Curiosidades de Época - Os bailes vitorianos


Hey, leitores! Tudo bem?

 Quem acompanha o blog nas redes sociais, Instagram e Facebook já conhece essa coluna. Desde que comecei a me aventurar pelo universo dos romances de época me encantei por toda a ambientação, regras costumes e tradições descritas nos livros e principalmente pelo trabalho de pesquisa que as autoras fazem para compor suas histórias e personagens. 

Todo ano eu e minhas amigas blogueiras realizamos o Novembro de Época e foi por meio dele que tive a ideia e achei legal trazer curiosidades sobre os costumes desses períodos que nos encantam tanto. Com a recepção positiva dos leitores que acompanham o projeto decidi manter a coluna permanente no Instagram do blog e como lá já não comporta tudo que quero comentar sobre o assunto decidi trazer o quadro para o blog também. 

Aqui o espaço é bem maior e eu consigo desenvolver mais os temas, trazer dicas de leituras, enfim, fazer uma postagem mais completa. Espero que gostem da ideia e acompanhem as publicações tanto nas redes sociais como aqui no blog também. 

Para começar, resolvi abordar um pouco sobre os bailes vitorianos. Quase todos os livros de época em algum  momento da narrativa traz uma cena, ou capítulo da história onde os personagens frequentam algum baile. Sempre me vi fascinada pelas descrições que as autoras fazem sobre esses momentos, além de ser muito interessante as regras de etiqueta que envolvem a ocasião. 

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um Guia de Etiqueta para Bailes. As referências sobre vestidos de baile nos levam diretamente às cenas dos grandes salões londrinos descritos nos romances de época, já tão populares entre os leitores. De acordo com o Guia os vestidos decotados estavam reservados para os bailes de gala e apresentações à Corte. O destaque de um típico vestido de baile vitoriano é o decote bastante generoso com ombros à mostra, com tecidos leves para dar moimento na hora das danças. 

Damas solteiras e jovens usavam apenas cores claras eram permitidos também laços, flores e tiaras como acessórios. As luvas eram longas e brancas, item obrigatório porque damas de respeito não dançavam tocando diretamente nas mãos de homens. 

Damas de respeito não chegavam em salões de bailes desacompanhadas, deveriam sempre estar ao lado de algum cavalheiro, de sua aia, ou alguma parente mais velha e de boa reputação. 

Esposas e maridos não tinham permissão para dançarem juntos em bailes vitorianos, tal prática era considerado falta de educação. Demonstrações de afeto em público também não eram vistam com bons olhos. 


Uma vez convidada para dançar, uma dama não podia recusar o convite, salvo nas situações em que seu cartão de dança já houvesse sido preenchido para tal dança por outro cavalheiro. Conversas durante as danças deveriam ser breves, não era aceito conversar demais durante a dança principalmente  muito próximo ao ouvido. 

Cavalheiros e damas que foram apresentados em bailes não poderiam ainda dar início a alguma amizade, para isso precisavam ser apresentados formalmente em outra ocasião. 

               Dicas de leituras com boas descrições de bailes de época 



Julia Quinn é mestra em descrever os bailes de época com toda a pompa e regras que a ocasião exige. Suas cenas são divertidas, com personagens bem caracterizados que colocam o leitor dentro da trama. Se você ainda não conhece a autora vale à pena ler os livros.

      

Espero que gostem da coluna e não deixem de conferir também os posts nas redes sociais. Trarei tamas diferentes aqui no blog, com dicas de leituras e outros complementos para os apaixonados assim como eu, em romances de época! 

Beijos, e até logo!


Fonte imagens: Google Imagens
Fonte pesquisa: A Modista do Desterro

8 comentários:

  1. Amo essas curiosidades sobre romance de época! Fico imaginando cada detalhe dessas danças de bailes dos livros que são sempre encantadoras. Parabéns e obrigada por dividir conosco suas informações e dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!
      Fico feliz que tenha gostado do post! O universo de época é muito inspirador!

      Beijos!

      Excluir
  2. Rafa, eu amo muito essas curiosidades.
    Elas me ajudam no momento de escrever uma cena que é importante, mas que acabo não achando em local algum.
    Continue sendo incrível e essa pessoa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! Fico muito feliz que goste! Obrigada pela visita e por acompanhar o conteúdo. :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Amiga que coisa mais linda essa coluna, eu tenho vários livros de romance de epoca mas não estou conseguindo lê-los no momento, mas lendo textos assim com o seu minha vontade é largar tudo e ler imediatamente. Li Os Bridgertons fa Julia Quinn mas não li nenhum outro, preciso reparar isso.
    Amei a coluna e vou ficar ligadinha, sempre vejo no Instagram mas quase nunca leio por lá kkkk mas aqui sim. Beijos amor e sucesso nas pesquisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer, eu amo essas imagens que vc divulga.
      Escolhi até uma delas para ser o papel de parede do meu celular
      💞💞💞💞😍😘💞💞💞💞

      Excluir
  4. Gosto de romances escritos pela escritora Lisa Keyplas. Li os Ravenels, os Hathaways. São uma diversão garantida.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.