Lady Susan


Autora: Jane Austen | Editora: Pedra Azul | Páginas: 112 | Gênero: Romance\Clássico | Avaliação: 4/5


                                                          Skoob | Amazon | Pedra Azul

Os livros da Jane Austen foram os primeiros romances por quem eu me encantei logo no início da minha vida de leitora, no começo não fazia ideia de todo o prestígio envolvendo a autora, mas logo me encantei pela sua forma única de narrar suas histórias. Comecei com Orgulho e Preconceito, gostei tanto logo busquei Persuasão e desde então virei fã da obra da autora. 

Meu interesse sempre foi mais voltado para os livros mais famosos da autora, então confesso que Lady Susan ainda não tinha despertado grande curiosidade em mim, mas recentemente resolvi arriscar e acabei arrebatada pela leitura. O livro tem apenas 111 páginas na edição da Editora Pedra Azul, mas páginas suficientes para impressionar o leitor com a genialidade nata da autora. 

Lady Susan é uma obra epistolar que narra a história de uma viúva chamada Susan. Ela é uma mulher jovem de trinta e cinco anos de idade, bela, sedutora e extremamente manipuladora. Com modos refinados, encantadores, Susan é capaz de envolver até mesmo aqueles que conhecem os boatos sobre ela e sua má reputação.

A história gira em torno da sua relação conflituosa com a filha Frederica, uma moça completamente diferente da mãe. Doce, tímida e submissa, Frederica nunca teve uma gota de afeição da mãe. O único objetivo de Susan em relação a filha é casá-la contra sua vontade para evitar o envolvimento da jovem com um rapaz por quem a própria Susan tem grande interesse.


O livro é narrado em forma de cartas trocadas entre os parentes de Lady Susan e seu círculo de amigos, conhecidos e dela própria para sua melhor amiga. A narrativa é bastante fluida, o que surpreendeu porque sempre tive muito receio de ler no formato epistolar; acreditava que por não ter diálogos diretos a leitura fosse arrastada e extremamente maçante, mas foi uma grande surpresa ter superado esse preconceito logo no início da leitura.

Mesmo sendo um texto curto os personagens são incrivelmente bem construídos, a protagonista é uma anti - heroína. Susan é uma mulher dissimulada que se diverte manipulando as pessoas ao seu redor, ela é ardilosa e muito estrategista, sempre está buscando benefícios próprios, mesmo que para conseguir isso tenha que interferir na vida de outras pessoas. A viúva possui um grande poder de manipular e comandar as ações e a mente das pessoas, ela domina e influencia as atitudes de todos a sua volta.

Como foi delicioso assistir as variações no semblante dele enquanto eu falava, ver a batalha entre o retorno da ternura e os vestígios do descontentamento. Há algo agradável em sentimentos tão facilmente manipuláveis. (...) são tão convenientes quando um deseja influenciar as paixões do outro!" pág. 81

Por outro lado Frederica não possui nenhum traço em comum com a personalidade doentia da mãe. Ela é uma garota que viveu a maior parte do tempo longe da convivência com Susan e sendo a mãe da forma como é, não há um relacionamento afetuoso entre elas. Quando Susan decide que "precisa" estar próxima a sua filha, Frederica acaba sofrendo com a presença nociva da mãe, a relação das duas se complica ainda mais quando a garota conhece Reginald.

Publicado originalmente em 1871, a obra como a maioria dos trabalhos de Jane Austen traz uma crítica ferrenha e explicita a sociedade da época e às pessoas que circulam nesse mundo. Lady Susan diferente dos outros livros da autora não traz o ideal de protagonista de época que nos habituamos a encontrar nas histórias da Jane; temos aqui uma vilã muito bem construída que provoca o leitor do início ao fim da leitura com seu jeito de agir maquiavélico, aproveitar e inescrupuloso. 

Está é a segunda edição da Editora Pedra Azul e eu fiquei apaixonada pelo trabalho gráfico da editora, a capa é deslumbrante com essa arte que remete ao período em que a história se passa, a diagramação é perfeita, cheia de ilustrações, com páginas amarelas, capítulos curtos e letras em tamanho confortável para leitura.

Se você ainda não conhece o trabalho da Jane e está em dúvida por qual começar, recomendo muito Lady Susan, é uma leitura que pode ser concluída em um dia e traz toda a genialidade que tornou Jane Austen uma autora tão aclamada. 

                                   Você encontra o livro 👉 Amazon 


16 comentários:

  1. Não sou de ler muitas histórias assim de época, mas achei muito interessante seus comentários, e com certeza para quem gosta do gênero, é uma ótima escolha.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse é o único livro da Austen que ainda não li e a sua resenha me deixou empolgadíssima para ler o mais rápido possível. Amei o enredo e acho que ira me encantar como todos os outros me encantaram.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Com certeza você vai amar muito a leitura. Depois me conta o que achou!

      Beijos!

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou bem curioso, já que detalho muito bem a obra. Anotei na minha lista de leituras de 2019.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Sou apaixonada por Jane Austen, e também comecei por Orgulho e Preconceito. Nunca li essa obra, mas também já estou super empolgada para começar.

    Já vou iniciar a leitura com certa antipatia da mãe dela, mas também já vou ter uma noção do que esperar da protagonista, já que é tão diferente daquilo a que estamos acostumadas.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu amo tanto Jane Austen! Perdi a conta de quantas vezes li Orgulho e Preconceito, Razão e Sentimento e Persuasão. Ainda não li Mansfield Park e Lady Susan, a qual me deixou muito feliz com o enredo depois de ler sua resenha. Tenho ele em PDF, mas não li ainda porque quero adquirir a versão física e essa parece muito linda mesmo e eu adoro o enredo disposto em formato de cartas. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que legal essa dica. Não conhecia esse livro e adorei o fato dele ser com troca de cartas. É um estilo que me deixa encantada e se mostra muito revelador.
    Já vou anotar a dica para incluir em minhas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oii Rafa, tudo bem? Adorei sua resenha e ver que gostou da leitura; é uma obra sobre a qual encontramos pouquíssimas resenhas por aí, por ser um livro mais desconhecido da autora. Foi meu primeiro contato com a escrita da Jane e simplesmente amei, fiquei encantada com a narrativa epistolar e animada para ler outros dela. Essa edição está mesmo deslumbrante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Embora seja fã de Jane Austen, ainda não conferi a obra Lady Susan. Adorei a capa dessa edição e sua resenha é inspiradora, fiquei morrendo de vontade de ler!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rafaelle!
    Dica anotada.
    Eu não conhecia esse livro da autora, e já coloquei na minha lista.
    Li Persuasão e adorei, agora vou incluir sua dica na minhas aquisições de 2019.
    Abraço,

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Este livro é realmente bem diferente das outras histórias da Jane Austen. Já tinha ouvido falar dele, mas não sabia que dessa vez a autora traria como personagem principal uma vilã tão maquiavélica. Lendo a sua resenha eu lembrei de outro clássico epistolar: As Relações Perigosas, de Chorderlos de Laclos. Recomendo muito! É um dos meus livros preferidos apesar de abordar assuntos sombrios e ter um final "complicado".

    Eu aprecio muito o romance epistolar. Desde que li pela primeira vez sempre quis ler mais obras do gênero. Querida Sue é outro romance epistolar que recomendo e se passa durante as duas guerras mundiais.

    Da Jane Austen eu já li: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão, sendo o último o meu preferido. Tenciono ler todas as obras da autora, incluindo Lady Susan, claro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rafa.

    Esse é o primeiro livro mais curto da autora que eu vejo. Essa edição está realmente maravilhosa!
    Fiquei interessada pela história por causa da curiosidade a cerca de saber se a filha dela irá casar ou não com esse moço que ela está interessada.
    A dica já está anotada!

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafa!!!
    Eu sou suspeita quando o assunto é Jane Austen já que amo suas obras de todas as formas possíveis e tenho todas na minha estante.
    Lady Susan é uma obra um tanto diferente do que estamos acostumados a ver em Austen, mas que também super recomendo.
    Amei essa edição da Pedra Azul, pois minhas edições são outras e mesmo assim quando assunto é Austen acho as capas dos livros de qual seja a editora lindos pois parece que as editoras tem um cuidado enorme com a distribuição das obras da mesma.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu não conhecia essa obra da Jane e com toda certeza quero fazer a leitura. Sua resenha me deixou curiosa em alguns pontos. É um enredo um pouco diferente, mas com aquele famoso toque Jane Austen. Fiquei impressionada com essa edição da Pedra Azul. Estou ansiosa para iniciar a leitura.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.