Crash


Autora: Nicole Williams | Editora: Essência | Páginas: 256 | Gênero: New Adult | Avaliação: 3/5
                                                 
                                                                       Skoob | Amazon 

Crash era um dos new adults que mais tinha vontade de ler, sempre via muitos elogios ao livro e a autora mesmo antes de ele ser lançado no Brasil. Como adoro o gênero as expectativas eram grandes para a leitura; expectativas que não foram totalmente alcançadas. 

O livro narra a história de Lucy Larson, uma jovem de 17 anos, bailarina e apaixonada por dança que muda de escola depois de uma grande tragédia que marcou e transformou sua família. Lucy está prestes a enfrentar seu último ano no ensino médio em uma nova escola quando conhece Jude Heyder. Todos os seus instintos lhe dizem para manter distância dele, mas ela faz exatamente o contrário. 

Jude é o bad boy mais falado da cidade e também da nova escola de Lucy. A atração entre os dois é imediata, mas ele sabe que precisa ficar longe da garota. Jude ostenta uma péssima reputação, sua vida é um verdadeiro caos e ele está sempre metido em problemas, tanto com a polícia como também com os outros alunos da escola e mesmo tentando evitar e sabendo que tudo provavelmente acabará em desastre Jude não consegue ficar longe da única garota que parece enxergar coisas boas nele.


Meu maior problema com essa leitura foram as expectativas muito elevadas, ele não foi uma total decepção, mas houve vários elementos dentro da narrativa e na construção da história que não me agradaram, no geral foi uma leitura rasa mas que cumpre seu papel de entreter o leitor. 

O que mais me desagradou na leitura foi a formula batida do protagonista que não possui um pingo de autoestima, nesses casos costuma ser as personagens femininas, aqui neste livro foi o masculino. Jude é totalmente derrotista, em suas próprias palavras ele é um "câncer" e passa quase o livro todo repetindo isso; o que me fez perder a paciência em vários momentos da leitura. Em contrapartida, Jude é um personagem que foge do padrão certinho que encontramos nos romances e isso foi um ponto a favor do personagem, o bom é que ele cresce ao longo da leitura mesmo que seja quase no final da história.

Lucy é o oposto de Jude, ela é uma jovem com um futuro já traçado e luta constantemente pelo seu sonho de ser uma bailarina, assim como Jude ela também enfrentar dramas familiares principalmente com sua mãe que gosta de ter controle sobre a filha, o diferencial da personagem é a personalidade forte e empoderada que ela nos mostra. Lucy é muito determinada e em alguns momentos vemos um pouco de suas influências na evolução do bad boy Jude. 

O livro é narrado em primeira pessoa e para mim isso é um ponto bastante negativo, ficamos presos aos pensamentos e opiniões de Lucy, ela é a única narradora da história. Para mim é bem melhor quando o autor explora as duas vozes na trama, dessa forma o leitor consegue compreender melhor os acontecimentos narrados. Talvez por isso tenham faltado um maior desenvolvimento dos temas abordados, da história em si e principalmente da construção dos personagens.


Apesar de estar inserido no gênero New Adult, o livro é bem diferente das leituras típicas desse gênero. A história se passa no High School e não temos as cenas de sexo que algumas autoras costumam explorar, o que me surpreendeu bastante. 

Preferi adquirir o ebook e para mim foi bem melhor dessa forma porque acabou sendo um livro que não pretendo ter na estante. Pelo que andei pesquisando parece que se trata de uma trilogia, talvez por isso a trama tema se apresentado bem simples nesse primeiro livro, os próximos livros serão com os mesmos protagonistas, portanto espero mesmo que a narrativa evolua, pois a história tem potencial para isso. 

Crash é uma leitura leve para quem gosta de romances juvenis e busca algo rápido e apenas para entreter; não vá com grandes expectativas, assim você conseguirá aproveitar muito mais a leitura.

Trilogia Crash:

Ficou curioso e deseja ler? Adquira o livro aqui: Amazon 




10 comentários:

  1. Oie!

    Eu já li algumas resenhas sobre essa obra, eu gostei bastante da proposta da autora, mas alguma coisa em si no livro não desperta minha atenção, mas como estou lendo bastante romances como esse por agora, irei atrás dele e tirar essa duvida sobre a obra, espero gostar bastante da história!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive muito interesse em ler esse livro. Já está na minha listinha há algum tempo. Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia o livro mas compreendo que, pelas suas expectativas elevadas, a desilusão foi enorme! Desconhecia a premissa da história, apesar de reconhecer o nome da autora, fiquei intrigada por ser o completo oposto em termos de personalidade típica nesse género de livros, acredito que também perca a paciência com as lamurias constantes da personagem masculina. Fiquei interessada em ler, apesar da sua critica honesta (algo que aprecio imenso), mas talvez opte pela versão digital também! Gostei muito do seu blog <3

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não conhecia essa trilogia, mas como estou entrando pro mundo dos New adults agora entendo sua grande expectativa deve ter sido uma decepção, eu também não gosto de livros em primeira pessoa, acho que eu também não teria esse livro na estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu gostei muito muito desse livro, achei ele bem amorzinho, aquele romance leve que nos encanta logo nas primeiras páginas.
    Estou louca para a editora lançar os próximos, amei a resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa,
    Confesso que sempre achei que o livro fosse mais maduro, não esperava ser YA, acho a capa linda e bailarinas estão em alta, mas a premissa mocinha e badboy às vezes cansa um bocadinho, por isso dei férias a esse gênero por enquanto kkk dica anotada para quando voltar à ativa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa as fotos estão lindas,combinam bastante com essa resenha! E seu post ficou super bem organizado e claro, muito obrigada pela dica!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Sei muito bem como que é isso... por isso tento não ir com grandes expectativas... Espero que as próximas leituras da série sejam mais satisfatórias! Sobre a obra, passarei a dica no momento, quem sabe futuramente, quando eu resolver ler algo do gênero.

    ResponderExcluir
  9. Amiga já li algumas opiniões divergentes sobre esse livro e confesso que isso me deixou meio desanimada para ler o mesmo. Agora lendo suas impressões acredito que também ficaria incomodada com a postura derrotista do personagem, ultimamente tenho evitado esse tipo de leitura. Mas gostei de conferir suas impressões dessa leitura.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não consegui ler o livro e tenho ele na estante desde o lançamento acredita?
    Um pouco é a falta de tempo, outro pouco é eu ficar empurrando esperando os outros dois, por que em uma trilogia o primeiro livro normalmente é mais lento e meio que a apresentação e tal... Talvez por isso você não tenha curtido tanto quanto poderia - e talvez o livro poderia ser menos enrolado (por que essa coisa de ficar o livro todo se chamando de cancer já me cansou só de saber, e sei que vai me cansar ao ler).
    O bom de deixar o tempo passar um pouco antes de ler o livro é que as minhas expectativas já não estão mais tão lá nas alturas...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.