A Casa Torta


Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 240
Gênero: Romance Policial
Tradução: Débora Landsberg
Avaliação: 4/5


                                          SKoob | Amazon | Saraiva


Vai chegando o fim do ano e nós vamos desacelerando nos projetos, em se tratando de Agatha Christie li muita coisa boa da autora em 2016, e esse foi o projeto que mais evoluiu ao longo do ano, por isso estou muito satisfeita. Esta ainda não é a minha última leitura do ano dentro desse projeto; ainda pretendo finalizar dois livros da Agatha até dezembro, mas este livro foi um dos mais surpreendentes que li até agora. Que sacada a Rainha do Crime teve em A Casa Torta! 

Neste livro Agatha Christie utiliza novamente uma fórmula já bem conhecida; uma mansão habitada por uma numerosa família e comandada por um milionário octogenário chamado Aristides Leonides casado com uma jovem cinquenta anos mais jovem. Entretanto, as semelhanças com os outras histórias da autora acabam por aqui; em A Casa Torta Agatha nos apresenta uma trama ainda mais emaranhada do que algumas de suas mais brilhantes histórias e nos presenteia com um final magistral e de deixar qualquer leitor de olhos arregalados e queixo caído. 

Aristides Leonides é envenenado e todos os habitantes da mansão acabam se tornando suspeitos mesmo que nenhum deles aparentemente tenha motivos para cometer o crime. A desconfiança e a discórdia domina os membros da família e qualquer um pode ser o culpado do crime.


Com uma trama muito inteligente e bem construída, Agatha envolve o leitor no mundo da família Leonides lançando informações e pistas que vão deixando você ansioso e com a forte sensação de que está deixando detalhes importantes passarem despercebidos; eu tive essa sensação durante toda a leitura e só compreendi a razão disso no final. 

A Casa Torta foi publicado em 1949 sendo eleito pela própria Agatha Christie como seu livro preferido. O que eu mais gostei na história foi a mistura peculiar de personagens que a autora reuniu no livro, cada um deles possui uma característica marcante que são bastante destacadas ao longo da trama. 

A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa e quem nos conta a história é Charles Hayward, noivo da neta de Aristides. É pelos olhos de Charles que acompanhamos todo o desenrolar da trama, ele será quase como uma espécie de detetive amador, já que neste livro não temos a presença de nenhum dos detetives famosos da autora. 

A narrativa é muito envolvente e em se tratando de Agatha Christie espere ficar grudado na leitura do inicio ao fim. Com uma escrita deliciosa e afiada, a autora revela ao leitor um final espantoso e que com certeza dificilmente você imaginaria; considerando o ano em que o livro foi publicado podemos dizer que a autora foi bastante ousada em arquitetar tal desfecho. 

A Casa Torta foi uma leitura surpreendente que entrou para minha lista de melhores leituras do Projeto Agatha Christie 2016. Quem aprecia dos livros da autora e gosta do gênero policial precisa ler esse livro!


                                                                       

21 comentários:

  1. Hey, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas sempre vejo elogios sobre as obras dela. Não li nada do gênero policial, e por isso não sei se a obra iria prender a minha atenção, mas de qualquer modo vou anotar a dica aqui, afinal, você falou tão bem do livro haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenna!
      Agatha é viciante! Assim que você começar a ler os livros dela não vai conseguir mais parar. :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Aghata Christie é realmente fascinante. É incrível como uma obra de 1949 ainda consegue nos surpreender e ser tão fascinante. Cada detalhe da resenha mostra a grandiosidade e inteligência do enredo. Esse livro ainda não li, mas já posso imaginar o que posso esperar. Super anotado a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha Christie é incrível mesmo, sou apaixonada pela obra dela! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas deixaste-me deveras curioso! :) Eu quero muito entrar no género e ler algo da autora!! :)

    Que bom que não conseguimos largar o livro e que ele e assim imprevisível, embalado numa escrita afiada e de tamanha qualidade.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Comece pelos livros mais famosos da autora, você logo ficará viciado nas histórias dela!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Rafa,
    Adorei conhecer suas impressões sobe esse livro. Até hoje li apenas um livro da autora, mas morro de curiosidade de ler os demais livros dela. Pelo visto a Agatha tem uma fórmula mágica de de fazer o leitor ficar tão viciado no livro.
    Fiquei intrigada para saber o que aconteceu com o envenenamento e como o crime é desvendado.
    Dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Esse livro em especial me deixou abismada com a ousadia da autora. Realmente é uma leitura viciante.

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu fiquei extremamente curiosa para conferir a obra só por saber que tem um final surpreendente! Tá, e também porque nunca li nada da autora e tenho muita vontade. Acho que começarei por essa obra, gostei da premissa, adoro quando há vários suspeitos assim. Queria fazer esses tipos de projeto, mas sei que não conseguiria. Mal consigo cumprir meu TBR book jar, hahaha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dessa!
      Esse projeto está sendo ótimo para mim porque sou fã da autora e sempre quis conhecer mais da obra dela, é um projeto logo que com certeza continuará nos próximos anos. :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Rafa nunca me canso dos mistérios e crimes citados pela Ágatha Christie. Este eu ainda não li e posso imaginar que surpresa temos no final. Eu mesma dificilmente acerto os culpados.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem?
      Também nunca canso! Eu sempre tento acompanhar as pistas, mas a maioria das vezes as autora consegue me enganar totalmente. rsrsrsrs

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá,

    Preciso de um projeto desse na minha vida, mas não só para os livros da Agatha, mas para todos que desejo ler, pois são muitos e a cada nova resenha que leio só vai aumentando hahaha.
    Sou louca para ler algo da autora, sempre vejo o pessoal elogiando super a autora e a curiosidade só aumenta, além disso adoro e sou muito fã de livros de suspense daqueles cheios de reviravoltas, dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayenne!
      Se você gosta de suspense e reviravoltas Agatha Christie é uma ótima opção de leitura para você! Ela é mestra em deixar o leitor sem reação. :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá,
    Acredita que ainda não li nenhuma obra da autora?! Só posso ser de outro mundo mesmo rsrs
    Adorei saber suas impressões e fiquei bem curiosa para conferir a trama e todas essas pistas que a autora vai criando e nos deixando cada vez mais frenéticas para descobrir até onde isso irá nos levar.
    O desfecho que você diz deixar o leitor de queixo caído também me chamou a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      O desfecho desse livro é incrível! Agatha é um gênio! hehehe

      Beijos!

      Excluir
  9. Sou simplesmente fascinada pelas obras da Agatha Christie! Perdi a conta dos livros que li dessa autora que sempre nos apresenta uma trama instigante. Estou curiosa para saber se esse detetive é tão bom quanto os famosos! Já anotei o nome.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cidália!
      Desta vez não temos um detetive convencional, o personagem que assumi esse papel é uma pessoa comum dentro da história que observa tudo e tenta encontrar uma solução para o mistério. Mesmo assim, gostei bastante de como a história foi conduzida.

      Beijos!

      Excluir
  10. Amiga acho que já te falei, mas caso não quero que saiba que me realizei através de você esse ano. Esse seu projeto mais que perfeito me possibilitou conhecer um pouco mais das obras dessa diva e claro despertou em mim mais vontade de ler os títulos citados. Já li alguns mas nenhum desses que vc resenhou. Você já era meu orgulho e inspiração e agora fiquei pulando de alegria e motivação.
    Parabéns pela leitura e resenha maravilhosa. Fiquei curiosa para saber quem foi o criminoso da vez é suas motivações, além disso que interessante não ter nenhum dos detetives famosos da autora nessa história.
    Enfim dica mais que anotada. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Você é sempre uma querida com seus comentários lindos! Você já sabe que adoro você e suas opiniões também. Quando começar a ler Agatha Christie quero saber todas as suas impressões sobre a obra, acho que você vai gostar muito das leituras. :)

      Beijos!

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada nessas edições lindas da Agatha Christie. Ainda não li esse livro, mas recentemente li Assassinato no expresso do oriente e gostei bastante, espero que esse sejá tão bom quanto.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.