E não sobrou nenhum.


Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 400
Gênero: Ficção/Policial
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Avaliação:

                   Skoob | Amazon | Saraiva
 O livro que escolhi para ler em Julho para o Projeto Agatha Christie foi sua obra de maior sucesso, E não sobrou nenhum ou como é mais popularmente conhecido O Caso dos dez negrinhos. Confesso que não esperava gostar tanto do livro, já que a história não é estrelada pelo meu personagem favorito: Hercule Poirot. 

 E não sobrou nenhum narra a história de dez pessoas desconhecidas que são convidadas para passar uma temporada de mordomia e descanso em um lugar chamado ilha do Soldado. Ninguém tem ideia de quem seja mr. Owen o anfitrião, mas isso não lhes impede de aceitar a estadia na famosa ilha.

 Entretanto, logo todos percebem que caíram em uma fatal armadilha, estão isolados e incomunicáveis, toda a situação começa a ficar misteriosa quando assassinatos começam a acontecer deixando todos desesperados sem compreender o que está acontecendo, e principalmente quem será a vítima a seguir. Quem será o ardiloso assassino? 

[...] Não tenho a menor dúvida de que fomos convidados a esta casa por um louco... provavelmente um homicida lunático e perigoso." pág. 88


 Mês passado eu decidi que já era hora de ler o livro mais famoso e prestigiado de uma das minhas autoras favoritas. Sempre adiei essa leitura por ter uma certa desconfiança em relação ao desenvolvimento da história; neste livro não temos a figura do detetive na trama. Isso mesmo, não encontraremos Hercule Poirot desta vez, isso foi uma das minhas dificuldades e resistência em relação a esse livro. 

 Mas como Agatha Christie é uma mestra em contar histórias, logo no começo da leitura me vi fisgada e totalmente absorta na narrativa. Me surpreendi ao perceber que Poirot não se fez necessário nesta trama, tudo se desenrolou perfeitamente bem sem a figura do brilhante detetive. 

 Temos uma boa variedade de personagens na trama, portanto é preciso estar muito atento a cada um deles porque geralmente Agatha consegue nos enganar facilmente durante a leitura. E as melhores pistas estão camufladas na descrição dessas figuras. 

 O livro é narrado em terceira pessoa e o narrador nos conduz habilmente pela trama e nos revela sutilmente até mesmo alguns pensamentos suspeitos de cada personagem, isso faz com que a leitura seja melhor aproveitada e mais completa, já que não temos o processo investigativo tradicional para levantar as suspeitas e teorias sobre os crimes. Achei incrível toda a manipulação psicológica que a autora utilizou no enredo.

 A narrativa é muito fluida, você lê o livro em "uma sentada" de tão envolvente que é a escrita da Agatha; realmente ainda me impressiono como os livros dela são deliciosos e fáceis de ser lidos considerando que foram escritos há tanto tempo. 

 O clima que envolve a trama é tão sombrio que é facilmente transportado para fora do livro no momento da leitura, me deu até arrepios em alguns momentos; o uso do poema e dos soldadinhos só confere uma atmosfera ainda mais sinistra a narrativa. 


 Essa edição da Globo Livros é linda! A imagem de capa preserva o ar de mistério da trama e a mistura de cores é bem legal. A diagramação é simples, mas muito agradável, o espaçamento do texto é ótimo, as letras estão em bom tamanho, as páginas são amarelas e os capítulos curtos e bem distribuídos. 

 E não sobrou nenhum foi originalmente lançado como "O Caso dos Dez Negrinhos" é o maior romance policial de todos os tempos. Depois de concluir essa leitura descobri o motivo desse livro ser tão aclamado; definitivamente é uma magnífica obra-prima. 

 Para quem gosta de histórias policiais, essa é uma leitura obrigatória! Ah, e o final do livro é um espetáculo à parte!



                                                                    

22 comentários:

  1. Amiga fico feliz ao ler suas impressões e perceber o quanto você gostou e se envolveu com a história. Você sabe que esse livro está entre os que irei ler com certeza ainda esse ano e espero gostar tanto quanto você.mja li alguns livros da Rainha do crime e me envolvi bem nas histórias e na forma como elas eram desvendadas.
    Como sempre arrasando nas fotos, adooooro. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Esse livro entrou para os favoritos do ano! Acho que você vai gostar também, quando você ler podemos trocar figurinhas! rsrsrsrs

      Beijos!

      Excluir
  2. O gênero não faz em nada meu tipo. Eu vi a.divulgacao dele no instagram e tal e não verdade o encomendei a uma amiga que ama o gênero. Quem sabe um dia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu gosto muito de livros do gênero, mas acredita que ainda não li nada da Agatha? Tenho um livro dela aqui na estante, mas ainda não o li.
    Ao ler sua resenha, fiquei louca para conferir essa obra! A autora é muito aclamada e morro de curiosidade sobre a escrita dela.
    Gostei de saber que o livro possui uma narrativa fluida e envolvente, e que existem pistas camufladas nas descrições dos personagens.
    Adorei tua resenha e espero ler esse livro em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      A narrativa desse livro é incrível! Agatha consegue envolver o leitor de tal forma que é impossível não devorar a leitura. Você vai gostar do livro também. :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie
    nunca li nada da autora mas tenho bastante curiosidade e depois dessa resenha mais ainda, que bom que te agradou tanto, tem um enredo bem chamativo mesmo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Rafa, como vai?
    Menina eu tenho esse livro e confesso que estou perdidamente apaixonada pela sua resenha <3 ainda não tive oportunidade de realizar a leitura, mas até agora ainda não tive tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana!
      Corre e pega logo esse livro para ler! E depois me conta o que achou! Tenho certeza que Agatha vai te conquistar também. :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Oiii!
    Nossa você não tem noção do quanto amooo os livros da Agatha.
    Fiquei muito interessada em ler esse e vou providenciá-lo urgentemente kkkkk
    Ela é maravilhosa, consegue enganar todo mundo !! Gostei da sua resenha, me convenceu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Eu queria fazer o projeto lendo Agatha christie, mas até agora só consegui ler o primeiro livro. Gostei muito. Sei que esse é considerado um dos melhores, se não o melhor da autora!
    Vou ler na ordem até chegar nesse!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Rafa, acho bem legal quem gosta de Agatha Christie e se envolve com a escrita dela, mas infelizmente pra mim não funciona.
    Já tentei ler alguns livros, mas não consegui.
    Que bom que você curtiu e se envolveu tanto assim.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da escrita da Agatha, é sempre envolvente. Seus livros tem o dom de nos envolver nas tramas, a tal poto que não conseguimos largar! Cá entre nós, o novo título do livro é estranho, me lembra aquela cantiga infantil dos piratas, sabe qual é?... Sei lá por que isso! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nuccia!
      O título anterior era O Caso dos dez negrinhos, mas foi mudado para E não sobrou nenhum que é bem mais condizente com a história e só deixa o livro ainda mais misterioso. No livro há uma cantiga infantil que tem muita relação com a trama! :)

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi!
    Sempre quis ler algo da Agatha, mas nunca soube por onde começar.
    Bom, acho que agora eu sei, haha!

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!
      Comece por este livro! Com certeza você vai amar a leitura. :)

      Beijos!

      Excluir
  11. Oie Rafa,
    Em breve vai ter resenha desse livro lá no blog! A cat falou nt bem do livro, espero me espantar com leitura da Agatha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      vou lá conferir a resenha e saber o que ela acho da leitura! :)

      Beijos!

      Excluir
  12. Li apenas um livro da Agatha e me apaixonei. Espero muito conseguir adquirir os boxes com as obras da autora e poder devorar os livros!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de livros policiais, mas não consigo me identiticar com a escrita da autora. Até hoje só consegui ler um livro da Agatha.
    Que bom que funciona com você, boa sorte no projeto.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li nada da Agatha, infelizmente, mas já encontrei alguns livros dela no sebo e pretendo muito conhecer a escrita dessa autora clássica em breve.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. primeiramente: agatha rainha <3 kkkkkk
    eu to louca pra ter os livros com essa capa nova, acho lindas essas novas capas, quanto a história eu ainda não li esse, precisooo kkk mas ainda não li =/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafa!
    Interessante a premissa desse livro. Ainda não conhecia essa obra da autora. Eu até gosto de romances policiais, acho curiosos e gosto de como nos mantém presos à narrativa, mas no momento estou evitando incluir mais livros na minha lista gigante de leitura e tenho outros livros da autora como prioridade.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.