Curiosidades de Época - #NovembrodeÉpoca


Olá, leitores!

Para deixar nosso mês de época ainda mais especial, organizamos uma seleção de curiosidades e costumes do século XIX que inspiram e dão base a todos os romances de época que conquistam nossos corações de leitoras. 

Então pegue seu chá e venha conosco mergulhar nesse universo tão encantador!


 As mulheres possuíam dotes, esses eram pagos pelo pai da noiva ao futuro genro. Existiam também, os contratos de matrimônio. Porém eles eram negociados entre o pai da noiva e o pretendente.

 No século XIX, um beijo na boca podia arruinar a vida de uma jovem dama.

 Era socialmente aceito, que um homem tivesse amantes depois de casado. Para tanto, se fazia um contrato, entre ele e sua "querida". Neste, era fixado o valor pago pelos serviços, o que essa amante ganharia com o término do compromisso e outras peculiaridades particulares.


 No século XIX tirar uma luva, mostrar o tornozelo, ou soltar os cabelos eram atos sensuais e ousados.

 Uma moça de classe média e alta só poderia se casar após ser apresentada formalmente à sociedade, através do baile de debutante.

 De uma jovem dama esperava-se que se mostrasse recatada, inocente e que não falasse sobre política ou demonstrasse excessiva inteligência, pelo menos não maior que a do seu pretendente.


 As damas casadas eram livres para usar vestidos extravagantes, penteados e acessórios, mas as jovens senhoritas deviam se vestir modestamente.

 As danças de uma senhorita poderiam ser reservadas com antecedência, caso em que o nome do cavalheiro era escrito no seu cartão de dança.

 Permanecer solteira era considerado uma desgraça e aos trinta anos uma mulher que não fosse casada era chamada de solteirona.

 A esposa e o marido não deveriam dançar juntos em um baile, pois isso era considerado uma grande falta de educação.

Eu adorei reunir todas essas curiosidades e compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado, participem do nosso Novembro de Época!

Beijos, e até breve!
                                                                     

5 comentários:

  1. Eu super amei Rafa! <3 Muito legal as curiosidades que você reuniu, algumas coisas desse período eu acho lindo, mas outras...dou graças a Deus por viver nessa época hahhahaha. Sério, imagina um casamento arranjado, só se fosse o Anthony Bridgerton hahha. E as fotos que você escolheu pra compor o post são um arraso, dignas de capas de livros.

    Amei!
    Bjokas!
    Elo<3
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que post mais lindo e interessante! Amei ♥
    Bj!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oh amiga, vc sabe o quanto adoro os romances de época e foi uma delicia conferir essas curiosidades reunidas aqui. Enquanto lia, ia lembrando de algumas cenas de livros lidos ☺️😍😘 Seleção maravilhosa.
    E essas fotos, que coisas lindas, de onde são!!??? Perfeitas!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.