Todo mundo vê formigas.


Autora: A. S. King
Editora: Gutenberg 
Páginas: 240
Gênero: Young Adult/ Romance
Tradução: Marcelo Salles
Avaliação:


                                                   Skoob | Amazon | Saraiva
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi com certeza o título curioso, fiquei imaginado que relação a autora traçaria entre formigas e o tema principal da história  que por si só, já é uma questão importante a ser discutida. Fazia um bom tempo que não pegava um YA para ler e confesso que estava sentindo falta desse clima mais juvenil das histórias do gênero, por isso esse livro veio em uma boa hora e talvez por isso tenha se tornado uma leitura tão marcante.

Todo mundo vê formigas nos apresenta a história de Lucky Linderman, um garoto de 15 anos que sofre bullying desde seus 7 anos de idade. O agressor é Nader McMillan, um valentão que se diverte infernizando a vida de Lucky. Como se não bastasse os problemas na escola em casa as coisas não vão nada bem.

Seu pai é ausente e como Lucky diz é uma "tartaruga" prefere ignorar os problemas e se esconde ao menor sinal de confronto. Sua mãe também não é tão diferente, finge que não vê nada e prefere fugir da vida nadando obsessivamente na piscina da cidade.

Ninguém parece se importar com as agressões constantes que Lucky sofre de Nader até que, em um de seus trabalhos escolares ele toca no assunto suicídio imaginando que seria entendido apenas como uma piada. A partir daí os problemas de Lucky só pioram; e quando Nader o agride com violência sua mãe decide deixar a cidade e o marido. Na casa dos tios o garoto faz novas amizades e descobre o amor adolescente, além de todos os conflitos que vive, Lucky ainda precisa lidar com os sonhos que tem com o avô sumido há vários anos na Guerra do Vietnã. 

"Ele pode ter mijado nos seus pés, mas ninguém pode mijar na sua alma sem sua permissão." pág. 26


 Se engana quem acha que esse é apenas mais um livro adolescente, A.S. King aborda um dos temas mais debatidos atualmente e que se não combatido gera consequências devastadoras nas vítimas. A. S. King narra a história de Lucky de forma bem leve e sutil fazendo com que o leitor mergulhe na narrativa e construa uma espécie de vínculo com o personagem que perdura mesmo depois do fim da leitura. 

Os personagens mesmo que não tenham sido bem explorados, ao meu ver, conseguem nos cativar rapidamente, pois a autora conseguiu caracterizar bem cada um deles, muitas vezes me surpreendi por Lucky ser um garoto de apenas 15 anos, sua maturidade é impressionante. Além do protagonista temos os tios do garoto que são fundamentais no processo de crescimento do personagem, e temos a Ginny que se mostra uma super amiga.

O livro é narrado em primeira pessoa e é Lucky quem nos guia ao longo da leitura, portanto o leitor tem acesso a todas as emoções, sentimentos e pensamentos do protagonista, o que nos faz sentir com mais intensidade o bullying sofrido por Lucky. Confesso que em vários momentos senti raiva dos pais do garoto que ignoram todos os sinais de que algo não vai bem com o filho. 

Com uma narrativa bastante fluida e envolvente, A. S. King nos desafia a refletir sobre como o bullying afeta a vida dos jovens e como as consequências repercutem de forma nociva nas relações sociais e no psicológico de quem é vítima dessa agressão. 

   
Esse é meu primeiro contato com a escrita da autora e com certeza quero ler mais livros dela, King me conquistou ao conseguir trazer suavidade, emoção, encantamento e humor em uma história com bastante elementos para ser dramática.

A edição está muito primorosa, a combinação de cores é linda. A capa é pura fofura, a diagramação é simples, as páginas amarelas e as letras em tamanho confortável. O livro é dividido em três partes que delimitam os diferentes momentos da trajetória de Lucky. 

Todo mundo vê formigas é uma leitura emocionante que nos cativa de tal maneira que é impossível não ficar com os olhos marejados ao final da leitura. Indicado para o público jovem, este livro prende leitores de todas as idades. Leitura mais do que recomendada! 

                       

33 comentários:

  1. Olá! Assim que comecei a ler sua resenha, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título. Após saber sobre a história principal do livro, e suas impressões já tive que adicionar na minha lista de leituras futuras. Parece ser uma história muito emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    É a primeira vez que vejo falando sobre este livro. Aida não o conhecia... conheço outro livro do autor, e agora quero ler os dois dele. Vou anotar o nome deste para ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    É uma pena os personagens não terem sido bem explorados, pois, estava louca para ler e agora nem tanto mais... Mas, o título é tão atrativo que acho que vou me arriscar.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima, assim como o título chama a atenção. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção, um dos que eu leio com frequência na verdade, e pelo que pude compreender por aqui, vale a pena fazer a leitura né?! Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. OI rafa, adoro suas fotos.
    Estou com um livro da autora na minha lista de próximas leituras e conforme for, terminarei para começar este aqui, porque me deixou curiosa.
    Valeu pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) E que tem tudo para ser dramático!

    Não sei se lerei, mas acho ótimo que ele prenda o leitor e que seja tao emocionante assim!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem curioso por ele. A forma que você nos apresentou ele por sua resenha chamou muito a minha atenção, sem falar dessa capa muito bem realizada. Os assuntos tratados é do meu agrado e sempre procuro ler livros que falam sobre eles, principalmente o bullying. Já adicionei o livro na minha lista de desejados e farei a leitura assim que possível! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Que interessante o livro! Ainda não tinha ouvido falar nem da obra bem da autora e adorei saber que o livro não decepciona. Sou adepta dos romances em todos os seus estilos e YA é uma delícia de se ler. Gostei muito da indicação e esse tema é merecedor de mais destaque, apesar de ser tão banalizado como modismo.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o título da obra. Gostei de saber que é um livro que trata de coisas reais, como o bullying. Apesar de achar triste a mãe de Lucky fingir que não vê nada, não posso negar que também é um fato que acontece bastante.
    Como parece ser um livro ótimo, já coloquei na minha lista.
    http://oxenteleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Apesar de achar que o tema é muito forçado, pois está na moda, quero ler esse livro, sempre acabo lendo.
    Adorei sua resenha, e lerei no futuro.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oi. :)
    Me parece ser uma estória bem intensa e marcante.
    Bullying é um tema que precisa muito ser abordado, pois as sequelas são severas e muitas vezes fatais. Só sabe o qnto é traumatizante quem já sofreu bullying.
    Sua resenha ficou maravilhosa, e pretendo ler esse livro em breve. Já anotado.
    Obrigado pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Me lembrou um pouco o livro Extraordinário, porém com pais que não são nada compreensíveis. Acho que é uma daquelas histórias que te faz lacrimejar em algumas cenas, pois o tema tratado é muito delicado. Adorei a resenha e o quote. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Assim como você, quando vi esse título fiquei curiosa pra ler, também imaginando como formigas iriam ser inseridas na história, haha.
    Fiquei bastante curiosa pra ler, já que amo quando abordam bullying em livros, por ser um assunto importantíssimo e que deve ser discutido.
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oi, me interessei tanto pelo titulo, como você diz, mas muito mais pelo gênero. Sou muito fã de YA, sim. Esse livro traz temas que estão bem em alta hoje, não é? Finalmente as pessoas estão vendo e sabendo as consequências disso a vida do outro e do quão perigoso isso é. Acho que ele não é só indicado para o público jovem, mas para os mais velhos também, assim pessoas mais ignorantes deixam de achar que isso é "mimimi".

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa.

    Eu não conhecia este livro e gostei bastante da sua resenha, pois mostrou que a história é bem emocionante. Mesmo não sendo do público alvo que é indicado para leitura, acho que vale a pena conferi-lo. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, como está?
      Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas a tua me deu uma melhor impressão da intensidade dele. Com certeza bullying é um tema que precisa ser discutido e ter sua prática combatida porque só quem sofreu na pele isso sabe como é horrível.
      Abraços e beijos da Lady Trotsky...
      http://rillismo.blogspot.com

      Excluir
  17. Oi, Rafa

    Eu não conhecia o livro. Ele realmente tem um.título curioso, difícil de imaginar que ele aborda o bullying.
    Eu sofri bullying minha infância toda, então sei na pele algumas dessas consequências. Não sei se leria o livro porque o personagem principal é bem novinho, mas não posso deixar de destacar a pertinência do assunto abordado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa deste livro, porém, não sabia nada sobre a história.
    Fiquei curiosa depois de ler sua resenha, pois a premissa é interessante e o tema é muito importante. Cada um reage a estes traumas de forma diferente, mas é importante destacar o quanto o bullying pode causar efeitos nocivos na vida das pessoas.
    Adorei sua resenha e já deixei a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Rafa,
    Estou louca para ler esse livro desde o lançamento e fiquei muito following love com sua resenha. Acho que a forma como o bullying acontece nesse livro é muito bem trabalhada e isso me deixa mega contente.
    Adoro quando o leitor fica com essa vontade, querer ler todos os livros de um autor por uma obra.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu li Por favor Ignore Vera Dietz e concordo contigo, ela faz com que criemos apego pelos personagens, mesmo que ela não se aprofunde na construção deles, é demais. Quero muito ler esse novo livro dela, a capa é magnifica.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas de cara fiquei curiosa, pois esse título é bem interessante mesmo e eu gosto bastante de histórias que abordem o bullying. Pela sua resenha deu para notar que é uma boa história com bons personagens, embora os mesmos não tenham sido muito bem construídos. Enfim, gostei bastante da sua resenha e vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada da autora e essa parece uma boa obra para começar! Fiquei bem interessada em conhecer a história desse garoto que enfrenta um bully sem qualquer apoio em casa - onde possui mais problemas. Saber que o tema fora muito bem desenvolvido só aguçou minha curiosidade. Além dessa temática, esse título é super instigante. Enfim! Espero poder ler esse livro em breve. Amei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei a resenha...quero muito conferir esse livro. O tema está em alta e vem agradando muito os leitores.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oiii!
    Não conhecia esse livro ainda. Concordo que é um tema que tem quer abordado sim. O bullying pode ser responsável pela depressão, uma doença que se não for tratada, pode causar muitos problemas na vida da pessoa. Vou colocar na minha lista de leitura com certeza, a leitura vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Esse young adult está na minha lista de desejados desde o lançamento pela editora e até hoje eu não tive oportunidade de conhecer, acredita? Gostei bastante dos seus comentários a respeito, tenho certeza que eu iria gostar e muito da história, vou ver se na minha próxima solicitação eu escolho este! A capa está muito linda, não é mesmo? E o título é bem chamativo e por ser uma história sobre bullying eu acabei me conquistando :)

    Beijos,
    Lu | http://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Rafa.
    Acho muito importe esses livros de YA que falam sobre esses temas que são tão comuns aos adolescentes, como bullying e suícidio. É preciso que os jovens se conscientizem cada vez mais obre o assunto e parem de reproduzir esse tipo de comportamento.
    A narrativa ser feita em primeira pessoa é ótimo porque podemos nos sentir mais próximos do protagonista.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Adorei o título desse livro, ainda não conhecia. O tema realmente é muito importante e fico contente em saber que cada vez mais livros falam sobre isso.
    Faz tempo que não leio YA, mas esse poderia entrar na minha lista facilmente :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  28. Oiee ^^
    Lembro desse livro quando estava participando de uma maratona, e um dos organizadores postou que o estava lendo. Estou curiosa para lê-lo desde então...haha' Parece ser muito envolvente e emocionante, mas é uma pena que os personagens não tenham sido totalmente explorados. Ainda assim, fico feliz em saber que gostou tanto :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá Rafa!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito do tema abordado. Hoje em dia temos que falar sobre isso pois muitos jovens estão se perdendo para o Suicídio e não devemos deixar isso acontecer.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Quero MUITO ler algo dessa autora, adoro o trabalho que a guttenberg fez mas ainda prefiro as capas americanas.
    Adorei a resenha, provavelmente uma leitura que gostaria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Essa parece ser uma leitura muito gostosa,apesar de normalmente não ler livros sobre bullying acho que essa trama tem tudo para me emocionar e conquistar,gosto muito do gênero YA e quando a trama se desenvolve de forma leve me agrada ainda mais.

    bjsss

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nada da A.S. King, mas sempre ouvi muitas pessoas falando maravilhas a respeito da escrita dela e dos livros. Eu particularmente gosto muito de livros YA e acho importante os temas que você apontou nesse livro, acredito que eles devem ser trabalhados pois é um coisa que afeta a muita pessoas. Pode ter certeza que esse livro está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.