
As mulheres possuíam dotes, esses eram pagos pelo pai da noiva ao futuro genro. Existiam também, os contratos de matrimônio. Porém eles eram negociados entre o pai da noiva e o pretendente.

No século XIX, um beijo na boca podia arruinar a vida de uma jovem dama.

Era socialmente aceito, que um homem tivesse amantes depois de casado. Para tanto, se fazia um contrato, entre ele e sua "querida". Neste, era fixado o valor pago pelos serviços, o que essa amante ganharia com o término do compromisso e outras peculiaridades particulares.

No século XIX tirar uma luva, mostrar o tornozelo, ou soltar os cabelos eram atos sensuais e ousados.

Uma moça de classe média e alta só poderia se casar após ser apresentada formalmente à sociedade, através do baile de debutante.

De uma jovem dama esperava-se que se mostrasse recatada, inocente e que não falasse sobre política ou demonstrasse excessiva inteligência, pelo menos não maior que a do seu pretendente.

As damas casadas eram livres para usar vestidos extravagantes, penteados e acessórios, mas as jovens senhoritas deviam se vestir modestamente.

As danças de uma senhorita poderiam ser reservadas com antecedência, caso em que o nome do cavalheiro era escrito no seu cartão de dança.

Permanecer solteira era considerado uma desgraça e aos trinta anos uma mulher que não fosse casada era chamada de solteirona.

A esposa e o marido não deveriam dançar juntos em um baile, pois isso era considerado uma grande falta de educação.
Eu adorei reunir todas essas curiosidades e compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado, participem do nosso Novembro de Época!
Beijos, e até breve!
Oi, Rafa!
ResponderExcluirGente, eu com certeza seria a pessoa que iria chocar a sociedade hahahahha
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos
Eu super amei Rafa! <3 Muito legal as curiosidades que você reuniu, algumas coisas desse período eu acho lindo, mas outras...dou graças a Deus por viver nessa época hahhahaha. Sério, imagina um casamento arranjado, só se fosse o Anthony Bridgerton hahha. E as fotos que você escolheu pra compor o post são um arraso, dignas de capas de livros.
ResponderExcluirAmei!
Bjokas!
Elo<3
http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/
Que post mais lindo e interessante! Amei ♥
ResponderExcluirBj!
https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/
Oh amiga, vc sabe o quanto adoro os romances de época e foi uma delicia conferir essas curiosidades reunidas aqui. Enquanto lia, ia lembrando de algumas cenas de livros lidos ☺️😍😘 Seleção maravilhosa.
ResponderExcluirE essas fotos, que coisas lindas, de onde são!!??? Perfeitas!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Amo fazer a leitura dos romances de época!
ResponderExcluir