vez em 1930 com o arqueólogo Sir Max Mallowan, 14 anos mais jovem. E foi ao lado dele que a escritora viajou para o Oriente Médio, apaixonou-se pelo Egito e inspirou-se para criar histórias como Morte no Nilo e E no final a morte.

Em 1971, Agatha recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico. Faleceu em 12 de janeiro de 1976, de causas naturais, aos 85 anos de idade em sua residência (Winterbrook), em Wallingford, Oxfordshire. Foi enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon.

Além de um patrimônio avaliado em 20 milhões de dólares, deixou algumas obras prontas, publicadas postumamente, como Um crime adormecido, sua Autobiografia e a coleção de pequenas histórias Os casos finais de Miss Marple, Enquanto houver luz e Problem at Pollensa.

Ao todo, é autora 66 novelas policiais, 163 histórias curtas, duas autobiografias, vários poemas, e seis romances “não crime” com o pseudônimo de Mary Westmacott. Pioneira em criar desfechos impressionantes, verdadeiras surpresas para os leitores, seus textos seguem fascinando as novas gerações.
Sua única filha, Rosalind Hicks, morreu em 28 de outubro de 2004, também com 85 anos e, assim como a mãe, de causas naturais. A partir de então, os direitos sobre a obra de Agatha Christie passaram a pertencer ao seu neto, Mathew Princhard.

                                                                                  FONTE: L&PM Editores

             Para iniciar o Projeto Agatha Christie.

1. Um punhado de Centeio
2. Um corpo na biblioteca
3. A mão misteriosa
4. Mistério no Caribe
5. Um passe de mágica
6. A noite das bruxas
7. Morte no Nilo
8. Os elefantes não esquecem
9. O mistério do trem azul

Esses são os livros que selecionei para dar inicio ao projeto, assim que for lendo vou adicionado outros que despertarem meu interesse. Espero que tenham gostado da ideia. E se quiserem participar será um prazer compartilhar experiências literárias. ;)
E aí, gostam da Agatha Christie? Já leram algum livro dela? 

Beijos, e até mais!
                                                         

18 comentários:

  1. Oi, Rafa!

    Adorei o projeto, muito bacana! Eu gosto muito dos livros da Agatha, rainha dos romances policiais. O primeiro livro dela que eu li é o item 7 da sua lista, "Morte no Nilo". Foi depois dessa leitura que comecei a procurar outros livros dela para ler. O último que li foi "Assassinato no Expresso Oriente".

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris!
      Já li Assassinato no Expresso do Oriente e amei demais esse livro. Agatha Christie é incrível e sempre que termino um livro dela já quero outro em seguida! :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Thamiris!! Gostei muito do seu projeto, apoiada!
    Eu devo ser a única que ainda não leu um livro de Agatha Christie. Tenho até um em minha estante, mas sabe como é... Vai empurrando, colocando outros na frente, bla, bla bla.
    Quem sabe essa será a minha chance de iniciar a leitura!
    Parabéns
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acredita que nunca li um livro dela? Sempre vejo suas obras em vários lugares mas acho que nunca me senti atraída. Quem sabe agora não seja uma boa oportunidade para começar?
    Parabéns pelo projeto! Tenha ótimas leituras.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafa. Tudo bem?
    Eu adoro a autora, mas confesso que faz tempo que não leio algo dela, sabe? Quando eu era adolescente, costumava ler bem mais. Quando leio informações dela assim, bate uma nostalgia. Adorei seu projeto, quem sabe não me estimula a voltar a ler Agatha?
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Muito bacana o projeto e eu acho que irei participar rs' o "acho" é por que estou com outros projetos, inclusive os clássicos. Final do ano passado li meu primeiro livro da Agatha e amei, li o livro "Os Relógios" e desde então vendo querendo ler mais livro da rainha do crime. Gostei muito da ideia e quero participar! Acredito que meu próximo livro seja: "E não sobrou nenhum" não vejo a hora de ler esse livro, mas nunca que consigo encontra-lo nas livrarias físicas e nem online. Mas a esperança é a última que morre!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Eu também vou fazer o projeto Lendo Agatha. Mas separei 3 livros para iniciar e vou fazer as leituras conforme ordem de publicação dos livros. Nunca li nada da autora, mas to com boas expectativas, pois todo mundo fala muito bem dela.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá; eu já li dois livros da autora. O primeiro foi Mistério no Caribe e me lembro de ter gostado bastante quando li (há uns 10 anos atrás). Recentemente li Assassinato no campo de golfe e gostei. Sucesso com o seu projeto.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii.
    Excelente projeto, se eu não tivesse em tantos outros eu iria te acompanhar nesse, estou babando naquelas edições novas em capa dura, já até comprei um box.
    Beijinhos;)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga fico tão feliz por vc ter embarcado em mais um desafio maravilhoso como esse. Estou na torcida para vc conseguir manter o foco e concretizar essa meta.
    Ficamos tão envolvidas com os lançamentos e livros de parceria que esquecemos de deixar um tempinho para ler autores e estilos que gostamos. Enfim sucesso!!!

    P.s. Escolhi E não sobrou nenhum para ler esse ano.
    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada de Agatha Christie acredita? Quero poder ler algo dela em breve. Tenho que criar vergonha na cara (hahaha).

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  11. Já li vários livros da Agatha Christie, amo a escrita dela e sou fascinada principalmente pelos casos do Poirot. Não participo do projeto com você só porque acho que não consigo encaixar um livro dela todo mês nas leituras, mas te desejo boa sorte! Já li um em janeiro... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie. Morro de vontade de ler algo da autora. Falam muito bem dela :)
    Legal o projeto. Espero que você tenha boas leituras com os livros escolhidos. Boa sorte!
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  13. Hey,
    Nossa, que legal esse projeto. Achei super interessante, tanto pra quem já é fã e quer revisitar essa grande autora quanto para quem não conhwce. Uma ótima oportunidade.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu projeto!
    Estou em um do Poe e estou amando.
    É uma ótima oportunidade para conseguir ler todos os livros da autora, e pra quem ainda não leu nenhum conhecer mais da escrita dela, que é incrível

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Poxa, estou há tempos querendo ler algo da Agatha Christie, mas só enrolo. :(
    As obras dela são muito interessantes, realmente parecem legais. Vou tirar esse atraso o mais rápido possível.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Parabéns pelo projeto, sei que muitas pessoas são fãs da autora e irão adorar!
    Boas leituras!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu projeto! Eu também sou super fã da Agatha Christie e também estou fazendo um projeto de leitura dos livros dela, só não estipulei data nem quantidade para ler no mês.
    Parabéns pelo projeto!
    Beijos,
    Lisandra Mon Ami Poirot

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.